Informática para Concursos — O Que É Cobrado Nos Concursos?

Por: Redação Tec Concursos

Informática para concursos — o que é cobrado nos concursos?

Nós sempre falamos que quem está estudando para um certame precisa se organizar, pois há um grande volume de conteúdos que precisam ser vistos pelo aluno para que seja possível pleitear uma vaga. Porém, pensando nas disciplinas tradicionais, é comum que as pessoas esqueçam que também é preciso ter conhecimentos de informática para concursos. 

Ao longo deste artigo você vai entender mais sobre os motivos pelos quais é importante passar pela matéria, bem como alguns pontos que devem ser levados em consideração para quem quer gabaritar essas questões. Confira abaixo e descubra!

Por que estudar informática para concursos? 

É comum darmos de cara com situações onde o concurseiro foca a maior parte de seus esforços em estudar matérias como o Direito Constitucional ou o Direito Administrativo, tão comuns nos certames. Porém, essas pessoas não sabem que deixar de lado a informática para concursos pode ser decisivo na hora de ser ou não aprovado. 

Nos dias de hoje, todos nós usamos computadores. O governo precisa garantir que a pessoa que será contratada como um funcionário público será capaz de lidar com as tarefas diárias de quem utiliza um PC para praticamente tudo,  por isso a disciplina é cobrada. 

Afinal, o que é cobrado e como estudar? 

Se você chegou até aqui, com certeza já entendeu as razões pelas quais estudar informática para concursos é tão importante, certo? Bom, reunimos aqui o que você precisa saber para conseguir acertar as questões. Saiba que, em suma, você precisa saber como utilizar o Windows e algumas ferramentas que podem ser instaladas por lá. 

É comum que as provas cobrem os conceitos mais básicos de informática, mas também há pontos fora da curva em que as perguntas se tornam um pouco mais especializadas. Veja alguns tópicos que reunimos que já caíram em certames passados:

  • conceito de sistema operacional;
  • conceito de hardware e software;
  • funcionamento de programas do pacote Office (como Word e Excel);
  • utilização de navegadores (como Chrome e Internet Explorer);
  • utilização de e-mail para recebimento e envio de mensagens;
  • conceitos de segurança e proteção, como vírus e antivírus;
  • atalhos (como ctrl + B para salvar).

A melhor maneira de estudar informática para concursos é apostando em resolver questões de antigos certames sobre o tema! Se interessou? Acesse o Tec Concursos, nós contamos com um enorme banco de questões para te ajudar!