Concurso da PM Vale a Pena? Descubra!

Por: Nadjine Terhoch

Concurso da PM Vale a Pena? Descubra!

Trabalhar na Polícia Militar e ser uma liderança perante a comunidade é o sonho de muitos concurseiros. Afinal, esses profissionais colocam suas vidas em risco todos os dias para promover a segurança de todos. Mas, apesar da alta concorrência, será que há vantagens em passar no concurso da PM?

Confira como esse órgão pode te trazer realização profissional e ainda benefícios para elevar a sua vida financeira!

Concurso da PM — Vantagens

O concurso da PM tem um perfil diferente das outras provas, e isso pode ser uma vantagem para você!

Como é uma carreira estadual, cada governo define as exigências mínimas para a participação do candidato. Porém, há vários estados, como São Paulo, em que o nível mínimo de escolaridade para diversos cargos é o ensino médio completo.

As vagas na PM também estão sempre em alta demanda, uma vantagem adicional para o concurseiro. Para saber se você se encaixa no perfil de candidato esperado, a dica é prestar atenção nas exigências do edital. Atente-se também para o fato de que a prova consiste em teste de aptidão física, mental e exames de saúde — além do teste objetivo e a redação.

Muito mais do que realizar seus sonhos, confira os principais benefícios desta ocupação!

Remuneração

Mesmo iniciando na carreira, quem passa no concurso da PM já tem um salário expressivo, mesmo que varie dependendo da legislação de cada estado brasileiro.

Além disso, recebem benefícios que, muitas vezes, superam o que é oferecido no setor privado, como adicional por tempo de serviço, licenças-prêmio, gratificação por atividade de risco, entre outros.

Por serem servidores públicos, também possuem maior segurança na hora de receber remuneração em dia e maior confiança para crédito financeiros, financiamentos e empréstimos.

Plano de carreira

A vida profissional de quem passa no concurso da PM pode ser bem agitada. Isso porque a carreira tem vários níveis, e o profissional pode ir escalando e conquistando novos cargos de responsabilidade dependendo de seu tempo de serviço.

Esse é um diferencial em relação às outras áreas do setor público, em que não há tanta mobilidade e desafios profissionais. Então, mesmo que você comece na PM como soldado, pode almejar os cargos de Tenente-Coronel, Major, Capitão e outros.

Estabilidade

Mesmo mantendo a sua mobilidade profissional, a carreira na PM ainda permite a estabilidade de emprego oferecida aos servidores públicos, que significa que não podem ser dispensados sem justa causa.

Para ocasionar em demissão, o policial precisa passar por um processo administrativo que comprove uma infração incompatível com os preceitos da profissão.

Reconhecimento social

Quem atua na Polícia Militar não deixa de ser um agente de responsabilidade que é muito admirado pela comunidade onde atua. Se o que você procura é gerar o bem, proteger e garantir uma sociedade melhor, esta carreira pode trazer muita gratificação e realização.

Se está convencido que o concurso da PM é certo para você, que tal estudar em uma plataforma on-line com mais de 300 mil questões comentadas para se preparar? Então conheça mais os serviços do Tec Concursos!

Nadjine Terhoch

Jornalista