Devo Investir em Uma Carreira Tribunal?

Por: Redação Tec Concursos

Devo investir em uma carreira tribunal?

Investir em uma carreira tribunal por meio de um concurso público é uma das melhores maneiras de impulsionar sua vida profissional ou mesmo iniciá-la. Porém, cada uma delas conta com exigências específicas e é preciso se encaixar no perfil que está sendo buscado. 

Hoje vamos contar para você os motivos pelos quais você deveria apostar nesses certames e quais são as vantagens de quem opta por esse caminho. Confira abaixo e aprenda sobre o tema!

Vale a pena investir em uma carreira tribunal?

Estudar para ingressar em uma carreira tribunal conta com muitas vantagens e é um processo que, apesar de desafiador, acaba valendo a pena para sua vida profissional. Confira os motivos que selecionamos abaixo:

  • são muitas oportunidades todos os anos — de acordo com a justiça brasileira existem 91 tribunais. Ou seja, também há muitas vagas;
  • concursos para tribunais têm muitos classificados — em comparação com as outras esferas, é comum que os concursos tribunais classifiquem uma grande quantidade de pessoas;
  • contemplam vários níveis de escolaridade — há vagas para nível médio, médio técnico e superior;
  • alta remuneração — os salários e benefícios daqueles que ingressam em uma carreira tribunal são, geralmente, acima da média do mercado de trabalho. Isso sem contar com as bonificações e carga horária;
  • concursos em todo o país — diversas cidades estão contempladas por esses certames, o que é excelente por não concentrar os locais de trabalho apenas nas grandes capitais;
  • há planos de cargo — existe o direito à progressão funcional e até mesmo à promoção de cargo, dependendo do concurso que foi prestado.  

Quais são as possibilidades em matéria de carreiras tribunais? 

Agora que você já conhece todos os detalhes sobre as vantagens de quem escolhe investir em uma carreira tribunal, chegou a hora de entender quais são as suas possibilidades.

Há os Tribunais de Justiça, os Tribunais Regionais Federais, os Tribunais Regionais do Trabalho, os Tribunais Regionais Eleitorais, Tribunais da Justiça Militar, além dos tribunais superiores: Superior Tribunal de Justiça, o Tribunal Superior Eleitoral, o Tribunal Superior do Trabalho, e o Supremo Tribunal Federal. 

Se você sonha em ser um servidor público, essa pode ser uma excelente opção para você. Prepare-se para prestar o certame com quem mais entende do assunto! Confira o curso preparatório do Tec Concursos!