Concurso Depen PR: último edital publicado em 2013

Por: Jaqueliny

Concurso Depen PR

O último concurso Depen PR foi realizado em 2013. Nos últimos anos, o Departamento de Polícia Penal publicou editais de Processo Seletivo Simplificado (PSS) com a oferta de vagas temporárias.

Em meados de junho de 2020, o diretor do Deppen disse em entrevista que um novo concurso público para Policial Penal estava previsto para 2021.

Neste conteúdo você fica por dentro do panorama completo da próxima seleção, detalhes sobre os cargos, remuneração e muito mais. Utilize o menu abaixo para facilitar a navegação:

Guia do concurso Depen PR

A equipe do TEC Concursos elaborou um Guia exclusivo para a área policial. Com ele, é possível conferir cadernos de questões específicas para cargos da carreira.

Dentre os guias, os concurseiros poderão conferir um conteúdo específico para o cargo de Agente Penitenciário.

Concurso Depen PR: movimentações e linha do tempo

A Emenda à Constituição estadual que alterou a carreira de Agente Penitenciário para o cargo de Policial Penal foi aprovada na Assembleia Legislativa do estado. O cargo agora é intitulado de Polícia Penal.

Os ocupantes do cargo de Policial Penal poderão fazer extrajornada.

Segundo informações divulgadas pelo Depen, a diária paga será de R$ 180 por seis horas contínuas de atividade-fim fora da jornada de trabalho. Ocupante poderão realizar o máximo de 10 diárias especiais extrajornada por mês.

Linha do tempo do concurso

Você que está estudando para o concurso Depen PR certamente quer saber detalhes da seleção, por isso, logo a seguir confira todos os andamentos até o momento.

  • 18 de outubro de 2021: emenda à constituição estadual que criou o cargo de Policial Penal aprovada na Assembleia Legislativa do Paraná.
  • 2 de dezembro de 2021: estado instituiu a extrajornada voluntária para policiais penais.

Concurso Depen PR: cargos, vagas e remunerações

Falar sobre quais os cargos estão previstos em lei. Explicar quais são esperados ofertados no concurso Depen PR e seus quantitativos.

Atribuições e requisitos dos cargos da Polícia Penal

Agente penitenciário (Policial Penal)

  • Requisito: nível médio.
  • Atribuições: empregar esforços para que o rol das Assistências previstas no Art. 11, da Lei no 7.210/1984 – Lei de Execução Penal alcance o apenado; atuar como mediador entre a Chefia imediata e os apenados para aprimorar a eficiência no tratamento penal;
  • Remuneração: R$ 3.568,45 (conforme o último edital)

Tudo sobre o DEPEN e progressão salarial

Em outubro de  2021, o governo do Paraná transformou o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen) em Departamento de Polícia Penal (Deppen) e ampliou o poder de atuação do grupo operacional.

Últimos editais do DEPEN PR

O último edital foi publicado em 2020, o Processo Seletivo Simplificado (PSS), de contratação temporária, ofertou 1.394 vagas para a função de Agente de Cadeia Pública.

O PSS consistiu na aplicação de prova de títulos e exame de investigação de conduta.

Em junho de 2020, o diretor do DEPPEN explicou que as funções dos cargos de Agente de Cadeia e Agente Penitenciário (Policial Penal) são distintas.

“O agente penitenciário atua mais na área de segurança das unidades prisionais, já os guardas prisionais atuam mais na parte de hotelaria”, disse Francisco Caricati.

Já o concurso público para cargo efetivo foi realizado em 2013, na época, foram ofertadas 423 vagas para o cargo de Agente Penitenciário.

A seleção foi organizada pela Universidade estadual de Londrina (COPS).

Quais as etapas do concurso Depen PR?

  • Prova de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
  • Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
  • Investigação Social, de caráter eliminatório;
  • Curso de Formação, de caráter eliminatório; e
  • Avaliação Médica, de caráter eliminatório.

Disciplinas

Agente penitenciário

  • Matemática;
  • Informática;
  • Atualidades;
  • Língua portuguesa; e
  • Conhecimentos específicos.

Assine o TEC Concursos

A plataforma do TEC Concursos possui mais de 1,7 milhão de questões cadastradas, além de aulas teóricas com conteúdos atualizados que já auxiliaram concurseiros e concurseiras em aprovações.

Direto ao ponto e sem rodeios! Com a plataforma do TEC você pode direcionar os estudos para uma banca, um cargo, seleção de uma Instituição e muito mais.

E você pode começar estudando de graça. Veja os benefícios da conta gratuita:

  • Resolva 15 questões por dia, com exceção de questões inéditas e adaptadas;
  • Leia três capítulos de teoria por dia;
  • Participe da comunidade;
  • Baixe editais, provas e gabaritos; e
  • Crie caderno de questões.

Clique aqui e assine a plataforma

Concursos previstos para 2022

O Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2022 prevê 73,640 vagas, sendo 69.543 para a realização ou continuidade de concursos públicos e outras 4.097 para criação.

As seleções da CGU, TJDFT e INSS são exemplos de concursos públicos aguardados para o próximo ano. Lembrando que a Controladoria-Geral da União já possui banca organizadora, ou seja, o edital pode sair a qualquer momento.

Concursos 2022: 73.640 vagas previstas para o próximo ano. Confira!

Resumo do concurso da Depen PR

 

ASSINE AQUI O TEC CONCURSOS

 

Jaqueliny

Graduação em comunicação social com habilitação em Jornalismo. Cursando pós-graduação em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).