Concurso PM MS: deputado solicitou novo edital com 650 vagas

Por: Jaqueliny

Concurso PM MS

O deputado estadual do Mato Grosso do Sul, Coronel David, solicitou um novo concurso da PM MS para o governador Reinaldo Azambuja.

Os últimos editais da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul foram publicados em 2018, os edital ofertaram 450 vagas distribuídas para os cargos de soldado, oficial e oficial de saúde.

Neste conteúdo você fica por dentro do panorama completo da seleção, saiba detalhes sobre os cargos, remuneração e muito mais. Navegue pelo índice abaixo;

Informações sobre o edital

Detalhes da instituição e das últimas seleções:

Outras informações relevantes:

Concurso PM MS: informações importantes

O deputado reforçou que as instituições militares precisam ter um quadro de pessoal compatível com suas necessidades. Veja o vídeo na íntegra:

Movimentações e linha do tempo

Você que está estudando para o concurso PM MS certamente quer saber detalhes da seleção, por isso, logo a seguir confira todos os andamentos até o momento.

  • 16/03/2022: deputado solicitou certame.

Cargos, vagas e remunerações

Se o pedido de um novo concurso for atendido, a previsão é para a oferta de 660 vagas para os cargos de soldado e oficial.

Atribuições e requisitos dos cargos

Soldado

  • Requisito: possuir idade mínima de 18 anos completos na data da matrícula no Curso
    de Formação; possuir, no máximo, 30 anos na data de encerramento das inscrições neste concurso público; possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, de categoria “B”, valendo para tanto a CNH Provisória;  possuir escolaridade de ensino médio completo ou equivalente; e outros.
  • Atribuições: cumprir os planos, normas e ordens emanadas do escalão superior; atuar na atividade de policiamento ostensivo, nas suas mais diversas modalidades; conduzir viaturas policiais; executar outros encargos e atividades de interesse da Corporação.
  • Remuneração: 3.352,53 (conforme o último edital)

Oficial

  • Requisito: possuir idade mínima de 18 anos completos na data da matrícula no Curso
    de Formação; possuir, no máximo, 30 anos; possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, de categoria “B”; possuir escolaridade de nível superior, com diploma de Bacharel em Direito; e outros.
  • Atribuições: exercer a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, através do planejamento, controle, supervisão, fiscalização, apoio e execução de ações e operações policiais; exercer a gestão de recursos humanos, logísticos e operacionais; e outras.
  • Remuneração: R$ 7.089,13 (conforme o último edital)

Veja também:

Tudo sobre a Polícia Militar do Mato Grosso do Sul e progressão salarial

A Polícia Militar do Mato Grosso do Sul é um órgão que possui a atribuição de preserva a ordem pública o policiamento ostensivo no Estado.

Segundo informações disponibilizadas no site da PM MS, a corporação  possui quatro divisões.

“Os órgãos de Direção realizam o comando e a Administração da Corporação, competindo-lhe o planejamento em geral com vistas à organização, às necessidades em pessoal e em material e ao seu emprego no cumprimento das suas missões.

Os órgãos de Apoio realizam as atividades meio da Corporação, atendendo às necessidades de pessoal e de material, indispensáveis ao cumprimento de sua atividade fim, atuando em cumprimento às diretrizes e ordens emanadas dos órgãos de Direção.

Os órgãos de Execução, são constituídos pelas Unidades Operacionais e realizam as atividades fim da Corporação. Esses órgãos cumprem com a sua destinação legal, executando as diretrizes e ordens emanadas dos órgão de Direção e são apoiados em suas necessidades de recursos humanos, materiais e serviços pelos órgãos de apoio.”

Últimos editais do concurso da PM MS de 2013

A PM ES publicou seus últimos editais em 2013.

As seleções oportunizaram vagas para os cargos de Soldado, Oficial Combatente e Oficial de saúde – Tenente médico/dentista/médico veterinário.

O concurso público foi organizado pela Fundação Fapems.

Etapas para o cargo de Oficiais de saúde:

  • Fase I, que compreenderá as seguintes etapas:
    • Etapa I: Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Etapa II: Prova de Títulos, de caráter exclusivamente classificatório.
    • Fase II: Exame de Aptidão Mental (Avaliação Psicotécnica), de caráter eliminatório;
    • Fase III: Exame de Saúde, de caráter eliminatório;
    • Fase IV: Exame de Capacidade Física, de caráter eliminatório; e
    • Fase V: Investigação Social, de caráter eliminatório.

Etapas para os cargos de Soldado e Oficial:

  • Fase I: Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Fase II: Exame de Aptidão Mental (Avaliação Psicotécnica), de caráter eliminatório;
  • Fase III: Exame de Saúde, de caráter eliminatório;
  • Fase IV: Exame de Capacidade Física, de caráter eliminatório; e
  • Fase V: Investigação Social, de caráter eliminatório.

Assine o TEC Concursos

A plataforma do TEC Concursos possui mais de 1,7 milhão de questões cadastradas, além de aulas teóricas com conteúdos atualizados que já auxiliaram concurseiros e concurseiras em aprovações.

Direto ao ponto e sem rodeios! Com a plataforma do TEC você pode direcionar os estudos para uma banca, um cargo, seleção de uma Instituição e muito mais.

E você pode começar estudando de graça. Veja os benefícios da conta gratuita:

  • Resolva 15 questões por dia, com exceção de questões inéditas e adaptadas;
  • Leia três capítulos de teoria por dia;
  • Participe da comunidade;
  • Baixe editais, provas e gabaritos; e
  • Crie caderno de questões.

Estude de forma direcionada! A plataforma possui mais de 80 questões específicas para as provas do concurso da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul. 

Concursos previstos para 2022

A Lei Orçamentária de 2022 prevê 43.192 vagas, sendo 38.929 para a realização ou continuidade de concursos públicos e outras 4.263 para criação.

Além disso, outros concursos públicos, já estão com trâmites em andamento. A equipe do Tec Concursos preparou um conteúdo completo sobre a previsão de editais.

Resumo do concurso da PM MS

 

ASSINE AQUI O TEC CONCURSOS

Jaqueliny

Graduação em comunicação social com habilitação em Jornalismo. Cursando pós-graduação em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).