Contabilidade Pública e o concurso da ANP – Banca Cesgranrio

Olá pessoal!
 
Recebemos contatos de alguns alunos pedindo orientações de como estudar nossa disciplina para a prova da ANP – Técnico Administrativo (banca Cesgranrio), que ocorrerá em breve.
 
Pois bem. O edital veio bem simples, vejam só:
 
Contabilidade Pública: conceitos e princípios gerais.
 
Não é muita coisa, galera. Basicamente, temos que estudar a NBC T 16.1, que trata da conceituação comumente cobrada em prova, e a Resolução CFC nº 1.111/07 (alterada pela Res. 1.367/11), que trata dos princípios de contabilidade sob a perspectiva do setor público. Também é prudente termos algumas noções sobre Regimes Contábeis – confronto entre o regime integral de competência (enfoque patrimonial) e o regime misto (enfoque orçamentário).
 
O nosso livro teórico disponível no TEC aborda todo o edital. Basta a leitura do Capítulo 01 – Introdução à Contabilidade Pública e, claro, a resolução de várias questões comentadas. Com isso, achamos suficiente para que você venha a realizar uma excelente prova!
 
Qualquer dúvida, estamos a disposição.
 
Um grande abraço,
 
 

Rodrigo Noleto e Vinicius Saraiva

Rodrigo Noleto: bacharel em Ciências Contábeis pela UnB e pós-graduado em Controladoria Governamental. É Auditor de Controle Externo no Tribunal de Contas do Distrito Federal, com atuação na Secretaria de Macroavaliação da Gestão Pública. Já exerceu vários cargos na Administração Pública, entre eles, os cargos de Analista de Contabilidade na ECT e CONAB, e Analista Judiciário - Especialidade Contabilidade no Conselho Nacional de Justiça. Foi aprovado em vários concursos, com destaque para os cargos de Especialista em Regulação da ANAC (2012), Analista de Finanças e Controle da STN (2013), Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados - Área IV (2014) e Auditor de Controle Externo do TCDF (2014). Vinícius Saraiva: bacharel em Ciências Contábeis pela UnB e pós-graduado em Controladoria e Finanças. Atualmente, exerce o cargo de Analista do Banco Central do Brasil no Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (DEBAN). Tem uma vasta experiência na área de Contabilidade Pública e exerceu os seguintes cargos na Administração Pública: Analista Judiciário- CNJ e Analista de Contabilidade- EBSERH. Foi aprovado em vários certames, entre eles, os concursos para Analista de Finanças e Controle da STN, Analista Administrativo da ANVISA, e Perito Contador do MPU.