Edital GCM Londrina PR: o que cai na prova em 2022?

Por: Bruna

Edital GCM Londrina PR 2022

A publicação do último edital GCM Londrina PR aconteceu em junho de 2022. Uma excelente notícia para quem aguardava a oportunidade de ingressar na Guarda Civil Municipal de Londrina, no estado do Paraná.

É o seu caso? Então, olha só!

Embora falte pouco tempo até as provas, não há motivos para se preocupar. Ainda é possível criar um bom plano de estudos e estudar de forma direcionada com foco no último edital publicado.

Edital GCM Londrina PR

Antes de qualquer coisa, vale lembrar que a seleção de 2022 oferta 50 vagas imediatas para Guarda Municipal. Além disso, a escolaridade mínima exigida é de nível médio.

Tudo certo até aqui? Então agora vamos às demais informações do edital, acompanhe!

Etapas do edital GCM Londrina PR 2022

Para conquistar uma das vagas e ter acesso à remuneração inicial de até R$ 3.364,77, os candidatos deverão passar por sete etapas, com suas respectivas fases, ao longo do processo. São elas:

Etapa de concurso público

  • Prova Objetiva de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório.

Etapa admissional

  • Investigação de Conduta, de caráter eliminatório;
  • Habilitação para o Curso de Formação (Investigação Clínica e Avaliação Psicológica para o manuseio de armas de fogo), de caráter eliminatório;
  • Curso de Formação da Guarda Municipal, de caráter eliminatório;
  • Aptidão admissional (Exames/Avaliações Clínicas e Avaliação Psicológica – Perfil Profissiográfico), de caráter eliminatório.

O que cai no edital GCM Londrina PR?

Vai fazer o concurso da Guarda Civil Municipal de Londrina e quer saber exatamente o que deve estudar? Então, a seguir, veja o que cai na prova com base no edital de 2022!

Prova objetiva

A princípio, a Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será composta de questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, em que apenas uma é a correta, distribuídas de acordo com o quadro a seguir:

Composição Área de Conhecimento Questões
Conhecimentos Gerais Língua Portuguesa

Matemática e Raciocínio Lógico

10

10

Conhecimentos Específicos História e Geografia de Londrina 5
Legislação Específica 10
Noções de Direito 5
Total de Questões 40

Prova discursiva

Em seguida, temos a Prova Discursiva que será aplicada juntamente com a Prova Objetiva, contendo uma questão, com no máximo, 25 linhas, que consistirá na avaliação de um relato (situação registrada em Boletim de Ocorrência) e será avaliada conforme os seguintes critérios:

Elementos de avaliação Pontuação
Atendimento à proposta 5
Estrutura e conteúdo 10
Capacidade narrativa e detalhamento dos fatos 7,5
Utilização correta dos elementos linguísticos 7,5
Pontuação Máxima 30

Atenção! As provas serão aplicadas na cidade de Londrina no dia 7 de agosto de 2022, domingo, bem como todo o processo de seleção.

Veja o conteúdo programático completo no anexo II do edital de abertura da seleção!

Teste de Aptidão Física

Ainda falando sobre as etapas, o Teste de Aptidão Física, terá caráter eliminatório, sendo o candidato considerado Apto ou Inapto.

Para esta etapa serão convocados todos os candidatos aprovados na Prova Discursiva. Em caso de empate, todos os candidatos com a mesma pontuação do último classificado na Prova Discursiva, também serão convocados.

A avaliação será registrada em áudio e vídeo e constará dos seguintes testes:

  • Teste de Impulsão Horizontal (masculino e feminino);
  • Teste de Flexão abdominal (masculino e feminino);
  • Tração na barra fixa (masculino) / Isometria na barra fixa (feminino); e
  • Teste de Cooper – 12 minutos (masculino e feminino).

Investigação de conduta

Em seguida, os candidatos deverão passar pela Investigação de Conduta, de caráter eliminatório, que consistirá na convocação por edital próprio, publicado no Jornal Oficial de Londrina e no site, em número que atenda às vagas divulgadas para provimento conforme rigorosa ordem classificatória.

De responsabilidade da Secretaria Municipal de Defesa Social, esta etapa será realizada por Comissão de Investigação de Conduta e destina-se a avaliar a conduta e a idoneidade moral dos candidatos, de forma minuciosa, no âmbito social, funcional, civil e criminal, da vida pregressa e atual, se são compatíveis com o cargo público de Guarda Municipal.

Habilitação para o curso de formação

Todos os candidatos aprovados dentro do número de vagas, conforme ordem classificatória, serão convocados, posteriormente, para participarem desta etapa que será de caráter eliminatório.

Em suma, a convocação se dará por meio de publicação no Jornal Oficial de Londrina, e ainda, disponibilizado no site. Os candidatos deverão, às suas expensas, apresentar exames e avaliações contidas no Anexo V do edital, na forma, local e prazo estabelecidos no edital específico de convocação.

O resultado da habilitação para o curso de formação, com a relação dos candidatos considerados Habilitados ou Inabilitados, será publicado no Jornal Oficial de Londrina e no site.

Curso de formação

Logo depois, haverá a convocação dos candidatos habilitados para o Curso de Formação da Guarda Municipal mediante edital específico, para a matrícula no referido curso, que será de caráter eliminatório, obedecendo à ordem de classificação constante na homologação final da Etapa de Concurso Público.

De antemão, a etapa ocorrerá no Centro de Formação da Guarda Municipal, localizado no município de Londrina, em regime integral, podendo ser ministradas aulas no período matutino, vespertino e noturno, sábados, domingos e feriados, com duração total será de oito meses, podendo o prazo ser redimensionado em virtude da distribuição da carga horária diária.

Vale ressaltar que será concedido mensalmente aos candidatos devidamente habilitados, matriculados e ativos no Curso de Formação da Guarda Municipal, Auxílio Financeiro nos termos do art. 16 da Lei Municipal nº 10.774, de 30 de setembro de 2009.

Por fim, o Plano e o Regulamento Interno do Curso de Formação da Guarda Municipal serão publicados em Portaria Municipal expedida pela Secretaria Municipal de Defesa Social e, também, no edital de convocação pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos.

Aptidão admissional

Os candidatos considerados habilitados nos termos dos itens 12 a 14 serão convocados por meio de edital publicado no site, para comparecerem na Diretoria de Saúde Ocupacional da Secretaria Municipal de Recursos Humanos/Prefeitura do Município de Londrina, munidos de documento oficial de identidade utilizado na inscrição, para agendarem a perícia oficial.

Todos os candidatos, por ocasião de sua convocação para investidura, deverão ser submetidos à Avaliação Clínica e profissiográfica, que consiste nos exames admissionais pertinentes ao arco ocupacional, conforme o Anexo VI e Portaria Municipal nº 1219, de 29 de julho de 2020, suas alterações ou norma substitutiva.

Os critérios de inaptidão específicos para o cargo de Guarda Municipal constarão no Anexo VII do edital.

Para finalizar, serão desclassificados, conforme previsto em edital de Abertura do processo de seleção, os candidatos
que deixarem de apresentar os exames e/ou avaliações complementares exigidos pelo Perito Oficial do Município no prazo estabelecido.

Ah, não esqueça de ler o edital com muita atenção, pois é nele que você vai ter acesso aos detalhes de cada uma das etapas da seleção, combinado?

Guia para o concurso GCM Londrina PR 2022

A equipe do TEC Concursos elaborou um Guia exclusivo para o concurso GCM Londrina com todas as informações resumidas sobre a seleção da prefeitura de Londrina.

O que você vai encontrar no material?

  • Uma análise geral dos concursos anteriores
  • Cadernos por matéria
  • Informações resumidas sobre o edital
  • Edital verticalizado e muito mais.

CRIE SUA CONTA E ESTUDE DE GRAÇA

Bruna

Formação em marketing e sólida experiência em estratégias de conteúdo focadas em educação e desenvolvimento de carreira. Exerceu atividades de natureza técnico-administrativa como servidora pública no Governo do Estado de São Paulo e na Prefeitura de São Paulo entre os anos de 2008 e 2011. Dedica-se, atualmente, ao marketing e à literatura.