Estrutura conceitual de Contabilidade Pública – NBC TSP

Olá pessoal!
 
Tudo certo com vocês?
 
Galera, passamos aqui para avisar que foi publicada, hoje (isso mesmo hoje), a nova estrutura conceitual da Contabilidade Aplicada ao Setor Público (Norma Brasileira de Contabilidade – NBC TSP Estrutura Conceitual, de 23 de Setembro de 2016). Tal norma, elaborada pelo Conselho Federal de Contabilidade, encontra-se na página 232 da seção 1 do Diário Oficial da União. É uma novidade quentíssima e, como sempre, trazemos com exclusividade para vocês. Para aqueles que estudam Contabilidade Geral, assemelha-se bastante ao Pronunciamento Técnico 00 do CPC. A ideia é realmente essa: aproximar a CASP à essência da Ciência Contábil como um todo.
 
Pois bem… Essa norma, apesar de ter entrado em vigor na data de sua publicação, terá seus efeitos aplicados unicamente a partir de 1º de janeiro de 2017. Os conceitos por ela apresentados impactarão grande parte de nosso livro de Contabilidade Pública, em especial o capítulo 1. Dessa forma, atualizaremos em breve a teoria presente em nosso livro para que o aluno do TEC esteja sempre a frente e com um material super atualizado.
 
É isso meus queridos….
 
Abraços,
 
Rodrigo Noleto e Vinícius Saraiva

Rodrigo Noleto e Vinicius Saraiva

Rodrigo Noleto: bacharel em Ciências Contábeis pela UnB e pós-graduado em Controladoria Governamental. É Auditor de Controle Externo no Tribunal de Contas do Distrito Federal, com atuação na Secretaria de Macroavaliação da Gestão Pública. Já exerceu vários cargos na Administração Pública, entre eles, os cargos de Analista de Contabilidade na ECT e CONAB, e Analista Judiciário - Especialidade Contabilidade no Conselho Nacional de Justiça. Foi aprovado em vários concursos, com destaque para os cargos de Especialista em Regulação da ANAC (2012), Analista de Finanças e Controle da STN (2013), Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados - Área IV (2014) e Auditor de Controle Externo do TCDF (2014). Vinícius Saraiva: bacharel em Ciências Contábeis pela UnB e pós-graduado em Controladoria e Finanças. Atualmente, exerce o cargo de Analista do Banco Central do Brasil no Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (DEBAN). Tem uma vasta experiência na área de Contabilidade Pública e exerceu os seguintes cargos na Administração Pública: Analista Judiciário- CNJ e Analista de Contabilidade- EBSERH. Foi aprovado em vários certames, entre eles, os concursos para Analista de Finanças e Controle da STN, Analista Administrativo da ANVISA, e Perito Contador do MPU.