Concurso IBGE: IBFC é oficializada como a banca da próxima seleção

Por: Bruna

concurso ibge

Informações importantes sobre o concurso IBGE!

IBFC é oficializada como a banca da próxima seleção para os cargos de Coordenador Censitário de Área e Agente Censitário de Administração e Informática.

A escolha foi feita por meio de dispensa de licitação. Serão ofertadas 1.812 vagas temporárias.

Além disso, temos notícias para os candidatos inscritos no concurso IBGE que foi cancelado!

O IBGE deu início à devolução das taxas de inscrição dos Processos Seletivos Simplificados (PSS) cancelados do Censo Demográfico 2021 (Agente Censitário Municipal/Agente Censitário Supervisor e Recenseador).

Neste primeiro momento, a devolução se dará somente por meio de cadastramento no sistema e a modalidade de recebimento será através de depósito bancário em conta corrente.

Todas as informações estão disponíveis no site do IBGE.

Neste conteúdo você fica por dentro do panorama completo da próxima seleção, detalhes sobre os cargos, remuneração e muito mais. Utilize o menu abaixo para facilitar a navegação:

Guia do concurso IBGE

A equipe do TEC Concursos elaborou um Guia exclusivo para o concurso IBGE. Com ele, é possível conferir cadernos de questões específicas para os cargos e ter acesso a todas as informações resumidas sobre a seleção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Guia de estudo para o cargo de Recenseador.

Guia de estudo para os cargos de Agente Censitário.

Concurso IBGE: movimentações e linha do tempo

O IBGE deu início à devolução das taxas de inscrição dos Processos Seletivos Simplificados (PSS) cancelados do Censo Demográfico 2021 (Agente Censitário Municipal/Agente Censitário Supervisor e Recenseador).

O anúncio foi feito nas redes sociais do órgão.

Linha do tempo do concurso

Você que está estudando para o concurso IBGE certamente quer saber detalhes da seleção, por isso, logo a seguir confira todos os andamentos até o momento.

  • 06 de dezembro de 2021: IBFC é escolhida por meio de dispensa de licitação para organizar a próxima seleção para os cargos de Coordenador Censitário de Área (31 oportunidades) e Agente Censitário de Administração e Informática (1.781).
  • 03 de dezembro de 2021: devolução da taxa de inscrição dos Processos Seletivos Simplificados (PSS) cancelados do Censo Demográfico 2021 para os cargos de Agente Censitário Municipal/Agente Censitário Supervisor e Recenseador;
  • 24 de novembro de 2021: banca definida! A oficialização do processo seletivo simplificado foi publicada nas mídias sociais do IBGE. Eyder Mendes, supervisor de disseminação de informações do IBGE no Piauí, afirmou que as inscrições devem ocorrer em dezembro de 2021 e as provas em janeiro de 2022. As datas são preliminares e podem sofrer alterações.

Concurso IBGE: cargos, vagas e remunerações

O concurso IBGE será organizado por três diferentes bancas.

Para os cargos de Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador a organizadora será a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A expectativa é para que a aplicação das provas aconteça no início de 2022, em janeiro.

O edital, com 200 mil vagas temporárias, estava previsto para março deste ano, mas havia sido suspenso devido ao corte feito pelo Congresso Nacional de quase 90% no orçamento para a realização do Censo Demográfico 2021.

O novo concurso tem como objetivo selecionar profissionais para atuar no Censo Demográfico 2022. As vagas serão divididas entre diversos municípios e capitais brasileiras.

Já para os cargos de Coordenador Censitário de Área e Agente Censitário de Administração e Informática, tudo indica que a organização ficará sob responsabilidade do IBFC.

Por fim, a IDECAN será a organizadora da seleção que visa preencher vagas para os cargos de Agente Censitário de Pesquisa por Telefone e Supervisor Censitário de Pesquisas e Codificação.

Vale ressaltar que as últimas informações ainda não foram confirmadas pelo órgão. A equipe de jornalismo do Tec Concursos está em contato com o IBGE para esclarecimentos.

Atribuições e requisitos dos cargos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Recenseador

  • Requisito: ensino fundamental completo
  • Atribuições: cumprir as orientações recebidas por meio do serviço de mensagens no seu dispositivo móvel de coleta; apresentar-se ao informante com o uniforme e o crachá de identificação fornecido pelo IBGE e o documento de identidade citado no crachá; coletar, presencialmente e/ou por telefone, as informações do Censo Demográfico em todos os domicílios do setor censitário que lhe foi atribuído no âmbito da sua Área de Trabalho, registrando-as no dispositivo móvel 28 de coleta, de acordo com as instruções recebidas e dentro do prazo para comparecer ao Posto de Coleta, conforme determinação do Agente Censitário Municipal ou do Agente Censitário Supervisor; entre outras.
  • Remuneração: por produção*

*A remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

Agente Censitário Municipal (ACM)

  • Requisito: nível médio
  • Atribuições: acompanhar as atividades da coleta de dados, garantindo a perfeita cobertura da área territorial, o cumprimento dos prazos e a qualidade das informações coletadas; acompanhar o Agente Censitário Supervisor no início da coleta da pesquisa urbanística do entorno de domicílios para obter o conhecimento prático; e mais!
  • Remuneração: R$ 1.700

Agente Censitário Superior (ACS)

  • Requisito: nível médio
  • Atribuições: acompanhar os recenseadores em campo para esclarecimento de dúvidas quanto à identificação dos limites dos setores censitários e percursos, visando à cobertura correta de suas áreas de trabalho; monitorar a produtividade dos Recenseadores; adotar as providências relativas à contratação, prorrogação de contratos e desligamento de Recenseadores; auxiliar os Recenseadores na solução dos casos de recusa ou resistência de informantes em atendê-los; colaborar na organização e na administração do Posto de Coleta; entre outras.
  • Remuneração: R$ 2.100

Tudo sobre o IBGE e progressão salarial

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é o principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

O plano de cargos e salários dos servidores foi instituído por meio do Decreto nº 4.740, de 13 de junho de 2003.

Para o próximo concurso, entretanto, as vagas serão temporárias com prazos de 3 meses para Recenseador e de 5 meses para Agente Censitário, podendo ser prorrogado conforme a necessidade.

Último edital do concurso IBGE

Os editais do processo seletivo simplificado para a contratação temporária de pessoal nas funções de Recenseador e Agente Censitário haviam sido publicados no início de 2021. A seleção estava sob responsabilidade do Cebraspe.

No entanto, a banca confirmou o cancelamento dos certames, conforme publicação de comunicado oficial. Os procedimentos para a devolução das taxas de inscrição efetuadas serão publicadas nos canais oficiais do IBGE.

Na época, foram ofertadas 181.898 vagas para Recenseador, 5.450 vagas para Agente Censitário Municipal e 16.959 vagas para a função de Agente Censitário Supervisor.

Quais as etapas do concurso IBGE

Cargo Etapas Tipo de avaliação
Recenseador ETAPA 1: Prova objetiva Eliminatório e classificatório
  ETAPA 2: Treinamento Eliminatório e classificatório
Agente Censitário Prova objetiva Eliminatório e classificatório

Disciplinas

Recenseador

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Ética no Serviço Público; e
  • Conhecimentos Técnicos.

Agente Censitário

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico Quantitativo;
  • Ética no Serviço Público;
  • Noções de Administração/Situações Gerenciais; e
  • Conhecimentos Técnicos.

Assine o TEC Concursos

A plataforma do TEC Concursos possui mais de 1,7 milhão de questões cadastradas, além de aulas teóricas com conteúdos atualizados que já auxiliaram concurseiros e concurseiras em aprovações.

Direto ao ponto e sem rodeios! Com a plataforma do TEC você pode direcionar os estudos para uma banca, um cargo, seleção de uma Instituição e muito mais.

E você pode começar estudando de graça. Veja os benefícios da conta gratuita:

  • Resolva 15 questões por dia, com exceção de questões inéditas e adaptadas;
  • Leia três capítulos de teoria por dia;
  • Participe da comunidade;
  • Baixe editais, provas e gabaritos; e
  • Crie caderno de questões.

Clique aqui e assine a plataforma

Concursos previstos para 2022

O Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2022 prevê 73,640 vagas, sendo 69.543 para a realização ou continuidade de concursos públicos e outras 4.097 para criação.

As seleções da CGU, TJDFT e INSS são exemplos de concursos públicos aguardados para o próximo ano. Lembrando que a Controladoria-Geral da União já possui banca organizadora, ou seja, o edital pode sair a qualquer momento.

Resumo do concurso do IBGE

 

Bruna

Formação em marketing e considerável experiência em estratégia e produção de conteúdo direcionado aos segmentos de educação e desenvolvimento de carreira. Exerceu atividades de natureza técnico-administrativa como servidora pública no Governo do Estado de São Paulo e na Prefeitura de São Paulo entre os anos de 2008 e 2011. Dedica-se, atualmente, ao marketing.