Concurso EPPGG
Inicie a sua preparação!
O Tribunal de Contas da União (TCU) anulou o concurso para Especialista em Políticas Públicas e Gestor Governamental (EPPGG), organizado pela Escola de Administração Fazendária (ESAF).
O parecer foi do ministro Raimundo Carreiro, mas todos votaram a favor da decisão. De acordo com os ministros, faltou objetividade no edital de abertura do certame.
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) está analisando a decisão para tomar as próximas providências.
Se você se interessa por este concurso, deve manter ou iniciar sua preparação.
O Concurso visa ao preenchimento de 150 vagas para o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) com subsídio mensal inicial no valor de R$ 13.608,81.
Aqui no TEC Concursos temos um material excelente para a sua preparação. São módulos das mais diversas matérias com teoria e questões separadas conforme o último edital, todas elas resolvidas pelos nossos professores.
Acesse o Curso para o EPPGG – Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – Clique Aqui!
DO CARGO
As atribuições do cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestor Governamental (EPPGG) são atividades de gestão governamental nos aspectos técnicos relativos à formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, bem assim de direção e assessoramento em escalões superiores da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, em graus variados de complexidade, responsabilidade e autonomia.
O cargo exige Diploma de curso superior concluído, em nível de graduação, devidamente registrado no Ministério da
Educação (MEC).
DO SUBSÍDIO
O Subsídio inicial mensal do cargo é de R$ 13.608,81 para uma carga horária de 40 horas semanais.
Entenda o caso
Em novembro do ano passado, o TCU já havia suspendido o concurso porque o edital não apresentava parâmetros objetivos para a ponderação, por parte da banca examinadora, do quesito “experiência profissional exercendo atividade gerencial”, referente à prova de títulos. À época, segundo o voto do relator, ministro Raimundo Carreiro, a pontuação excessiva atribuída à experiência profissional na área gerencial “pode gerar um direcionamento indevido da seleção dos futuros servidores, procedimento este que difere do adotado nos concursos anteriores para o mesmo cargo”.
Ainda de acordo com o ministro, o edital não estabelece nenhum critério para identificar o que seja “atividade gerencial”, sendo que esse quesito pode atribuir até 150 pontos ao candidato – o que corresponde a 75% do total da prova de títulos e 22,7% do escore máximo do certame. “Assim, o elevado impacto desse quesito no resultado final do concurso exige redobrado cuidado na sua conceituação para evitar subjetividade na respectiva análise pela banca examinadora”, defende o relator no acórdão do caso.
*Fonte: CorreioWeb. Sílvia Mendonça – com informações de Célia Perrone.
DAS ETAPAS DO CONCURSO
A previsão é de sejam mantidas as regras do edital publicado que prevê duas etapas de avaliação:
I – Primeira Etapa – assim constituída: Provas Objetivas de Conhecimentos Básicos e de Conhecimentos Específicos, de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 200 pontos ponderados; Prova Discursiva – de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 260 pontos; Título e Experiência Profissional – de caráter apenas classificatório, valendo, no máximo, 200 pontos.
II – Segunda Etapa – Curso de Formação – com valor máximo de 250 pontos – de caráter eliminatório e classificatório, ao qual serão submetidos somente os candidatos habilitados e classificados na Primeira Etapa, ressalvada a possibilidade de acréscimo e de substituição.
DA PROVA OBJETIVA
Serão aplicadas duas provas objetivas, sendo uma de Conhecimentos Básicos e outra de Conhecimentos Específicos, eliminatórias no seu conjunto, relativas às disciplinas constantes do quadro a seguir:
Inicie a sua preparação. Elaboramos um curso Pré-Edital para que você possa adiantar os seus estudos com base no edital publicado do concurso cancelado.
Acesse o Curso para o EPPGG – Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – Clique Aqui!
VEJA COMO TEC CONCURSOS TE AJUDA!
Separamos no site do TEC Concursos maiores informações da prova aplicada para este concurso, ocorrida em 2013, e que pode ser acessada no link: https://www.tecconcursos.com.br/pesquisas/concursos/1545
Nesse endereço você encontrará informações como:
- Nota de corte;
- Salário;
- Concorrência;
- Distribuição das questões por matéria e assunto;
- Links para os outros concursos anteriores deste cargo.
Poderá, ainda, baixar o edital e as provas anteriores em PDF.
Se for assinante, tem acesso ainda à resolução das questões que já foram comentadas pelos nossos professores.
Para visualizar a informação você deve estar cadastrado em nosso site. Mas fique tranquilo, pois, se você ainda não é nosso aluno, acesse já e faça seu cadastro. É de graça!
Se você for aluno novo, quando do cadastro inicial você ganha 5 dias de acesso grátis ao Sistema de Questões. Acesse Já!
Saia na frente e faça parte do TEC CONCURSOS. Você vai encontrar os melhores Professores e os melhores materiais, tudo para a sua aprovação.
Acesse o Curso para o EPPGG – Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – Clique Aqui!
Seja Bem-Vindo e Bons Estudos!