Edital GCM Santa Luzia: o que cai na prova em 2022?

Por: Bruna

Edital GCM Santa Luzia 2022

A publicação do edital GCM Santa Luzia aconteceu no dia 24 de junho. Uma excelente notícia para quem aguardava a oportunidade de ingressar no quadro de servidores da Prefeitura de Santa Luzia, Minas Gerais.

É o seu caso? Então, olha só!

Embora falte pouco tempo até as provas, não há motivos para se preocupar. Ainda é possível criar um bom plano de estudos e estudar de forma direcionada com foco no último edital publicado.

Saiba mais!

Todas as informações sobre o Concurso Santa Luzia MG, atualizadas, em um só lugar!

Edital GCM Santa Luzia: informações gerais

Antes de qualquer coisa, vale lembrar que a seleção de 2022 oferta 199 vagas imediatas para cargos de nível médio.

Cargos Vagas
Total de Vagas Vagas Vagas para pessoa com deficiência Cadastro de Reserva Vagas do Cadastro de Reserva para pessoas com deficiência
Guarda Civil Municipal III – Masculino 140 90 09 37 04
Guarda Civil Municipal III –Feminino 59 40 04 14 01

Tudo certo até aqui? Então agora vamos às demais informações do edital, acompanhe!

Etapas do edital GCM Santa Luzia

Para conquistar uma das vagas e ter acesso à remuneração de até R$ 3,3 mil, os candidatos deverão passar por 7 etapas, com suas respectivas fases, ao longo do processo. Veja abaixo:

Etapa/Fase Descrição Caráter
1ª Etapa Prova Objetiva Eliminatório e classificatório
2ª Etapa Prova Dissertativa Eliminatório e classificatório
3ª Etapa Títulos Classificatório
4ª Etapa Aferição de Altura e Teste de Aptidão Física Eliminatório
5ª Etapa Avaliação Psicológica Eliminatório
6ª Etapa Sindicância Social Eliminatório
7ª Etapa Avaliação Médica Eliminatório

Ah, não esqueça de ler o edital com muita atenção, pois é nele que você vai ter acesso aos detalhes de cada uma das etapas da seleção, combinado? Maravilha! Já podemos seguir para o conteúdo.

Conteúdo programático do edital GCM Santa Luzia

Pensando em fazer o concurso da Prefeitura de Santa Luzia e quer saber exatamente o que deve estudar? Então, a seguir, veja o que cai na prova com base no edital de 2022 e inicie o quanto antes a sua preparação!

Prova escrita objetiva e dissertativa

As provas escritas (objetiva e dissertativa) serão realizadas na cidade de Santa Luzia/MG, na data prevista de 6 de novembro de 2022. A prova dissertativa será aplicada na mesma data, horário e local da prova objetiva.

Composta por questões objetivas de múltipla escolha, a Prova Escrita Objetiva será realizada com base em instrumentos que mensuram as habilidades e conhecimentos exigidos pelo cargo, conforme abaixo:

  • Língua Portuguesa – 10 questões;
  • Noções de Informática – 5 questões;
  • Geografia Urbana/ História de Santa Luzia – 5 questões;
  • Raciocínio Lógico – 5 questões; e
  • Legislação – 15 questões.

Somente serão avaliadas as provas dissertativas dos candidatos habilitados com maiores e primeiras pontuações da Prova Objetiva, na quantidade de cinco vezes o número de vagas, acrescidos dos candidatos empatados com a mesma pontuação do último candidato.

Veja o conteúdo programático completo no anexo II do edital de abertura da seleção!

Prova de títulos

Serão convocados para concorrer à prova de Títulos todos os candidatos habilitados na Prova Dissertativa, com maiores e primeiras pontuações da Prova Objetiva somada à Prova Dissertativa, na quantidade de três vezes o número de vagas. Os Títulos aceitos são:

Títulos Valor unitário Valor máximo Comprovação
a) Curso de Formação em Segurança Pública, com o mínimo de 420 horas, concluído até a data de apresentação dos títulos. 4 pontos 4 pontos Cópia do Diploma devidamente registrado ou de Certificado/ Certidão/ Declaração de conclusão de curso, contendo a carga horária.
b) Curso de Direitos Humanos ministrado pela SENASP, instituições policiais, de direitos humanos ou escolas regulares com mínimo de 60 horas, concluído até a data de apresentação dos títulos. 1 ponto 1 ponto Cópia do Diploma devidamente registrado ou de Certificado/ Certidão/ Declaração de conclusão de curso, contendo a carga horária.
c) Curso de APH Atendimento Pré-Hospitalar com carga horaria mínima de 109 horas, concluído até a data de apresentação dos títulos. 1 ponto 1 ponto Cópia do Diploma devidamente registrado ou de Certificado/ Certidão/ Declaração de conclusão de curso, contendo a carga horária.
d) Curso de Formação em Segurança Privada com mínimo de 120 horas, concluído até a data de apresentação dos títulos. 1 ponto 1 ponto Cópia do Diploma devidamente registrado ou de Certificado/ Certidão/ Declaração de conclusão de curso, contendo a carga horária.
e) Curso de Gerenciamento de Crises, ministrado pelas Polícias Estaduais ou Federal, com o mínimo de 12 horas, concluído até a data de apresentação dos títulos. 1 ponto 1 ponto Cópia do Diploma devidamente registrado ou de Certificado/ Certidão/ Declaração de conclusão de curso, contendo a carga horária.
f) Curso de Segurança de Dignitários/escolta pessoal, ministrado pelas Polícias Estaduais ou Federais, com o mínimo de 12 horas, concluído até a data de apresentação dos títulos. 1 ponto 1 ponto Cópia do Diploma devidamente registrado ou de Certificado/ Certidão/ Declaração de conclusão de curso, contendo a carga horária.
g) Carteira Nacional de Habilitação CNH – qualquer categoria, vigente na data de apresentação dos títulos. 1 ponto 1 ponto Cópia completa da Carteira Nacional de Habilitação (vigente).

Aferição de altura e teste de aptidão física

Para a aferição de altura e Teste de Aptidão Física (TAF), de caráter eliminatório, serão convocados todos os candidatos convocados para a prova de títulos.

Esta etapa será realizada com o candidato descalço, descoberto e sem meias, devendo candidato atingir a altura mínima exigida nos requisitos mínimos exigidos na Tabela do Capítulo 1 do Edital, para ser considerado APTO.

O candidato INAPTO na aferição de altura ou no Teste de Aptidão Física, será eliminado do concurso.

Já o teste de Aptidão Física consistirá na aplicação de três avaliações, assim divididas:

  1. Avaliação de Barra Horizontal (masculino)/ Barra Horizontal Estática (feminino);
  2. Avaliação de Abdominal; e
  3. Avaliação de Corrida de 12 minutos.

Cada avaliação será pontuada numa escala de 0 a 20 pontos, totalizando pontuação máxima de 60 pontos.

Para ser considerado APTO no Teste de Aptidão Física (TAF), o candidato deverá obter a pontuação mínima de 36 pontos na somatória total das avaliações, não podendo zerar em nenhum dos exercícios.

Avaliação psicológica (com análise de perfil)

Os candidatos aprovados na Aferição de Altura e no TAF serão submetidos à Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, que será realizada em conformidade com as normas em vigor do Conselho Federal de Psicologia, bem como, as normas vigentes para o porte de arma.

Os Testes Psicológicos a serem utilizados, são validados em nível nacional e aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia, estarão embasados em normas obtidas por meio de procedimentos psicológicos reconhecidos pela comunidade científica como adequados para instrumentos dessa natureza e poderão ser aplicados tanto individual como coletivamente.

Sindicância social

A Sindicância Social será realizada pelo Município de Santa Luzia, por meio da Guarda Municipal de Santa Luzia, de tal forma que identifique condutas inadequadas do candidato, impedindo a nomeação de:

  • toxicômanos;
  • pessoas com antecedentes criminais;
  • alcoólatras;
  • procurados pela Justiça;
  • violentos e agressivos;
  • desajustados no serviço militar obrigatório; entre outros.

Para a Sindicância Social serão convocados os candidatos considerados APTOS na Avaliação Psicológica.

Avaliação médica

Para a Avaliação Médica serão convocados todos candidatos considerados APTOS na Sindicância Social. A etapa será realizada no município de Santa Luzia/MG em data a ser informada oportunamente.

A Avaliação Médica será realizada por inspeção de saúde, com exame físico e apresentação de exames complementares custeados pelo candidato e visam identificar/avaliar se o candidato possui as condições físicas necessárias para desempenhar as funções do Cargo de Guarda Civil Municipal.

Guia para o concurso GCM Santa Luzia MG 2022

A equipe do TEC Concursos elaborou um Guia exclusivo para o concurso GCM Santa Luzia com todas as informações resumidas sobre a seleção, além de uma análise geral dos concursos anteriores.

Guia de estudo para o concurso da GCM de Santa Luzia

Bruna

Formação em marketing e sólida experiência em estratégias de conteúdo focadas em educação e desenvolvimento de carreira. Exerceu atividades de natureza técnico-administrativa como servidora pública no Governo do Estado de São Paulo e na Prefeitura de São Paulo entre os anos de 2008 e 2011. Dedica-se, atualmente, ao marketing e à literatura.