Edital AFEAM: o que cai na prova em 2022?

Por: Bruna

Edital AFEAM

A publicação do edital AFEAM aconteceu em junho deste ano. Uma excelente notícia para quem aguardava a oportunidade de ingressar na Agência de Fomento do Estado do Amazonas. É o seu caso? Então, olha só!

Embora falte pouco tempo até as provas, não há motivos para se preocupar. Ainda é possível criar um bom plano de estudos e estudar de forma direcionada com foco no último edital publicado.

Edital AFEAM: informações gerais

Antes de qualquer coisa, vale lembrar que a seleção de 2022 oferta 30 vagas imediatas, mais formação de cadastro de reserva, para cargos de nível superior em diversas especialidades.

Tudo certo até aqui? Então agora vamos às demais informações do edital, acompanhe!

Etapas do edital AFEAM 2022

Para conquistar uma das vagas e ter acesso à remuneração de até R$ 6,5 mil, os candidatos deverão passar por três etapas, com suas respectivas fases, ao longo do processo. Veja abaixo:

Etapa Caráter
Prova Objetiva Eliminatório e Classificatório
Prova Discursiva Eliminatório e Classificatório
Prova de Títulos Classificatório

Ah, não deixe de ler o edital com muita atenção, pois é nele que você vai ter acesso aos detalhes de cada uma das etapas da seleção, combinado? Maravilha! Já podemos seguir para o conteúdo.

Conteúdo programático do edital AFEAM

Pensando em fazer o concurso AFEAM e quer saber exatamente o que deve estudar? Então, a seguir, veja o que cai na prova com base no edital de 2022 e inicie o quanto antes a sua preparação!

Prova objetiva

A prova objetiva terá caráter eliminatório e classificatório e será constituída conforme a seguir:

Conhecimentos Disciplina Total de questões Pontos por questão Total de pontos Mínimo exigido
Gerais Língua Portuguesa 10 1 10 48 pontos (60%)
Noções de Informática 10 0,5 5
História e Geografia do Amazonas 10 0,5 5
Noções de Direito 10 0,5 5
Legislação 10 1 10
Específicos Específicas 30 1,5 45
80 80

Esta etapa será avaliada na escala de 0 (zero) a 80 (oitenta) pontos, considerando- se HABILITADO nesta etapa o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 48 (quarenta e oito) pontos.

Prova discursiva

Veja bem, somente serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos que foram HABILITADOS na prova objetiva e que estejam classificados dentro do limite, conforme o quadro abaixo, mais os empates na última posição de classificação, se houver.

De todo modo, todos os candidatos com deficiência HABILITADOS na prova objetiva, terão a prova discursiva corrigida.

A Prova Discursiva terá caráter eliminatório e classificatório e será avaliada na escala de 0 (zero) a 20 (vinte) pontos, considerando-se HABILITADO o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 10 (dez) pontos.

Esta etapa será constituída de uma redação, cujo tema será fornecido no momento da prova objetiva. Para o desenvolvimento da Redação, o candidato deverá redigir no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, observando os critérios de correção a seguir:

Item Critérios de correção Pontuação Máxima
1 Conhecimento do tema (cobertura dos tópicos apresentados: domínio e interrelação entre os conceitos centrais do tema proposto) 4
2 Habilidade argumentativa (atualização, originalidade e relevância das informações) 4
3 Sequência lógica e de organização do pensamento (introdução, desenvolvimento e considerações finais) 4
4 Coerência e Coesão (pontuação, continuidade e progressão de ideias, uso apropriado de articuladores) 3
5 Morfossintaxe (relação entre as palavras, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, organização e estruturação dos períodos e orações, emprego dos tempos e modos verbais e colocação de pronome) 3
6 Acentuação e ortografia 2
Total 20 pontos

Sendo assim, para o desenvolvimento da prova discursiva, o candidato deverá redigir com clareza, concisão, precisão, coerência e objetividade, sendo desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado, estiver rasurada, ilegível ou incompreensível ou escrito em língua diferente da portuguesa.

Prova de títulos

Por último, serão convocados para a prova de títulos, de caráter classificatório, os candidatos HABILITADOS na prova discursiva.

Nesse caso, os candidatos convocados deverão fazer o envio eletrônico dos documentos, via link específico no site do IBFC, na aba “Editais e Publicações Oficiais”, no período indicado no anexo I (cronograma) do edital.

As provas objetiva e discursiva serão realizadas na cidade de Manaus/AM. Já a prova de títulos será realizada de acordo com o item 9.3 do edital. Por fim, serão submetidos ao procedimento de Perícia Médica os candidatos que concorrem às vagas reservadas às Pessoas com Deficiência.

Veja o conteúdo programático completo, bem como todas as informações adicionais das etapas, no anexo III do edital de abertura da seleção!

Guia para o concurso AFEAM 2022

A equipe do TEC Concursos elaborou um Guia exclusivo para o concurso AFEAM com todas as informações resumidas sobre a seleção, além de uma análise geral dos concursos anteriores.

Guia para o concurso AFEAM 2022

Bruna

Formação em marketing e sólida experiência em estratégias de conteúdo focadas em educação e desenvolvimento de carreira. Exerceu atividades de natureza técnico-administrativa como servidora pública no Governo do Estado de São Paulo e na Prefeitura de São Paulo entre os anos de 2008 e 2011. Dedica-se, atualmente, ao marketing e à literatura.