Dúvida sobre regra de três

Por: Vítor Menezes

Vejam esta questão aqui:
 
Para pintar um edifício foram necessários 3 pintores trabalhando 7 horas por dia durante 40 dias. O total de dias necessários para se pintar um edifício idêntico, dispondo-se de 4 pintores trabalhando 5 horas por dia, seria:
 
A questão é da IBFC, e está resolvida no site do TEC nesta URL aqui.
 
Existem diferentes maneiras de matarmos a questão. Uma delas é por regra de três.
 
Na solução postada aqui no TEC, usei como referência a grandeza "número de pintores". A partir dela, analisei se as demais eram diretamente ou inversamente proporcionais.
 
Muito bem, em seguida, recebi esta mensagem aqui, de um aluno do TEC, também chamado Vitor (Vitor Rocha):
 
Para saber se as grandezas são direta ou inversamente proporcionais, a grandeza utilizado como base da comparação deve ser a que possui a incógnita (dias) e não a grandeza " pintores". Fundamentação equivocada.

VITOR

 
Ou seja, nós sempre seríamos obrigados a usar a grandeza da incógnita como referência.
 
Certo?
 
Errado!
 
Você é sempre livre para escolher a grandeza que você bem entender. A resposta sempre será a mesma. Portanto, opte pela grandeza que seja mais tranquila para você.
 
Para ficar mais claro o motivo disso ocorrer, gravei o vídeo abaixo:
 
 

Vítor Menezes

Sócio-fundador do Tec Concursos. Professor de matemática, matemática financeira, estatística e lógica. Engenheiro eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Dá aulas em cursos preparatórios para concursos públicos desde 2005. Classificado e aprovado nos concursos de Analista do MPU/2004, Agente e Escrivão da PF/2004, Auditor Fiscal do ICMS/MG/2004, Auditor Fiscal do ICMS/SP 2013 (Agente Fiscal de Rendas), Auditor Federal de Controle Externo do TCU 2006. Exerceu os cargos de Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (período de 2006 a 2019) e Auditor Fiscal da Sefaz/MG (2005 a 2006).