Contabilidade Pública – Perito PCDF

Olá pessoal!
 
Como vocês já devem saber, saiu o edital do concurso de Perito da PCDF, banca Iades. E aqui estamos, mais uma vez, para analisar o edital de nossa disciplina.
 
A matéria de Contabilidade Pública vai cair somente para o cargo de Perito – Área Ciências Contábeis. Vejamos o edital:
 
9 Contabilidade pública: Conceito, objeto e regime. Campo de aplicação. Legislação básica (Lei Federal no 4.320/1964 e suas alterações; Decreto Federal no 93.872/1986 e suas alterações). Receita e despesa pública. Receitas e despesas orçamentárias e extraorçamentárias. Plano de contas da administração federal. Tabela de eventos. SIAFI. Balanços e demonstrações das variações patrimoniais. 10 Administração financeira e orçamentária: Orçamento público. Orçamento público no Brasil. O ciclo orçamentário. Orçamento-programa. Planejamento no orçamento-programa. Orçamento na Constituição Federal. Conceituação e classificação de receita pública. Classificação orçamentária de receita pública por categoria econômica no Brasil. Classificação de gastos públicos. Tipos de créditos orçamentários. Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar no 101/2000 e suas alterações). 
 
Galera, o que está de azul são os tópicos abordados pelo nosso livro teórico, constante da biblioteca do TEC. O de vermelho, corresponde a tópicos de AFO não abordados pelo livro, ok?
 
Então… O edital não está muito complicado. Os conteúdos solicitados, usualmente, estão presentes nas provas de Contabilidade Pública. Só pedimos que vocês tenham atenção a duas coisas: primeiro, a alteração na codificação da classificação por natureza de receita (já criamos um artigo sobre o assunto, e nosso livro já contempla as mudanças), no qual é interessante que o candidato saiba tanto a antiga quanto a nova; segundo, o tópico de balanços públicos, que já foi bastante cobrado pela Iades em concursos passados.
 
Para facilitar sua vida, criamos o módulo específico para esse concurso, segue o link: https://www.tecconcursos.com.br/teoria/modulos/21375/compartilhamentos/e5d2be13-60c4-4801-8ce0-9704404795d6.
 
Um grande abraço,
 
R. Noleto e Vinicius Saraiva.
 

Rodrigo Noleto e Vinicius Saraiva

Rodrigo Noleto: bacharel em Ciências Contábeis pela UnB e pós-graduado em Controladoria Governamental. É Auditor de Controle Externo no Tribunal de Contas do Distrito Federal, com atuação na Secretaria de Macroavaliação da Gestão Pública. Já exerceu vários cargos na Administração Pública, entre eles, os cargos de Analista de Contabilidade na ECT e CONAB, e Analista Judiciário - Especialidade Contabilidade no Conselho Nacional de Justiça. Foi aprovado em vários concursos, com destaque para os cargos de Especialista em Regulação da ANAC (2012), Analista de Finanças e Controle da STN (2013), Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados - Área IV (2014) e Auditor de Controle Externo do TCDF (2014). Vinícius Saraiva: bacharel em Ciências Contábeis pela UnB e pós-graduado em Controladoria e Finanças. Atualmente, exerce o cargo de Analista do Banco Central do Brasil no Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (DEBAN). Tem uma vasta experiência na área de Contabilidade Pública e exerceu os seguintes cargos na Administração Pública: Analista Judiciário- CNJ e Analista de Contabilidade- EBSERH. Foi aprovado em vários certames, entre eles, os concursos para Analista de Finanças e Controle da STN, Analista Administrativo da ANVISA, e Perito Contador do MPU.