As inscrições para o concurso MAPA estão encerradas!
O processo seletivo simplificado é destinado à contratação de 60 profissionais de nível superior, por tempo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.
As Provas Objetivas serão realizadas na cidade de Brasília/DF, com data prevista para 5 de junho 2022.
Quer saber tudo sobre o assunto? Neste conteúdo você fica por dentro do panorama completo da seleção. Saiba detalhes sobre os cargos, remuneração e muito mais. Navegue pelo índice abaixo!Informações sobre o edital
A execução do Processo Seletivo Simplificado será de responsabilidade técnica e operacional do Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro – IDIB.
No quadro a seguir veja datas importantes que constam no cronograma do edital.
Inscrições entre os dias: 30/03/2022 a 02/05/2022
Último dia para pagar taxa: 03/05/2022
Provas objetivas: 05/06/2022
Movimentações e linha do tempo
Você que está estudando para o concurso MAPA certamente quer saber detalhes da seleção, por isso, logo a seguir confira todos os andamentos até o momento.
Para esta seleção são ofertadas 60 vagas imediatas, além de 300 vagas para formação de cadastro de reserva. Todas as vagas têm como requisito nível superior completo, jornada de 40 horas semanais e remuneração de R$ 8.300,00.Confira as atribuições e requisitos dos cargos!Requisitos comuns a todos os cargos
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior na área de Informática/Computação ou graduação em qualquer área de formação com pós-graduação em Informática/Computação (mínimo de 360 horas), fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. Experiência profissional superior a cinco anos em funções de Tecnologia da Informação; ou possuir título de mestrado ou doutorado na área.
Analista de Dados – Vagas: 9 + 45 CR
Atribuições: Desenvolver atividades de gestão e análise relacionadas à administração de banco de dados e administração de dados; técnicas de desenvolvimento de projetos de sistemas utilizando modelagem de dados, modelo relacional de dados e modelagem orientada a objetos.
Especialista em Governança de Dados – Vagas: 2 + 10 CR
Atribuições: Possuir organização e capacidade de análise crítica; desenvolver políticas e procedimentos para a coleta e análise de dados, das diversas fontes de dados; monitorar resultados de análise e métricas; implementar novas metodologias de análise de dados para garantir a integridade da coleta e utilização de dados.
Analista em Business Intelligence – Vagas: 5 + 25 CR
Atribuições: Controlar e administrar o repositório de dados para melhorar a documentação e coordenação das cargas de dados no ambiente de BI; garantir a contínua integridade dos dados extraídos dos sistemas para o ambiente de BI.
Cientista de Dados – Vagas: 2 + 10 CR
Atribuições: Definir diretrizes estratégicas, propor projetos, coordenar, supervisionar, monitorar e avaliar a implementação de Projetos em Big Data, Inteligência Artificial e de condução preditiva dos dados, no que concerne à realização de análises exploratórias de dados, automatização de processos de cálculo de indicadores.
Especialista em BigData – Vagas: 2 + 10 CR
Atribuições: Possuir organização e capacidade de análise crítica; desenvolver políticas e procedimentos para a coleta e análise de dados, das diversas fontes de dados; monitorar resultados de análise e métricas; implementar novas metodologias de análise de dados para garantir a integridade da coleta e utilização de dados.
Engenheiro de IA – Vagas: 2 + 10 CR
Atribuições: Condução de pesquisa para o desenvolvimento de projetos de inteligência artificial na área de dados, incluindo aprendizado de máquina (Machine Learning), englobando desde a concepção até sua programação ou realizando a gestão no desenvolvimento e programação.
Analista em Interoperabilidade – Vagas: 9 + 45 CR
Atribuições: Auxiliar os times de desenvolvimento, arquitetura e infraestrutura, atuando para a melhor entrega dos serviços; garantir a velocidade de entrega dos ambientes e serviços interoperáveis, com melhor uso dos recursos computacionais e seguindo as recomendações e padrões de arquitetura de mercado.
Arquiteto em Soluções – Vagas: 3 + 15 CR
Atribuições: Conduzir pesquisas e projetos de integração de sistemas e estruturas necessárias, prestando suporte na implantação e na utilização durante a implantação da solução; manter-se atualizado com as novas tecnologias encontradas no mercado.
Especialista em DevOps – Vagas: 2 + 10 CR
Atribuições: Atuar na redução de trabalho operacional através de automação de processos, provisionamento e utilização dos melhores serviços disponíveis; automatizar e aplicar melhorias no processo de provisionamento e gestão de containers de forma segura.
Analista de Infraestrutura de TIC – Vagas: 6 + 30 CR
Atribuições: Desenvolver atividades relacionadas à elaboração de diagnósticos de ambientes servidores sob os sistemas operacionais com plataformas Windows, Linux e Unix.
Analista de Processo –Vagas: 1 + 5 CR
Atribuições: Desenvolver atividades relacionadas a coordenar atividades de análise, avaliação e racionalização de processos; realizar levantamento de requisitos e especificação de sistemas.
Analista de Negócios (Gerente de Projetos de Soluções de TIC) – Vagas: 14 + 70 CR
Atribuições: Desenvolver atividades relacionadas à gestão de projetos de TIC e coordenação de equipes na gestão de ambientes computacionais de desenvolvimento, teste, homologação e produção de sistemas informatizados; coordenar equipes em projeto, análise e desenvolvimento de sistemas informatizados.
Analista de Segurança da Informação –Vagas: 3 + 15 CR
Atribuições: Gestão de segurança.
Os contratados atuarão no desenvolvimento de 5 projetos estratégicos corporativos do MAPA , são eles:
Governança Fundiária;
Autocontrole;
ProDefesa;
Observatório da Agropecuária Brasileira; e
Agro Gestão Integrada de Riscos – AGIR.
Concurso MAPA: etapas
Será aplicado exame de habilidades e conhecimentos, mediante provas objetivas, abrangendo os conteúdos programáticos constantes do Anexo V do Edital, bem como prova de títulos, conforme listado a seguir:
Prova Escrita Objetiva – 90 pontos
Língua portuguesa – 15 questões – peso 1 – 15 pontos
Prova de Títulos – 10 pontos (apenas classificatório)
As Provas Objetivas serão realizadas na cidade de Brasília/DF, com data prevista para 5 de junho 2022, em locais que serão divulgados oportunamente via internet, no endereço eletrônico www.idib.org.br.
As Provas serão aplicadas no turno da tarde, com duração de três horas para todas as funções.
Tudo sobre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é responsável pela gestão das políticas públicas de estímulo à agropecuária, pelo fomento do agronegócio e pela regulação e normatização de serviços vinculados ao setor.
O Decreto Nº 10.827, de 30 de setembro de 2021, aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança da instituição, remaneja e transforma cargos em comissão e funções de confiança.
Não perca nenhuma oportunidade:
O último edital do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento foi publicado em 2017.
O concurso público foi organizado pela ESAF.
Confira abaixo os cargos que foram ofertados:
Auditor Fiscal Federal Agropecuário – área Medicina Veterinária – 225 vagas
Assine o TEC Concursos
A plataforma do TEC Concursos possui mais de 1,7 milhão de questões cadastradas, além de aulas teóricas com conteúdos atualizados que já auxiliaram concurseiros e concurseiras em aprovações. Direto ao ponto e sem rodeios! Com a plataforma do TEC você pode direcionar os estudos para uma banca, um cargo, seleção de uma Instituição e muito mais. E você pode começar estudando de graça. Veja os benefícios da conta gratuita:
Resolva 15 questões por dia, com exceção de questões inéditas e adaptadas;
Formação em marketing e considerável experiência em estratégia e produção de conteúdo direcionado aos segmentos de educação e desenvolvimento de carreira. Exerceu atividades de natureza técnico-administrativa como servidora pública no Governo do Estado de São Paulo e na Prefeitura de São Paulo entre os anos de 2008 e 2011. Dedica-se, atualmente, ao marketing.