Fui Aprovado No Concurso! E agora?

Por: Redação Tec Concursos

Fui Aprovado No Concurso! E agora?

Você foi aprovado no concurso? Já pensou em todas as etapas existentes até poder assumir a vaga? Esses processos são de extrema importância, e se preparar com antecedência pode te ajudar!

Por isso, o Tec Concursos vai listar os principais pontos que você deve prestar atenção antes de assumir o cargo tão almejado. Confira abaixo!

O que fazer após ser aprovado no concurso?

Após encontrar seu nome na lista de resultados do Diário Oficial e constatar que ficou dentro da margem de vagas disponíveis, pode comemorar! Você foi aprovado no concurso e atingiu seus objetivos.

Agora é preciso estar focado para as próximas fases. Confira os passos e descubra o que fazer:

Antes da convocação — quanto tempo demora até ser chamado?

Ao ser aprovado no concurso, há um prazo limite para que o órgão responsável convoque os candidatos. A publicação deste chamado será feita no Diário Oficial da instância para qual prestou concurso, no site da banca organizadora ou sites oficiais de divulgação.

Também não esqueça de ler novamente o edital! Todos os documentos que você precisa providenciar estão descritos no regulamento.

Homologação — quais etapas cumprir?

Assim que for convocado, o candidato tem o prazo de 30 dias para passar pelo processo de homologação. Na convocação estará o endereço em que poderá se apresentar com os documentos e exames médicos exigidos para seu concurso.

Como cada processo seletivo tem suas particularidades, os exames e testes obrigatórios nesta etapa podem variar. Por isso, os processos de homologação podem ser diferentes dependendo do cargo.

Nomeação — prazo para tomar posse do cargo

Depois de comprovado que você está apto a assumir o cargo para qual prestou concurso, será nomeado para a função. É preciso tomar cuidado, pois desde a homologação até a nomeação, pode-se passar um período longo.

Por isso, se você ainda está atuando no mercado de trabalho, espere a confirmação oficial antes de pedir demissão.

A posse do cargo só pode acontecer quando a lista de candidatos é publicada novamente no Diário Oficial. Após essa nomeação, você tem 30 dias para começar a exercer o cargo tão sonhado.

A dica é sempre conferir o jornal oficial da instância que rege o seu concurso. Assim, não perde a nomeação e consegue se apresentar a tempo para começar sua nova empreitada no serviço público!

Então, se você foi aprovado, não esqueça de ficar atento aos prazos de convocação e posse!

O processo ficou mais claro? Se quer conhecer mais sobre concursos públicos, não deixe de acompanhar o blog da Tec Concursos!