Editais a vista!

Por: Nilson Marckzan

Olá pessoal, como estão? Espero que estejam animados pois temos ótimas notícias nesta semana!

Primeiramente, temos a publicação, no Diário Oficial da União de hoje, dia 21/03/2013, do concurso do Ministério Público da União – MPU, com a oferta de 109 chances para técnicos administrativos para quem tem formação de nível médio e remuneração de R$ 4.575,16. Para este cargo serão exigidos as disciplinas de Administração Pública e Geral, e Administração de Recursos de Materiais na parte de disciplinas Específicas. É importante ficarmos atentos.

Teremos também, já com a escolha do CESPE, como banca examinadora, o concurso do Ministério da Integração Nacional, com a oferta de 122 vagas, para nível médio e superior, sendo 71 vagas para o cargo de analista técnico-administrativo, 32 vagas para o cargo de assistente administrativo e 10 vagas para o cargo de administrador.

Por isso, pessoal vamos aumentar o ritmo de estudos, pois uma vaga será sua!

E para não perdermos o costume, vamos resolver uma questão de Administração Geral:

(CESPE – TÉCNICO ADMINISTRATIVO/2012) A análise do ambiente interno, o estabelecimento de objetivos e a escolha das estratégias são atividades inerentes ao processo de planejamento.

Segundo Chiavenato (2006), o planejamento é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamento. Seu processo é constituído de uma séria sequencial de seis passos, a saber:

1. Definir os objetivos;

2. Verificar qual a situação atual em relação aos objetivos;
3. Desenvolver premissas quanto às condições futuras;
4. Analisar as alternativas de ação;
5. Escolher um curso de ação entre as várias alternativas;
6. Implementar o plano e avaliar os resultados.

Gabarito: Correto.

Abraços a todos e bons estudos.

Nilson Marckzan

Formado em Administração de Empresas, com ênfase em Tecnologia da Informação, com larga experiência no segmento bancário, administrativo, de controle interno e de orçamento público. Aprovado em vários concursos. Atualmente exerce cargo na Secretaria de Saúde do Distrito Federal, na área de Contabilidade, Orçamento e Finanças.