Concurso Diplomata: veja o resultado final da seleção de 2022!

Por: Bruna

Concurso Diplomata

O Instituto Rio Branco divulgou o resultado final do Concurso Diplomata 2022. A publicação foi feita no Diário Oficial da União desta terça-feira, 21 de junho.

Confira a lista de aprovados!

Para esta seleção foram ofertadas 34 vagas na classe inicial de terceiro-secretário com exigência de nível superior completo em qualquer área e remuneração inicial de R$ 19.199,96.

Quer saber tudo sobre o assunto? Neste conteúdo você fica por dentro do panorama completo da seleção. Saiba detalhes sobre os cargos, remuneração e muito mais. Navegue pelo índice abaixo!

Informações sobre o edital:

Detalhes da instituição e das últimas seleções:

Outras informações relevantes:

Guia para o concurso Diplomata 2022

A equipe do TEC Concursos elaborou um Guia exclusivo para o concurso Diplomata. Com ele, é possível conferir cadernos de questões específicas para os cargos e ter acesso a todas as informações resumidas sobre a seleção do Instituto Rio Branco.

O que você vai encontrar no material?

  • Uma análise geral dos concursos anteriores
  • Cadernos por matéria
  • Informações resumidas sobre o edital
  • Edital verticalizado e muito mais.

Acesse o material abaixo:

Concurso Diplomata: informações importantes

Diplomatas, prioritariamente, são responsáveis por representar o seu país frente a outros países. Para tal, são exigidos conhecimentos técnicos em assuntos diversos, como: política, economia, educação e cultura.

Uma das partes mais interessantes da profissão é a oportunidade de viajar o mundo, conhecer novas culturas e atuar em áreas influentes com grande impacto social.

Promovido desde a década de 1940, o concurso do Itamaraty é realizado anualmente.

O concurso será realizado pelo Instituto Rio Branco (IRBr), com a colaboração do Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES).

No quadro a seguir veja datas importantes que constam no cronograma do edital.

Inscrições entre os dias: 25/02/2022 e 20/03/2022

Último dia para pagar a taxa: 21/03/2022

Prova objetiva da primeira fase: 17/04/2022

Provas da segunda fase: 30/04 e 1º/05/2022

Provas da terceira fase: 27, 28 e 29/5/2022

Resultado final: 21/6/2022

Movimentações e linha do tempo

Você que está estudando para o concurso Diplomata certamente quer saber detalhes da seleção, por isso, logo a seguir confira todos os andamentos até o momento.

Veja também:

4.617 questões específicas para as provas do Instituto Rio Branco

Mais de 1,7 milhão de questões cadastradas na plataforma

Confira informações de outros concursos públicos no blog do Tec

Requisitos e atribuições do cargo de Diplomata

Para esta seleção foram ofertadas 34 vagas para terceiro-secretário da carreira de diplomata , distribuídas da seguinte forma:

  • 25 para ampla concorrência;
  • 7 para candidatos negros;
  • 2 para pessoas com deficiência

A nomeação dos candidatos aprovados respeitará os critérios de alternância e de proporcionalidade, que consideram a relação entre o número total de vagas e o número de vagas reservadas aos candidatos com deficiência e aos candidatos negros.

Requisitos: apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Atribuições: aos servidores da carreira de diplomata incumbem, nos termos do art. 3º da lei nº 11.440/2006, atividades de natureza diplomática e consular, em seus aspectos específicos de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.

A remuneração inicial é de R$ 19.199,96 (valor bruto).

Os ocupantes de cargo da carreira de diplomata estão sujeitos à observância estrita das normas que regem o funcionamento do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Serviço Exterior Brasileiro, especialmente da lei nº 11.440/2006, cujos dispositivos, ademais de definir os direitos e deveres do servidor do SEB, explicitam aspectos que determinam o perfil profissional do servidor da carreira de diplomata, representante da sociedade e do Estado brasileiro no campo internacional (art. 3º), tais como:

  • hierarquia e disciplina (art. 25);
  • mérito, dedicação e estudo (art. 44, § 6º, art. 51 e art. 52);
  • disposição em servir no exterior, respeitando as leis, os usos e os costumes dos países onde servir (art. 27, II);
  • discrição na vida pública e na vida privada (art. 27, III); e
  • capacidade e disposição de resolver conflitos e enfrentar situações adversas e inesperadas, na defesa dos interesses do Brasil e de seus cidadãos no exterior.
  • Explicar o detalhamento dos benefícios e gratificações.

Concurso Diplomata: etapas

O concurso foi realizado em três fases:

  • Primeira Fase: prova objetiva, constituída de questões do tipo CERTO ou ERRADO de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, economia e direito, de caráter eliminatório, e que habilitará os candidatos a se submeterem à fase seguinte;
  • Segunda Fase: provas escritas de língua portuguesa e língua inglesa, de caráter eliminatório e classificatório.
  • Terceira Fase: provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito e língua espanhola e língua francesa, de caráter eliminatório e classificatório.

A Primeira Fase foi realizada nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Já a Segunda e Terceira Fases foram realizadas nas capitais onde houveram candidatos aprovados na fase anterior.

Primeira Fase

A prova objetiva da Primeira Fase foi constituída de 73 questões, conforme o quadro a seguir:

Área de conhecimento Número de questões Pontuação máxima
Língua portuguesa 10 10,00 pontos
Língua inglesa 9 9,00 pontos
História do Brasil 11 11,00 pontos
História mundial 11 11,00 pontos
Política internacional 12 12,00 pontos
Geografia 6 6,00 pontos
Economia 8 8,00 pontos
Direito 6 6,00 pontos
Total 73 73,00 pontos

Cada questão foi composta por 4 (quatro) itens para julgamento. O julgamento de cada item foi CERTO ou ERRADO, de acordo com o comando a que se refere o item.

Segunda fase

Foram convocados para a Segunda Fase os candidatos classificados dentro dos números previstos no quadro a seguir, respeitados os empates na última colocação:

Cargo Ampla concorrência Candidatos negros Pessoas com deficiência Total
Terceiro-secretário da carreira de diplomata 187 50 13 250

A prova escrita de língua portuguesa, de caráter eliminatório e classificatório, valeu 100,00 pontos e consistiu de:

Questões Extensão Pontuação máxima
Redação sobre tema geral 65 a 70 linhas 60,00 pontos
Elaboração de resumo A ser estabelecida no comando do exercício, estimada entre 35% e 50% do texto a ser resumido. 20,00 pontos
Exercício de interpretação, de análise ou de comentário de textos 15 a 20 linhas 20,00 pontos

A prova escrita de língua inglesa, de caráter eliminatório e classificatório, valeu 100,00 pontos e consistiu de:

Questões Pontuação máxima
Redação sobre tema geral, com extensão de 45 a 50 linhas 50,00 pontos
Tradução de um texto do inglês para o português 15,00 pontos
Versão de um texto do português para o inglês 20,00 pontos
Elaboração de um resumo, em inglês, de um texto escrito em língua inglesa, com extensão a ser estabelecida no comando do exercício, estimada entre 35% e 50% do texto a ser resumido. 15,00 pontos

Foram considerados aprovados na Segunda Fase os candidatos que alcançaram nota mínima de 60,00 pontos na prova de língua portuguesa e a nota mínima de 50,00 pontos na prova de língua inglesa.

Terceira Fase

As provas escritas de história do Brasil, de política internacional, de geografia, de economia, de direito, de língua espanhola e de língua francesa, de caráter eliminatório e classificatório, foram aplicadas conforme o quadro a seguir:

Prova Questões Pontuação máxima
a) História do Brasil Duas questões discursivas respondidas em até 90 linhas e valor de 30,00 pontos, cada; e Duas questões discursivas respondidas em até 60 linhas e valor de 20,00 pontos, cada. 100,00 pontos
b) Geografia Duas questões discursivas respondidas em até 60 linhas e valor de 30,00 pontos, cada; e Duas questões discursivas respondidas em até 40 linhas e valor de 20,00 pontos, cada. 100,00 Pontos
c) Política Internacional Duas questões discursivas respondidas em até 90 linhas e valor de 30,00 pontos, cada; e Duas questões discursivas respondidas em até 60 linhas e valor de 20,00 pontos, cada. 100,00 pontos
d) Economia Duas questões discursivas respondidas em até 60 linhas e valor de 30,00 pontos, cada; e Duas questões discursivas respondidas em até 40 linhas e valor de 20,00 pontos, cada. 100,00 pontos
e) Direito Duas questões discursivas respondidas em até 60 linhas e valor de 30,00 pontos, cada; e Duas questões discursivas respondidas em até 40 linhas e valor de 20,00 pontos, cada. 100,00 pontos
f) Língua Espanhola e Língua Francesa Língua espanhola: elaboração de resumo, em espanhol, a partir de texto escrito em língua espanhola, com extensão a ser estabelecida no comando do exercício, estimada entre 35 e 50% do texto a ser resumido, e elaboração de versão de um texto do português para o espanhol, com valor de 25,00 pontos, cada. 100,00 pontos
  Língua francesa: elaboração de resumo, em francês, a partir de texto escrito em língua francesa, com extensão a ser estabelecida no comando do exercício, estimada entre 35 e 50% do texto a ser resumido, e elaboração de versão de um texto do português para o francês, com valor de 25,00 pontos, cada.  

Foram considerados aprovados na Terceira Fase os candidatos que alcançaram nota mínima de 360,00 pontos na soma das pontuações obtidas nas seis provas. A nota final no concurso foi igual à soma das notas obtidas nas provas da Segunda e Terceira Fases.

A aprovação no concurso habilitará o candidato a:

  • ingressar em cargo da classe inicial da carreira de diplomata (terceiro-secretário), de acordo com a ordem de classificação obtida e com o número de vagas oferecidas;
  • matricular-se no Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco, cuja conclusão constitui condição essencial para a confirmação do servidor no Serviço Exterior Brasileiro (SEB), nos termos da portaria MRE nº 344/2021.

Informações detalhadas acerca das fases, do conteúdo programático, bem como dos demais detalhes da seleção podem ser conferidas no edital de abertura.

Sobre o Instituto Rio Branco

Criado em 1945, o Instituto Rio Branco foi instituído com a dupla finalidade de tratar da formação e aperfeiçoamento dos funcionários do Ministério das Relações Exteriores e de constituir um núcleo de estudos sobre diplomacia e relações internacionais.

O Instituto tornou-se, ao longo de seus quase 70 anos de existência, referência internacional como academia diplomática.

DECRETO-LEI Nº 9.032, DE 6 DE MARÇO DE 1946 dispõe sobre o ingresso na carreira de Diplomata e o aperfeiçoamento de funcionários da referida carreira.

Em resumo, a carreira de diplomata se organiza em seis classes. Candidatos convocados para o Curso de Formação do Instituto Rio Branco ingressam como “Terceiro Secretário”.

CLASSE SUBSÍDIO
Ministro de Primeira Classe R$ 27.369,67
Ministro de Segunda Classe R$ 26.319,29
Conselheiro R$ 24.500,44
Primeiro Secretário R$ 22.802,63
Segundo Secretário R$ 21.226,79
Terceiro Secretário R$ 19.199,06

Não perca nenhuma oportunidade:

Lista com os concursos ABERTOS no Brasil

Concursos PREVISTOS na LOA para 2022

Último edital do concurso Diplomata (CACD)

O último edital do Instituto Rio Branco para o concurso de admissão à carreira de Diplomata (CACD) foi publicado em 2020.

O concurso público foi realizado pelo Instituto Rio Branco (IRBr), com a colaboração do Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) e ofertou um total de 25 vagas.

Conheça o TEC Concursos

A plataforma do TEC Concursos possui mais de 1,7 milhão de questões cadastradas, além de aulas teóricas com conteúdos atualizados que já auxiliaram concurseiros e concurseiras em aprovações.

Direto ao ponto e sem rodeios! Com a plataforma do TEC você pode direcionar os estudos para uma banca, um cargo, seleção de uma Instituição e muito mais.

E você pode começar estudando de graça. Veja os benefícios da conta gratuita:

  • Resolva 15 questões por dia, com exceção de questões inéditas e adaptadas;
  • Leia três capítulos de teoria por dia;
  • Participe da comunidade;
  • Baixe editais, provas e gabaritos; e
  • Crie caderno de questões.

Estude de forma direcionada! A plataforma possui mais de 12,5 mil questões específicas para as provas do Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES).

Resumo do concurso Diplomata

  • Instituto Rio Branco (IRBr)
  • Situação atual do concurso: resultado final
  • Ano de publicação do último edital: 2022
  • Vagas ofertadas: 34
  • Cargos e escolaridade: Terceiro-secretário da carreira de diplomata (nível superior)
  • Remuneração: de R$ 19.199,06
  • Banca organizadora: IADES e Instituto Rio Branco
  • Período de inscrição: de 25/02/2022 a 20/03/2022
  • Taxa de inscrição: R$ 224
  • Data prevista para a prova: 17/4/2022 (primeira fase), 30/4 e 1º/5/2022 (segunda fase) e 27, 28 e 29/5/2022 (terceira fase).
  • Veja aqui o último edital para a carreira de Diplomata

CRIE SUA CONTA E ESTUDE DE GRAÇA

Bruna

Formação em marketing e considerável experiência em estratégia e produção de conteúdo direcionado aos segmentos de educação e desenvolvimento de carreira. Exerceu atividades de natureza técnico-administrativa como servidora pública no Governo do Estado de São Paulo e na Prefeitura de São Paulo entre os anos de 2008 e 2011. Dedica-se, atualmente, ao marketing.