Edital Prefeitura de Dourados: o que cai na prova em 2022?

Por: Bruna

Edital Prefeitura de Dourados 2022

A publicação do edital da Prefeitura de Dourados aconteceu em julho deste ano. Uma excelente notícia para quem aguardava a oportunidade de ingressar no quadro de servidores do município.

É o seu caso? Então, olha só!

Embora falte pouco tempo até as provas, não há motivos para se preocupar. Ainda é possível criar um bom plano de estudos e estudar de forma direcionada com foco no último edital publicado.

Saiba mais!

Todas as informações sobre o concurso da Prefeitura de Dourados, atualizadas, em um só lugar!

Edital Prefeitura de Dourados: informações gerais

Antes de qualquer coisa, vale lembrar que a seleção de 2022 oferta 57 vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva, para cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior.

Tudo certo até aqui? Então agora vamos às demais informações do edital, acompanhe!

Etapas do edital Prefeitura de Dourados 2022

Para conquistar uma das vagas e ter acesso à remuneração de até R$ 8,3 mil, os candidatos deverão passar por até 6 etapas, com suas respectivas fases, ao longo do processo. Veja abaixo:

Cargo Etapa Caráter Responsabilidade
Para todos os cargos Prova Objetiva Eliminatório e Classificatório IBFC
Para os cargos de Nível Superior Prova de Títulos Classificatório
Procurador do Município Prova Escrita Eliminatório e Classificatório
Prova Oral Eliminatório e Classificatório Prefeitura de Dourados
Prova de Títulos Classificatório IBFC
Exames de Aptidão Física e Mental e Investigação Social Eliminatório Prefeitura de Dourados

Ah, não esqueça de ler o edital com muita atenção, pois é nele que você vai ter acesso aos detalhes de cada uma das etapas da seleção, combinado? Maravilha! Já podemos seguir para o conteúdo.

Conteúdo programático do edital Prefeitura de Dourados

Vai fazer o concurso da Prefeitura de Dourados e quer saber exatamente o que deve estudar? Então, a seguir, veja o que cai na prova com base no edital de 2022 e inicie o quanto antes a sua preparação!

Prova objetiva

Para começar, a Prova Objetiva terá caráter eliminatório e classificatório representa a primeira etapa de provas e será constituída conforme a seguir:

Cargo Disciplina Questões Pontos Total pontos Mínimo exigido
Nível Fundamental Língua Portuguesa 20 1 20 35 pontos
Matemática 10 1 10
Conhecimentos Específicos 20 2 40
50 70
Nível Médio, Técnico e Superior Língua Portuguesa 20 1 20 40 pontos
Raciocínio Lógico 10 1 10
Noções de Informática 10 1 10
Conhecimentos Específicos 20 2 40
60 80
Auditor Fiscal de Tributos Municipais e Procurador do Município Língua Portuguesa 10 0,5 5 50 pontos
Raciocínio Lógico 5 0,5 2,5
Noções de Informática 5 0,5 2,5
Conhecimentos Específicos 75 1,2 90
95 100

Vale ressaltar que o candidato que não for habilitado na Prova Objetiva, nos termos do item 9.1.3 do Edital, estará automaticamente ELIMINADO do Concurso Público.

Veja o conteúdo programático completo no anexo III do edital de abertura da seleção!

Prova de títulos

Em seguida, temos a Prova de Títulos, de caráter classificatório, na qual serão convocados os candidatos dos cargos de Arquiteto, Analista de Tecnologia da Informação, Auditor Fiscal de Tributos Municipais e Procurador do  Município.

Note que os candidatos habilitados na Prova Oral do cargo de Procurador do Município serão convocados para a Prova de Títulos.

Já para os cargos de Arquiteto, Analista de Tecnologia da Informação e Auditor Fiscal de Tributos Municipais, serão convocados os candidatos habilitados na Prova Objetiva e que estejam classificados dentro do limite, conforme o quadro abaixo, mais os empates na última posição de classificação.

Cargo Até a posição de classificação
Arquiteto 30ª
Analista de Tecnologia da Informação 10ª
Auditor Fiscal de Tributos Municipais 90ª

Por último, todos os candidatos com deficiência habilitados na Prova Objetiva dos cargos de Arquiteto, Analista de Tecnologia da Informação e Auditor Fiscal de Tributos Municipais, serão convocados para a Prova de Títulos, que será avaliada na escala de zero a três pontos, conforme o quadro a seguir:

Item Títulos Comprovação Pontuação Unitária Pontuação Máxima
1 Doutorado Diploma de conclusão de curso de Doutorado, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, na área relacionada ao cargo pleiteado. 1,5 1,5
2 Mestrado Diploma de conclusão de curso de Mestrado, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, na área relacionada ao cargo pleiteado. 1 1
3 Especialização Certificado de conclusão de curso de pós-graduação em nível de especialização lato sensu, com carga horária mínima de 360 horas, reconhecido pelo Ministério da Educação, na área relacionada ao cargo pleiteado. 0,5 0,5

Prova escrita

Serão convocados para a terceira etapa desta seleção, especificamente para o cargo de Procurador Municipal, os candidatos habilitados na prova objetiva que estejam classificados dentro do limite, conforme o quadro abaixo, mais os empates na última posição de classificação, quando houver, serão convocados para a prova escrita de caráter eliminatório e classificatório.

Cargo Até a posição de classificação
Procurador do Município 40ª

Além disso, todos os candidatos com deficiência habilitados na prova objetiva, serão convocados para a prova escrita que será constituída conforme quado a seguir:

Item Tipo de Avaliação Pontuação Unitária Pontuação Máxima Mínimo Exigido
1 2 (duas) questões 10 20 25 pontos (50%)
2 1 (uma) Peça Processual 30 30

Prova oral

Ainda para o cargo de Procurador do Município, os candidatos habilitados na prova escrita serão convocados para a próxima etapa, a prova oral, que será realizada em sessão pública, mediante o exame individual do candidato, na presença dos integrantes da Banca Examinadora.

A realização da prova será gravada em áudio e vídeo, que possibilite posterior reprodução e versará sobre domínio técnico do conteúdo, a adequação vocabular e a precisão da linguagem jurídica acerca de conteúdo programático de conhecimentos específicos do anexo III do edital.

Exames de aptidão física e mental

Por último, temos os exames de aptidão física e mental, na qual deverá o candidato apresentar, sob suas expensas, exames laboratoriais solicitados. O candidato, mediante edital próprio, receberá instruções para submeter-se aos exames de aptidão física e mental e psicotécnico (por ele próprio custeados).

Esta etapa destina-se a apurar as condições de higidez física e mental do candidato. O exame psicotécnico avaliará as condições psicológicas do candidato, devendo ser realizado por médico psiquiatra ou por psicólogo, dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Conselho Regional de Psicologia.

As etapas deste concurso serão realizadas na cidade de Dourados/MS, exceto a prova de títulos que será realizada de acordo com o item 2 do edital. A Prova Objetiva será realizada na data provável de 18/9/2022. Já a Prova Escrita (Procurador) está prevista para o dia 23/10/2022, ambas na cidade de Dourados/MS.

Guia para o concurso Prefeitura de Dourados 2022

A equipe do TEC Concursos elaborou um Guia exclusivo para o concurso Prefeitura de Dourados com todas as informações resumidas sobre a seleção, além de uma análise geral dos concursos anteriores.

Guia de estudos para o concurso da Prefeitura de Dourados

Bruna

Formação em marketing e sólida experiência em estratégias de conteúdo focadas em educação e desenvolvimento de carreira. Exerceu atividades de natureza técnico-administrativa como servidora pública no Governo do Estado de São Paulo e na Prefeitura de São Paulo entre os anos de 2008 e 2011. Dedica-se, atualmente, ao marketing e à literatura.