Edital TJ PE Juiz: o que cai na prova em 2022?

Por: Bruna

Edital TJ PE Juiz 2022

A publicação do edital TJ PE Juiz aconteceu em julho deste ano. Uma excelente notícia para quem aguardava a oportunidade de ingressar Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco. É o seu caso? Então, olha só!

Embora falte pouco tempo até as provas, não há motivos para se preocupar. Ainda é possível criar um bom plano de estudos e estudar de forma direcionada com foco no último edital publicado.

Saiba mais:

Todas as informações sobre o Concurso TJ PE Juiz, atualizadas, em um só lugar!

Edital TJ PE Juiz: informações gerais

Antes de qualquer coisa, vale lembrar que a seleção de 2022 oferta 30 vagas imediatas, mais formação de cadastro de reserva, para nível superior em Direito.

Tudo certo até aqui? Então agora vamos às demais informações do edital, acompanhe!

Etapas do edital TJ PE Juiz

Para conquistar uma das vagas e ter acesso à remuneração de R$ 30,4 mil, os candidatos deverão passar por cinco etapas, com suas respectivas fases, ao longo do processo. Veja abaixo:

Etapa/Fase Descrição Caráter
Primeira Etapa Prova Objetiva Seletiva Eliminatório e classificatório
Segunda Etapa Provas Escritas (Discursiva e Sentenças) Eliminatório e classificatório
Terceira Etapa Sindicância da vida pregressa e investigação social Eliminatório
Exame de sanidade física e mental Eliminatório
Exame psicotécnico Eliminatório
Quarta Etapa Prova Oral Eliminatório e classificatório
Quinta Etapa Avaliação de títulos Classificatório

Ah, não esqueça de ler o edital com muita atenção, pois é nele que você vai ter acesso aos detalhes de cada uma das etapas da seleção, combinado? Maravilha! Já podemos seguir para o conteúdo.

Conteúdo programático do edital TJ PE Juiz

Pensando em fazer o concurso do Tribunal de Justiça de Pernambuco e quer saber exatamente o que deve estudar? Então, a seguir, veja o que cai na prova com base no edital de 2022 e inicie o quanto antes a sua preparação!

Prova Objetiva Seletiva

Na primeira etapa, você deverá resolver as 100 questões da prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, que serão distribuídas entre as disciplinas listadas abaixo:

Disciplinas Questões
Bloco I: 40
Direito Civil
Direito Processual Civil
Direito do Consumidor
Direito da Criança e do Adolescente
Bloco II: 30
Direito Penal
Direito Processual Penal
Direito Constitucional
Direito Eleitoral
Bloco III: 30
Direito Empresarial
Direito Tributário
Direito Ambiental
Direito Administrativo

Será considerado habilitado na Prova Objetiva Seletiva o candidato que obtiver o mínimo de 12 (doze) acertos no primeiro bloco de questões, 9 (nove) acertos no segundo bloco de questões e 9 (nove) acertos no terceiro bloco de questões e, satisfeita essa condição, alcançar, também, no mínimo, 60 acertos do total das questões dos três blocos.

A Prova Objetiva Seletiva, de caráter eliminatório e classificatório está prevista para o dia 16 de outubro de 2022, sendo que eventual alteração será divulgada com antecedência mínima de 15 dias e será realizada preferencialmente na cidade de Recife/PE das 13h às 18h , horário de Brasília/DF.

Provas Escritas

A segunda etapa do Concurso será composta de 2 (duas) provas escritas, uma discursiva e uma prática, sendo que a prova discursiva será realizada em um único dia e a prova prática será dividida em 2 (dois) dias. O tempo de prova, em cada dia, será de 5 (cinco) horas.

Na avaliação das provas, estando correta a resposta, considerar-se-á: conteúdo e desenvolvimento pertinentes ao tema, capacidade de exposição e utilização correta da Língua Portuguesa.

Prova Prática

A prova prática consistirá na lavratura de 2 (duas) sentenças, uma criminal e outra cível, em dias distintos. Na prova de sentença, exigir-se-á, para aprovação, nota mínima de 6 (seis) pontos em cada uma delas, sendo a nota de cada sentença atribuída entre 0,00 (zero) e 10,00 (dez) e a nota da prova escrita prática de sentença obtida pela média aritmética das notas obtidas nas sentenças criminal e cível.

Inscrição Definitiva

O candidato aprovado na segunda etapa do Concurso deverá solicitar a inscrição definitiva no prazo de 15 (quinze) dias úteis contados da data da convocação, mediante requerimento, cujo modelo será disponibilizado no site, em momento oportuno.

Demais instruções de como o candidato deverá proceder serão repassadas no momento da convocação para a referida etapa.

Exame de Saúde e Exame Psicotécnico

Os candidatos convocados a requerer a inscrição definitiva se submeterão à avaliação médica e à avaliação psicológica. A avaliação médica terá como finalidade apurar as condições de higidez física e mental dos candidatos.

Prova Oral

Candidatos habilitados na Terceira Etapa, ou seja, cujas inscrições definitivas tenham sido deferidas e que tenham sido considerados APTOS nos exames de saúde e psicotécnico, na sindicância da vida pregressa e na investigação social, serão convocados para a Quarta Etapa – Prova Oral, de caráter eliminatório e classificatório.

Os temas e disciplinas objeto da prova oral são os concernentes à segunda etapa do Concurso, cabendo à Comissão Examinadora agrupá-los, a seu critério, para efeito de sorteio, em programa específico que será divulgado em até 5 (cinco) dias da realização da prova oral.

Avaliação de Títulos

Concluída a quarta fase do Concurso (prova oral), iniciará a avaliação dos títulos apresentados pelos candidatos. A comprovação dos títulos far-se-á no momento da inscrição definitiva, conforme item 13.9.1 deste edital, considerados para efeito de pontuação os obtidos até então.

É ônus do candidato produzir prova documental idônea de cada título, não se admitindo a concessão de dilação de prazo para esse fim.

Veja o conteúdo programático completo no anexo I do edital de abertura da seleção!

Guia para o concurso TJ PE Juiz 2022

A equipe do Tec Concursos elaborou um Guia exclusivo para Juiz Estadual com todas as informações resumidas sobre a seleção, além de uma análise geral dos concursos anteriores.

Guia de estudo para o concurso TJ PE Juiz

Bruna

Formação em marketing e sólida experiência em estratégias de conteúdo focadas em educação e desenvolvimento de carreira. Exerceu atividades de natureza técnico-administrativa como servidora pública no Governo do Estado de São Paulo e na Prefeitura de São Paulo entre os anos de 2008 e 2011. Dedica-se, atualmente, ao marketing e à literatura.