É Possível Pedir Prorrogação De Posse Em Concurso Público?

Por: Redação Tec Concursos

O Que São Ciclos De Estudos e Como Implementar Em Sua Rotina

Participar de um certame pode ser um processo burocrático. Por isso, muitos estudantes ficam em dúvida sobre alguns processos, inclusive aqueles após a prova. Uma das mais comuns é “posso pedir a prorrogação de posse em concurso público”?

Neste artigo você vai conferir a resposta para essa pergunta! Se você nem mesmo sabe o que é a prorrogação, confira mais informações sobre esse característica primordial de um concurso público!

Entendo a prorrogação de posse em concurso público

Antes de descobrir um pouco mais sobre a prorrogação de posse em concurso público, é preciso entender o conceito.

A posse, no contexto de um certame, acontece quando você é aprovado no exame e nomeado no Diário Oficial como a pessoa que conquistou determinada vaga.

A partir disso, você precisa tomar “posse” do cargo que é seu por direito, e tem até 30 dias contados do prazo de publicação no jornal oficial para fazer isso.

Nesta convocação você precisará apresentar documentos e exames médicos (que estão descritos no edital do concurso). É preciso prestar atenção aos prazos de expedição que são aceitos para cada um deles, pois, se precisar fazer uma nova via, ainda terá tempo hábil para isso.

A prorrogação é possível?

Se você precisar solicitar a prorrogação de posse em concurso público por alguma impossibilidade de se apresentar neste período, saiba que há essa possibilidade, mas não em todos os casos.

É preciso que você procure por essa exceção no seu edital. Caso não conste nada sobre esse assunto, pesquise na lei que rege a sua vaga ou o estatuto do órgão para qual irá trabalhar.

Em alguns casos é possível prorrogar o prazo de posse em até 30 dias, mas não mais do que isso.

Como fazer o pedido de adiamento de posse?

A prorrogação de posse em concurso público deve ser feita ainda no período válido para a realização da posse. Neste período, apresente ao órgão para qual irá atuar o seu pedido e aguarde o parecer.

É importante ressaltar que você precisará apresentar uma justificativa convincente para essa impossibilidade de assumir o cargo no prazo estipulado.

Prepare-se com antecedência

Para que você não precise desse recurso e para que tome posse de seu cargo de forma tranquila, é essencial se preparar antes.

Mesmo que ainda seja estudante já separe os documentos essenciais, confira se estão no prazo de validade estipulado no edital e faça o orçamento da lista de exames médicos necessários.

Além disso, se for assumir o cargo e trabalhar em outra cidade, prepare-se antes para mudança em questões financeiras e de moradia. É preciso ter confiança que você conquistará o cargo e realmente irá pôr em prática esse planejamento!

E para realizar esse sonho o Tec Concursos está aqui para ajudar você. Confira a nossa plataforma de ensino e resoluções de questões totalmente on-line!

Para mais dicas de estudos e tira-dúvidas sobre certames continue acompanhando o nosso blog!