Foi publicada a nova edição do MCASP!

Por: Marcus Aurélio

Olá galerinha, tudo "bão"?
 
Escrevi esse artigo em pleno Ano Novo para dar uma aviso a vocês: foi publicada no site da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) a 6ª Edição do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP). Os que estão se preparando para concursos que exigem conhecimento de Administração Orçamentária e Financeira e/ou Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) se preparem, pois há mudanças significativas nessa nova edição.
 
Mas tomem cuidado, pois você deve verificar no edital do concurso público se ele exige a 5ª ou a 6ª Edição do MCASP. Como a publicação dessa nova edição do MCASP ocorreu no dia 22/12/2014 os certames em andamento ainda estão exigindo a versão anterior (5ª Edição).
 
Quanto aos cursos teóricos que ministro eles serão atualizados conforme a nova edição, mas, é claro, só para os certames que exigirem a nova versão do famigerado Manual.
 
Quando houver questões a comentar que versarem sobre a edição anterior (5ª Edição) e houver alguma atualização na nova (6ª Edição) será demonstrado a resolução que estaria certa na época da prova e a resolução que está certa atualmente.
 
O legal é que agora há um único documento ao invés das oito partes segregadas que existiam na edição anterior.
 
O link para download da nova edição é esse: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/390684/CPU_MCASP_6_Edicao/46029517-5546-49ae-b4e2-308c0c7fa1e8
 
As principais alterações da nova edição estão dispostas no próprio site da STN: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/390684/CPU_MCASP_6_Sintese_das_Alteracoes.pdf/9daa0451-9ee7-4170-af35-ead8e8bafc01
 
Abraços e bom Natal! Se beber, não dirija! Se estiver na Rodovia "Freeway" no Rio Grande do Sul, não atropele nenhuma vaca!

Marcus Aurélio

Concluí o curso de graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Goiás, e o curso de especialização em Finanças Públicas (ênfase em AFO) pela Escola de Administração Fazendária (ESAF), cursa especialização em Direito e Controle Externo pela Fundação Getúlio Vargas. Aprovado em diversos concursos nos quais não tomei posse: 12º Economista Ministério da Justiça (2º na prova objetiva), 1º Economista Agência Goiana de Habitação, 1º Economista Secretária de Estado da Saúde (Goiás), 11º Consultor Comercial Liquigás Petrobrás S/A, Economista Ministério do Desenvolvimento Agrário, Trabalhei na DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO - DPU como Economista e no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul - TCE-RS como Auditor Público Externo e atualmente estou trabalhando no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso - TCE-MT, também como Auditor Público Externo.