Aplicação de liquidez imediata

Por: Marco Diniz

Olá pessoal! yes
 
 
Vamos analisar a questão abaixo.
 
CESPE – Auditor de Controle Externo (TCE-PA) / 2016 / Contabilidade / Fiscalização /
 
No que se refere às principais demonstrações contábeis previstas em lei, julgue o item que se segue.
 
Aplicação de liquidez imediata que possa ser sacado por valor previamente conhecido e que não esteja sujeito a risco de perda de valor é um equivalente de caixa.

 
 
Comentário:
 
A questão trata de aplicação financeira de liquidez imediata. O profº. Montoto¹ trata da seguinte forma o tema:
"Caixa equivalente são as aplicações a curtíssimo prazo (menos que 90 dias) que podem ser resgatadas com perda insignificante."
 
Já profº Adriano² leciona:
"(…) o conceito de caixa é ampliado e inclui-se o chamado equivalente-caixa. Os equivalentes de caixa são mantidos com a finalidade de atender a compromissos de caixa de curto prazo e, não, para investimento ou outros propósitos. Para que um investimento seja qualificado como equivalente de caixa, ele precisa ter conversibilidade imediata em montante conhecido de caixa e estar sujeito a um insignificante risco de mudança de valor."
 
Assim, segundo os autores, para uma aplicação financeira ser considerada Equivalente de Caixa deve apresentar as seguintes características: 
  • conversibilidade imediata
  • montante conhecido
  • perda insignificante
 
Pelo exposto, conclui-se que a questão está correta, pois aplicação de liquidez imediata (conversibilidade imediata) que possa ser sacada por valor previamente conhecido (montante conhecido) e que não esteja sujeita a risco de perda de valor (perda insignificante) é exemplo de equivalente de caixa.
 
Gabarito CERTO

1 – Eugenio Montoto – Contabilidade Geral e Avançada Esquematizado 4ª Edição 2015, Ed. Saraiva

2 – Sérgio Adriano – Contabilidade Geral 3D 3ª Edição 2016, Ed. Juspodivm

 

Marco Diniz

É Analista Contábil na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), aprovado em 3º lugar; Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade da Amazônia Unama (1999); Pós-graduado em Contabilidade pública e Responsabilidade Fiscal-Uninter; Possui experiência de mais de 8 anos na área contábil em multinacional, incluindo Grupo Vale; Aprovado em 2016 para Técnico Judiciário no TRT 8ª PA/AP. Outros resultados: - Companhia Docas do Rio Grande do Norte 2014 - 3º /contador - UFRA (PA) 2011 - 9º/contador - DPU 2010 - 3º/contador - INCRA 2010 - 10º/contador - IDEFLOR (PA) 2009 - 4º/contador - IBGE (1996) Apoio Técnico Administrativo