Concurso SEDF 2022 – Priorização de Assuntos

Por: Gustavo Santana

Priorização de Assuntos - SEDF 2022

Olá, pessoal!

Foi publicado o edital para o concurso SEDF 2022. A equipe do TEC elaborou um guia de estudos com base no edital, com milhares de questões comentadas e correspondente teoria:

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O GUIA PARA SEDF 2022

Nesse guia você tem acesso a todas as provas comentadas por professores e tem à disposição a teoria envolvida para cada questão.

Nós utilizamos esse guia acima como base para que, neste atual artigo, realizemos um levantamento dos assuntos mais cobrados e o apresentamos em curvas ABC. O objetivo é auxiliar o aluno a identificar tanto os assuntos mais importantes quanto os assuntos pouco cobrados e até deixados de lado. Este artigo permitirá que o aluno possa organizar seu tempo de estudos de forma desigual para os diferentes tópicos, podendo focar mais tempo nos temas que mais caem, e reservar menos tempo e menos empenho nos assuntos pouco cobrados.

É importante destacar que não temos aqui a pretensão de acertar a distribuição de questões que ocorrerá na prova. Nosso objetivo é levantar um histórico de como os assuntos previstos no edital são cobrados nos concursos elaborados pela banca QUADRIX, resultando em um norte de como a banca poderá se comportar no atual concurso.

Na montagem dos cadernos base deste estudo, utilizamos os seguintes quesitos:

Assuntos previstos no edital + Banca QUADRIX

Neste processo pegamos questões de quaisquer anos, mesmo eventualmente anuladas, desatualizadas ou sem comentário de professor. Como o objetivo aqui é levantar um histórico de cobrança dentro das matérias, todas as questões são úteis, mesmo que tenham sido anuladas ou já estejam desatualizadas.

Vejamos os resultados!

Neste atual artigo analisamos as matérias para os cargos de Gestor Em Políticas Públicas e Gestão Educacional.

No próximo artigo analisaremos as matérias dos cargos de Professor e Pedagogo.



1. CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA OS CARGOS DE GESTOR EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL

1) Língua Portuguesa

Em Língua Portuguesa, nos baseamos neste caderno: https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2Bg3G, contendo 4.782 questões. Usamos como filtro questões da banca QUADRIX. O resultado está na tabela abaixo.

Destacados de azul nessa tabela estão 7 tópicos cuja porcentagem acumulada é de 73%. Isso significa que 7 tópicos cobrem 73% de todas as questões da matéria que obedecem aos filtros utilizados. Praticamente metade das questões são de Interpretação de textos, Reescrita de frases ou Morfologia. Segue a distribuição:

Tópico Quantidade Porcentagem Porcentagem acumulada
Interpretação de Textos (compreensão) 805 17% 17%
Reescrita de Frases. Substituição de palavras ou trechos de texto. 774 16% 33%
Morfologia 662 14% 47%
Sintaxe 423 9% 56%
Ortografia 327 7% 63%
Coerência. Coesão (Anáfora, Catáfora, Uso dos Conectores – Pronomes relativos, Conjunções etc) 279 6% 68%
Pontuação (ponto, vírgula, travessão, aspas, parênteses etc) 244 5% 73%
Questões mescladas (interpretação de textos ou gramática) 227 5% 78%
Concordância (Verbal e Nominal) 220 5% 83%
Semântica 209 4% 87%
Regência 183 4% 91%
Tipologia e Gênero Textual 153 3% 94%
Clareza e Correção 82 2% 96%
Vocábulo “que” 68 1% 97%
Partícula “se” 36 1% 98%
Linguagem 30 1% 99%
Colocação pronominal 24 1% 99%
Vozes (voz passiva e voz ativa) 24 1% 100%
Vocábulo “como” 6 0% 100%
Paralelismo 5 0% 100%
Tipos de discurso (Direto, Indireto e Indireto Livre) 1 0% 100%

2) Uso de Tecnologia da Informação na Educação e Informática Básica

Em Uso de Tecnologia da Informação na Educação e Informática Básica, nos baseamos neste caderno: https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2Bg3H, contendo 2.022 questões. Usamos como filtro questões da banca QUADRIX. Veja abaixo como ficou a distribuição. Windows, Microsoft Office e Navegadores são os tópicos mais cobrados pela banca Quadrix.

Tópico Quantidade Porcentagem Porcentagem acumulada
Windows 565 28% 28%
Microsoft Office 514 25% 53%
Navegadores (Browsers) 270 13% 67%
Ameaças (Vírus, Worms, Trojans, Malware, etc.) 167 8% 75%
Serviços (internet) 163 8% 83%
Conceitos, Modelos, Tipos e Topologias de Redes 97 5% 88%
Protocolos de Redes 61 3% 91%
Conceitos Gerais de Sistemas Operacionais e Sistemas de Arquivos 32 2% 92%
BrOffice / LibreOffice 32 2% 94%
Conceitos de Internet 30 1% 95%
Backup 30 1% 97%
Equipamentos, Meios de Transmissão e Conexão 29 1% 98%
Intranet e Extranet 23 1% 100%
Correio Eletrônico (E-mail) 9 0% 100%

3) Noções de Direito Administrativo

O caderno base, https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2Bg3I, contou com 1.743 questões. Usamos como filtro questões da banca QUADRIX. A distribuição é esta:

Tópico Quantidade Porcentagem Porcentagem acumulada
Organização Administrativa 436 25% 25%
Atos administrativos 336 19% 44%
Regime Jurídico Administrativo 270 15% 60%
Poderes e Deveres da Administração 253 15% 74%
Agentes Públicos 228 13% 87%
Responsabilidade Civil do Estado 118 7% 94%
Controle da Administração 68 4% 98%
Origem, Conceito e Fontes do Direito Administrativo 34 2% 100%

4) Conhecimentos acerca do Distrito Federal

Para esta matéria nos baseamos neste caderno: https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2Bg3K, contendo 18 questões. Usamos como filtro questões da banca QUADRIX, resultando na seguinte distribuição:

Tópico Quantidade Porcentagem Porcentagem acumulada
Realidade Social, Histórica e Geográfica do Distrito Federal e da RIDE/DF 10 56% 56%
Geografia do Distrito Federal e da RIDE/DF 8 44% 100%


2. CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES PARA OS CARGOS DE GESTOR EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL

5) Direito Educacional

O caderno base, https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2Bg3D, contou com 163 questões. Usamos como filtro questões da banca QUADRIX. A distribuição é esta:

Tópico Quantidade Porcentagem Porcentagem acumulada
Lei nº 9.394/1996 – LDB 51 31% 31%
Da Educação, da Cultura e do Desporto (arts. 205 a 217 da CF/1988) 50 31% 62%
Legislação Estadual sobre Educação 32 20% 82%
Lei Orgânica do Distrito Federal 17 10% 92%
Lei nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação 13 8% 100%

O assunto mais cobrado é a lei 9.394/1196 e corresponde a 31% das questões. Explodindo esse tópico em seus subtópicos, temos a distribuição abaixo.

Tópico Quantidade Porcentagem Porcentagem acumulada
Da Composição dos Níveis Escolares (arts. 21 ao 38 da Lei nº 9.394/1996) 23 45% 45%
Da Educação e Dos Princípios e Fins da Ed. Nacional (arts. 1º ao 3º da Lei nº 9.394/1996) 9 18% 63%
Do Direito à Educação e do Dever de Educar (arts. 4º ao 7º da Lei nº 9.394/1996) 9 18% 80%
Da Organização da Educação Nacional (arts. 8º ao 20 da Lei nº 9.394/1996) 5 10% 90%
Da Educação Profissional, Superior e Especial (arts. 39 ao 60 da Lei nº 9.394/1996) 4 8% 98%
Dos Profissionais da Educação (arts. 61 ao 67 da Lei nº 9.394/1996) 1 2% 100%

6) Direito da Criança e do Adolescente e da Pessoa com Deficiência

Para Direito da Criança e do Adolescente e da Pessoa com Deficiência, nos baseamos neste caderno: https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2Bg3L, contendo 75 questões. Usamos como filtro questões da banca QUADRIX. Veja o resultado.

Tópico Quantidade Porcentagem Porcentagem acumulada
Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária (ECA – arts. 19 ao 52-D) 22 29% 29%
Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer (ECA – arts. 53 ao 59) 13 17% 47%
Das Disposições Preliminares (ECA – arts. 1º ao 6º) 11 15% 61%
Do Direito à Vida e à Saúde (ECA – arts. 7 ao 14) 7 9% 71%
Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade (ECA – arts. 15 ao 18-B) 7 9% 80%
Do Direito à Educação (arts. 27 a 30 da Lei nº 13.146/2015) 7 9% 89%
Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho (ECA – arts. 60 ao 69) 5 7% 96%
Do Conselho Tutelar (ECA – arts. 131 ao 140) 2 3% 99%
Das Medidas Pertinentes aos Pais ou Responsáveis (ECA – arts. 129 ao 130) 1 1% 100%

Observação

Nós sempre tomamos como ponto de partida o módulo constante do Guia de Estudos do Tec, e para algumas matérias os professores não conseguiram abordar todo o edital. Segue a ressalva feita pelos professores:

“Não aborda: Lei nº 5.106/2013 (para cargos da carreira Assistência à Educação).”

As matérias específicas para os cargos de Administração, Economia, Serviço Social, Contabilidade e Direito e Legislação estão disponibilizadas nos links abaixo:

Observação final

Muita gente pergunta a diferença deste artigo para o Guia de estudos do TEC. A diferença é simples:

O Guia do TEC é feito para você estudar. Lá a gente remove questões desatualizadas e anuladas, retiramos o excesso de questões em assuntos com quantidades exageradas, e, se necessário, mesclamos questões de outras bancas em assuntos pouco cobrados.

Já este artigo é feito para analisarmos histórico de cobrança, então, é feito nada do que foi descrito acima. Utilizando como base os cadernos dos Guias do TEC, aproveitamos os filtros de assuntos empregados, e adequamos os demais filtros (como área, banca, e inclusão de desatualizadas e anuladas, que, para a finalidade de se traçar histórico de cobrança, continuam perfeitamente válidas). Quando feito tal procedimento, é possível até que alguns assuntos deixem de constar do caderno, caso nunca tenham sido cobrados em provas anteriores da banca, o que não é problema algum, porque seria um indicativo de não serem assim tão relevantes.

Clique aqui e tenha acesso a milhares de questões comentadas e com teoria feitas pela equipe de professores do TEC e selecionadas especificamente para o atual concurso.

Você também pode clicar aqui e acessar outros artigos com priorização de assuntos para diversos concursos.

Espero que esse artigo ajude sua caminhada. Um abraço e bons estudos! Que você tenha uma excelente prova!

Gustavo Santana

Sou professor de Física, Matemática Básica, Matemática Financeira, Raciocínio Lógico e Estatística para concursos e vestibulares. Tenho formação em Engenharia Mecânica, pela Unicamp, e possuo mestrado em Ciências e Engenharia de Petróleo, pela mesma instituição. Minha parceria com o TEC Concursos se iniciou em 2016 e em seu acervo conto com mais de 10 mil questões comentadas. Busco levar ao aluno não a mera memorização de fórmulas, mas os conceitos que os precedem, tendo em mente que é o entendimento desses conceitos e a resolução em massa de questões que trazem o prazer pela matéria e o seu domínio.