Concurso MAPA: 60 vagas autorizadas; Saiba tudo!

Por: Bruna

Reprodução Governo Federal

Excelente notícia para os concurseiros das áreas de tecnologia e engenharia! Foram autorizadas 60 vagas temporárias para o Concurso MAPA.

Neste conteúdo você fica por dentro do panorama completo da próxima seleção, detalhes sobre os cargos, remuneração e muito mais. Utilize o menu abaixo para facilitar a navegação:

Concurso MAPA: movimentações e linha do tempo

A autorização foi publicada no Diário Oficial da União por meio da portaria Nº 12.226, de 14 de outubro de 2021.

Linha do tempo do concurso

Você que está estudando para o concurso MAPA certamente quer saber detalhes da seleção, por isso, logo a seguir confira todos os andamentos até o momento.

  • 14 outubro de 2021: concurso autorizado.

Concurso MAPA: cargos, vagas e remunerações

As contratações dependerão de prévia aprovação em processo seletivo simplificado e o prazo de duração dos contratos será de, no máximo, 4 (quatro) anos, podendo ser prorrogados, desde que devidamente justificado.

O prazo para a publicação do edital de abertura de inscrições será de até 6 (seis) meses, contado a partir da publicação desta Portaria, ou seja, até abril de 2022.

Atribuições e requisitos dos cargos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Todas as vagas têm como requisito nível superior completo.

O MAPA definirá a remuneração dos profissionais a serem contratados em conformidade com a importância de que tratam o inciso II, do art. 7º, da Lei nº 8.745, de 1993, e o art. 2º do Decreto nº 6.479, de 11 de junho de 2008.

Confira a distribuição das vagas a seguir:

CARGOS VAGAS
Analista de Dados 9
Especialista em Governança de Dados 2
Analista em Business Intelligence 5
Cientista de Dados 2
Especialista em Big Data 2
Engenheiro de IA 2
Analista em Interoperabilidade 9
Arquiteto em Soluções 3
Especialista em DevOps 2
Analista de Infraestrutura de TIC 6
Analista de Processo 1
Analista de Negócios (Gerente de Projetos de Soluções de TIC) 14
Analista de Segurança da Informação 3
TOTAL 60

Os contratados atuarão no desenvolvimento de 5 projetos estratégicos corporativos do MAPA , são eles:

  • Governança Fundiária;
  • Autocontrole;
  • ProDefesa;
  • Observatório da Agropecuária Brasileira; e
  • Agro Gestão Integrada de Riscos – AGIR.

Tudo sobre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e progressão salarial

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é responsável pela gestão das políticas públicas de estímulo à agropecuária, pelo fomento do agronegócio e pela regulação e normatização de serviços vinculados ao setor.

O Decreto Nº 10.827, de 30 de setembro de 2021, aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, remaneja e transforma cargos em comissão e funções de confiança e altera o Decreto nº 3.035, de 27 de abril de 1999 e o Decreto nº 6.010, de 3 de janeiro de 2007.

Assine o TEC Concursos

A plataforma do TEC Concursos possui mais de 1,7 milhão de questões cadastradas, além de aulas teóricas com conteúdos atualizados que já auxiliaram concurseiros e concurseiras em aprovações.

Direto ao ponto e sem rodeios! Com a plataforma do TEC você pode direcionar os estudos para uma banca, um cargo, seleção de uma Instituição e muito mais.

E você pode começar estudando de graça. Veja os benefícios da conta gratuita:

  • Resolva 15 questões por dia, com exceção de questões inéditas e adaptadas;
  • Leia três capítulos de teoria por dia;
  • Participe da comunidade;
  • Baixe editais, provas e gabaritos; e
  • Crie caderno de questões.

Clique aqui e assine a plataforma

Concursos previstos para 2022

O Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2022 prevê 73,640 vagas, sendo 69.543 para a realização ou continuidade de concursos públicos e outras 4.097 para criação.

As seleções da CGU, TJDFT e INSS são exemplos de concursos públicos aguardados para o próximo ano. Lembrando que a Controladoria-Geral da União já possui banca organizadora, ou seja, o edital pode sair a qualquer momento.

Resumo do concurso do MAPA

 

ASSINE AQUI O TEC CONCURSOS

Bruna

Formação em marketing e considerável experiência em estratégia e produção de conteúdo direcionado aos segmentos de educação e desenvolvimento de carreira. Exerceu atividades de natureza técnico-administrativa como servidora pública no Governo do Estado de São Paulo e na Prefeitura de São Paulo entre os anos de 2008 e 2011. Dedica-se, atualmente, ao marketing.