Estudo para Anvisa

Por: Vítor Menezes

Olá pessoal! Recebi um pedido, enviado pela Érica Queiroz, para indicar os temas de matemática com melhor relação custo/benefício para a Anvisa. O motivo é a falta de tempo para cobrir o edital inteiro até a data da prova.
 
Bem, vou elencar então alguns temas bastante cobrados pelo Cespe, e que sejam relativamente tranquilos. Para auxiliar neste processo, gerei um grande caderno de questões Cespe, já comentadas no TEC, incluindo os mesmos assuntos que serão cobrados na prova da Anvisa. O resultado está abaixo.
 
1) Lógica propriamente dita
 
Aqui temos um universo de 1.094 questões. O tópico mais cobrado, e que também é bem tranquilo, é "equivalências lógicas", com 119 questões. Em seguida vem "lógica de argumentação", com 112. O problema deste assunto é que, na prática, ele exige o domínio de toda a lógica de proposições, então não adianta muita coisa, você só vai entender isso se tiver estudado tudo o que vem antes.
 
Em seguida temos "tabela verdade das proposições compostas", com 102 questões. Este sim é um assunto bacana, bem curto também, e que cai bastante.
 
Então, listando poucos assuntos para focar, em caso de eventual falta de tempo, sugiro "equivalências lógicas" e "tabela verdade".
 
 
2) Matemática básica
 
Porcentagem aparece com 152 questões, sendo um tema muito bom para estudar. Outro tema campeão é "análise combinatória", com 175 questões puras (aquelas que cobram apenas análise combinatória) e mais 27 cobradas dentro de probabilidade.
 
 
Por falar em probabilidade, a simples noção de número de casos favoráveis / número de casos possíveis já ajuda a matar boa parte das questões da banca (58 de um total de 164)
 
Então eu elencaria estes três tópicos: porcentagem, análise combinatória e conceitos iniciais de probabilidade.
 
Se conseguiu abarcar isso e ainda consegue estudar mais alguma coisa até a data da prova, eu sugeriria estudar toda a parte de lógica do edital, para conseguir matar o assunto "lógica de argumentação".

Aproveito para lembrar que meu curso completo de lógica pode ser acessado em www.tecconcursos.com.br/teoria. Deixo também o link da minha página no facebook: https://www.facebook.com/ProfessorVitorMenezes/
 
 
Encerrando, aproveito para passar o link de inscrição para meu blog de Exatas para Concursos. Inscrevendo-se você entra para a minha lista de e-mails e recebe um resumo completo de matemática financeira:

 

Benchmark Email

Powered by Benchmark Email

 
 
 

Vítor Menezes

Sócio-fundador do Tec Concursos. Professor de matemática, matemática financeira, estatística e lógica. Engenheiro eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Dá aulas em cursos preparatórios para concursos públicos desde 2005. Classificado e aprovado nos concursos de Analista do MPU/2004, Agente e Escrivão da PF/2004, Auditor Fiscal do ICMS/MG/2004, Auditor Fiscal do ICMS/SP 2013 (Agente Fiscal de Rendas), Auditor Federal de Controle Externo do TCU 2006. Exerceu os cargos de Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (período de 2006 a 2019) e Auditor Fiscal da Sefaz/MG (2005 a 2006).