Concurso AL/CE – Priorização de Assuntos

Olá, pessoal!
Se você chegou até aqui, provavelmente quer saber o que estudar para o concurso Concurso AL/CE, certo?
Neste artigo faremos um estudo dos assuntos com maiores chances de serem abordados no concurso da Assembleia Legislativa do estado de Ceará (AL/CE), tendo como base o Guia de Estudo do TEC.
Faremos aqui a análise para dois cargos:
- analista Legislativo – Consultoria Técnica Legislativa (Cargo 6);
- técnico Legislativo (Cargo 17).
Tudo sobre o Concurso AL/CE
O objetivo deste trabalho é ajudar o aluno a identificar tanto os assuntos mais importantes quanto os assuntos pouco cobrados ou até deixados de lado no Concurso AL/CE.
Com ele, o aluno poderá organizar seu tempo de estudos de forma desigual para os diferentes tópicos, podendo focar mais tempo nos temas que mais caem, e reservando menos tempo e menos empenho para assuntos pouco cobrados.
É importante destacar que não temos aqui a pretensão de acertar a distribuição de questões que ocorrerá na prova. Nosso objetivo é levantar um histórico de como os assuntos previstos de edital são cobrados, resultando em um norte de como a banca poderá se comportar no atual concurso.
Na montagem dos cadernos base deste estudo, utilizamos os seguintes quesitos:
Assuntos previstos no edital + Área legislativa + Banca CESPE
Neste processo pegamos questões de quaisquer anos, mesmo eventualmente anuladas, desatualizadas ou sem comentário de professor. Como o objetivo aqui é levantar um histórico de cobrança dentro das matérias, todas as questões são úteis, mesmo que tenham sido anuladas ou já estejam desatualizadas.
Vamos ver o resultado ?!
Analista Legislativo – Consultoria Técnica Legislativa (Cargo 6)
1) Administração Financeira e Orçamentária
Em Administração Financeira e Orçamentária utilizamos como base o caderno, que contou com 186 questões. Usamos como filtro questões da área legislativa da banca CESPE.
Nesta tabela, destacados de azul estão 3 tópicos cuja porcentagem acumulada é de 73%. Isso significa que esses 3 tópicos representam 73% de todas as questões.
O destaque vai para a Lei de Responsabilidade Fiscal, que sozinho corresponde a 31% das questões. Veja a distribuição:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF (Lei Complementar nº 101/2000) | 58 | 31% | 31% |
Instrumentos Orçamentários na CF 88 (PPA, LDO e LOA) | 43 | 23% | 54% |
Receita Pública (AFO e CPU) | 35 | 19% | 73% |
Despesa Pública (AFO e CPU) | 32 | 17% | 90% |
Ciclo Orçamentário | 13 | 7% | 97% |
Créditos Adicionais | 5 | 3% | 100% |
Explodimos o principal tópico (LRF) em seus subtópicos. O resultado abaixo mostra que, dentro da LRF, os assuntos mais cobrados são Planejamento, Orçamento e Despesa Pública.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10) | 13 | 22% | 22% |
Da Despesa Pública na LRF (arts. 15 a 24) | 12 | 21% | 43% |
Dívida Pública e Endividamento na LRF (arts. 29 a 42) | 11 | 19% | 62% |
Transparência, Controle e Fiscalização na LRF (arts. 48 a 59) | 9 | 16% | 78% |
Disposições Preliminares da LRF (arts. 1º e 2º) | 4 | 7% | 84% |
Da Receita Pública na LRF (arts. 11 a 14) | 3 | 5% | 90% |
Das Transferências Voluntárias na LRF (art. 25) | 2 | 3% | 93% |
Temas Mesclados sobre a LRF | 2 | 3% | 97% |
Gestão Patrimonial na LRF (arts. 43 a 47) | 1 | 2% | 98% |
Disposições Finais e Transitórias da LRF (arts. 60 a 75) | 1 | 2% | 100% |
2) Administração Pública
Em Administração Pública , nos baseamos neste caderno, contendo 106 questões. Usamos como filtro questões da área legislativa da banca CESPE para o Concurso AL/CE. Veja como ficou a distribuição.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Modelos teóricos de gestão pública e evolução da APU no Brasil | 60 | 57% | 57% |
Processo de Planejamento | 10 | 9% | 66% |
Desconcentração e Descentralização | 9 | 8% | 75% |
Gestão da Qualidade | 6 | 6% | 80% |
Administração de Materiais no Setor Público | 5 | 5% | 85% |
Governo Eletrônico | 5 | 5% | 90% |
Gestão por Processos (BPM CBOK, Ciclo PDCA, 6 Sigma etc.) | 5 | 5% | 94% |
Introdução à Administração | 2 | 2% | 96% |
Gestão de Pessoas | 2 | 2% | 98% |
Accountability e Transparência | 1 | 1% | 99% |
Processo de Organização | 1 | 1% | 100% |
Note que mais da metade das questões correspondem a um único tópico: Modelos teóricos de gestão pública e evolução da APU no Brasil. Explodimos ele em seus subtópicos, veja o resultado:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
A reforma burocrática no Brasil | 22 | 37% | 37% |
Administração gerencial (Nova Gestão Pública ou modelo pós-burocrático) | 20 | 33% | 70% |
A reforma gerencial no Brasil | 14 | 23% | 93% |
Administração burocrática | 3 | 5% | 98% |
Administração patrimonialista | 1 | 2% | 100% |
3) Contabilidade Pública
O caderno base contou com 73 questões. Usamos como filtro questões da área legislativa da banca CESPE. A distribuição é esta:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Aspectos Patrimoniais da Contabilidade Pública | 20 | 27% | 27% |
Receita Pública (AFO e CPU) | 8 | 11% | 38% |
Plano de Contas (PCASP) | 8 | 11% | 49% |
Despesa Pública (AFO e CPU) | 7 | 10% | 59% |
Introdução à Contabilidade Aplicada ao Setor Público | 7 | 10% | 68% |
Escrituração Contábil Pública | 7 | 10% | 78% |
Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) | 5 | 7% | 85% |
Balanço Financeiro | 4 | 5% | 90% |
Balanço Patrimonial (AFO e CPU) | 4 | 5% | 96% |
Balanço Orçamentário (MCASP e NBC TSP 13) | 3 | 4% | 100% |
4) Legislação de Interesse Institucional
A análise deste módulo será feita em breve. Aguarde atualizações.
5) Língua Portuguesa
O caderno base contou com 269 questões. Usamos como filtro questões da área legislativa da banca CESPE. Interpretação de texto é o assunto mais cobrado, abrangendo quase 50% das questões.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Interpretação de Textos (compreensão) | 124 | 46% | 46% |
Coerência. Coesão (Anáfora, Catáfora, Uso dos Conectores – Pronomes relativos, Conjunções etc) | 23 | 9% | 55% |
Morfologia | 21 | 8% | 62% |
Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) | 20 | 7% | 70% |
Pontuação (ponto, vírgula, travessão, aspas, parênteses etc) | 17 | 6% | 76% |
Sintaxe | 14 | 5% | 81% |
Concordância (Verbal e Nominal) | 9 | 3% | 85% |
Tipologia Textual | 8 | 3% | 88% |
Regência | 7 | 3% | 90% |
Colocação pronominal | 6 | 2% | 93% |
Convenções de Escrita | 5 | 2% | 94% |
Vozes (voz passiva e voz ativa) | 3 | 1% | 96% |
Tipos de discurso (Direto, Indireto e Indireto Livre) | 3 | 1% | 97% |
Partícula “se” | 3 | 1% | 98% |
Vocábulo “que” | 3 | 1% | 99% |
Outros Expedientes de Redação Oficial | 3 | 1% | 100% |
6) Noções de Direito Administrativo
Para Noções de Direito Administrativo, nos baseamos neste caderno, contendo 255 questões. Usamos como filtro questões da área legislativa da banca CESPE. Artigos 1 a 53 da Lei 8.666, Organização Administrativa e Poderes e Deveres da Administração somam metade das questões.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Licitações (arts. 1º a 53 da Lei nº 8.666/1993) | 57 | 22% | 22% |
Organização Administrativa | 35 | 14% | 36% |
Poderes e Deveres da Administração | 33 | 13% | 49% |
Atos administrativos | 26 | 10% | 59% |
Contratos Administrativos (Lei 8.666/1993) | 25 | 10% | 69% |
Regime Jurídico Administrativo | 24 | 9% | 78% |
Aspectos Constitucionais pertinentes aos Servidores Públicos | 22 | 9% | 87% |
Improbidade Administrativa – Lei nº 8.429/1992 | 11 | 4% | 91% |
Processo Administrativo | 11 | 4% | 96% |
Classificação dos agentes públicos | 8 | 3% | 99% |
Funções, cargos e empregos públicos | 2 | 1% | 100% |
Pregão | 1 | 0% | 100% |
7) Noções de Direito Constitucional
Para esta matéria nos baseamos neste caderno, contendo 302 questões. Usamos como filtro questões da área legislativa da banca CESPE, resultando na seguinte distribuição:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (art. 5º da CF/1988) | 45 | 15% | 15% |
União: bens e competências exclusivas, privativas, comuns e concorrentes (arts. 20 a 24 da CF/1988) | 42 | 14% | 29% |
Municípios – organização e competências (arts. 29 a 31 da CF/1988) | 22 | 7% | 36% |
Do Poder Judiciário (arts. 92 a 126 da CF/1988) | 21 | 7% | 43% |
Direitos Políticos (arts. 14 a 16 da CF/1988) | 19 | 6% | 49% |
Dos Direitos Sociais (arts. 6º a 11 da CF/1988) | 18 | 6% | 55% |
Poder Constituinte (originário, derivado, reformador, revisor, decorrente etc) | 17 | 6% | 61% |
Do Poder Executivo (arts. 76 a 91 da CF/1988) | 17 | 6% | 67% |
Administração Pública (arts. 37 a 43 da CF/1988) | 15 | 5% | 72% |
Remédios Constitucionais (art. 5º, LXVIII a LXXIII e LXXVII da CF/1988) | 14 | 5% | 76% |
Da Nacionalidade (arts. 12 e 13 da CF/1988) | 14 | 5% | 81% |
Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988) | 11 | 4% | 84% |
Formas de Estado e Governo, Sistemas de Governo, Separação de Poderes. Freio e contrapesos | 8 | 3% | 87% |
Partidos Políticos (art. 17 da CF/1988) | 8 | 3% | 90% |
Da Organização Político-administrativa (arts. 18 e 19 da CF/1988) | 8 | 3% | 92% |
Do Poder Legislativo (arts. 44 a 75 da CF/1988) | 6 | 2% | 94% |
Constituição: conceito, estrutura, supremacia e classificação | 5 | 2% | 96% |
Características (Direitos Fundamentais) | 5 | 2% | 98% |
Estados Federados – organização, competências, bens (arts. 25 a 28 da CF/1988) | 5 | 2% | 99% |
Gerações de Direitos Fundamentais | 2 | 1% | 100% |
8) Processo Legislativo e Técnica Legislativa e Regimento Interno da Assembleia
A análise deste módulo será feita em breve. Aguarde atualizações.
Técnico Legislativo (Cargo 17)
1) Legislação de Interesse Institucional
A análise deste módulo será feita em breve. Aguarde atualizações.
2) Língua Portuguesa
Em Língua Portuguesa , nos baseamos neste caderno, contendo 320 questões. Usamos como filtro questões da área legislativa da banca CESPE. Veja como ficou a distribuição.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Interpretação de Textos (compreensão) | 124 | 39% | 39% |
Reescrita de Frases. Substituição de palavras ou trechos de texto. | 31 | 10% | 48% |
Coerência. Coesão (Anáfora, Catáfora, Uso dos Conectores – Pronomes relativos, Conjunções etc) | 23 | 7% | 56% |
Morfologia | 21 | 7% | 62% |
Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) | 20 | 6% | 68% |
Questões mescladas de gramática e interpretação de textos | 19 | 6% | 74% |
Pontuação (ponto, vírgula, travessão, aspas, parênteses etc) | 17 | 5% | 80% |
Sintaxe | 14 | 4% | 84% |
Concordância (Verbal e Nominal) | 9 | 3% | 87% |
Tipologia Textual | 8 | 3% | 89% |
Regência | 7 | 2% | 92% |
Clareza e Correção | 7 | 2% | 94% |
Colocação pronominal | 6 | 2% | 96% |
Convenções de Escrita | 5 | 2% | 97% |
Partícula “se” | 3 | 1% | 98% |
Vocábulo “que” | 3 | 1% | 99% |
Outros Expedientes de Redação Oficial | 3 | 1% | 100% |
3) Noções de Administração Pública
O caderno base contou com 109 questões. Usamos como filtro questões da área legislativa da banca CESPE. A distribuição é esta:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Modelos teóricos de gestão pública e evolução da APU no Brasil | 60 | 55% | 55% |
Processo de Planejamento | 10 | 9% | 64% |
Desconcentração e Descentralização | 9 | 8% | 72% |
Gestão da Qualidade | 6 | 6% | 78% |
Governo Eletrônico | 5 | 5% | 83% |
Gestão por Processos (BPM CBOK, Ciclo PDCA, 6 Sigma etc.) | 5 | 5% | 87% |
Logística | 4 | 4% | 91% |
Administração de Materiais no Setor Público | 3 | 3% | 94% |
Introdução à Administração | 2 | 2% | 95% |
Gestão de Pessoas | 2 | 2% | 97% |
Accountability e Transparência | 1 | 1% | 98% |
Processo de Organização | 1 | 1% | 99% |
Processo de Controle e Avaliação | 1 | 1% | 100% |
Explodimos o principal tópico (Modelos teóricos de gestão pública e evolução da APU no Brasil) em seus subtópicos. Veja o resultado:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
A reforma burocrática no Brasil | 22 | 37% | 37% |
Administração gerencial (Nova Gestão Pública ou modelo pós-burocrático) | 20 | 33% | 70% |
A reforma gerencial no Brasil | 14 | 23% | 93% |
Administração burocrática | 3 | 5% | 98% |
Administração patrimonialista | 1 | 2% | 100% |
4) Noções de Direito Administrativo
Para Noções de Direito Administrativo , nos baseamos neste caderno, contendo 255 questões. Usamos como filtro questões da área legislativa da banca CESPE. Artigos 1 a 53 da Lei 8.666, Organização Administrativa e Poderes e Deveres da Administração somam metade das questões.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Licitações (arts. 1º a 53 da Lei nº 8.666/1993) | 57 | 22% | 22% |
Organização Administrativa | 35 | 14% | 36% |
Poderes e Deveres da Administração | 33 | 13% | 49% |
Atos administrativos | 26 | 10% | 59% |
Contratos Administrativos (Lei 8.666/1993) | 25 | 10% | 69% |
Regime Jurídico Administrativo | 24 | 9% | 78% |
Aspectos Constitucionais pertinentes aos Servidores Públicos | 22 | 9% | 87% |
Improbidade Administrativa – Lei nº 8.429/1992 | 11 | 4% | 91% |
Processo Administrativo | 11 | 4% | 96% |
Classificação dos agentes públicos | 8 | 3% | 99% |
Funções, cargos e empregos públicos | 2 | 1% | 100% |
Pregão | 1 | 0% | 100% |
5) Noções de Direito Constitucional
Para esta matéria nos baseamos neste caderno, contendo 302 questões. Usamos como filtro questões da área legislativa da banca CESPE, resultando na seguinte distribuição:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (art. 5º da CF/1988) | 45 | 15% | 15% |
União: bens e competências exclusivas, privativas, comuns e concorrentes (arts. 20 a 24 da CF/1988) | 42 | 14% | 29% |
Municípios – organização e competências (arts. 29 a 31 da CF/1988) | 22 | 7% | 36% |
Do Poder Judiciário (arts. 92 a 126 da CF/1988) | 21 | 7% | 43% |
Direitos Políticos (arts. 14 a 16 da CF/1988) | 19 | 6% | 49% |
Dos Direitos Sociais (arts. 6º a 11 da CF/1988) | 18 | 6% | 55% |
Poder Constituinte (originário, derivado, reformador, revisor, decorrente etc) | 17 | 6% | 61% |
Do Poder Executivo (arts. 76 a 91 da CF/1988) | 17 | 6% | 67% |
Administração Pública (arts. 37 a 43 da CF/1988) | 15 | 5% | 72% |
Remédios Constitucionais (art. 5º, LXVIII a LXXIII e LXXVII da CF/1988) | 14 | 5% | 76% |
Da Nacionalidade (arts. 12 e 13 da CF/1988) | 14 | 5% | 81% |
Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988) | 11 | 4% | 84% |
Formas de Estado e Governo, Sistemas de Governo, Separação de Poderes. Freio e contrapesos | 8 | 3% | 87% |
Partidos Políticos (art. 17 da CF/1988) | 8 | 3% | 90% |
Da Organização Político-administrativa (arts. 18 e 19 da CF/1988) | 8 | 3% | 92% |
Do Poder Legislativo (arts. 44 a 75 da CF/1988) | 6 | 2% | 94% |
Constituição: conceito, estrutura, supremacia e classificação | 5 | 2% | 96% |
Características (Direitos Fundamentais) | 5 | 2% | 98% |
Estados Federados – organização, competências, bens (arts. 25 a 28 da CF/1988) | 5 | 2% | 99% |
Gerações de Direitos Fundamentais | 2 | 1% | 100% |
6) Noções de Informática
Para Noções de Informática , nos baseamos neste caderno, contendo 32 questões. Usamos como filtro questões da área legislativa da banca CESPE. Veja o resultado.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Internet | 16 | 50% | 50% |
Windows | 9 | 28% | 78% |
Segurança da Informação | 4 | 13% | 91% |
Suítes de Escritório | 2 | 6% | 97% |
Redes de Computadores | 1 | 3% | 100% |
7) Noções de Orçamento Público
Para esta matéria nos baseamos neste caderno, contendo 205 questões. Usamos como filtro questões da área legislativa da banca CESPE, resultando na seguinte distribuição:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Orçamento Público | 62 | 30% | 30% |
Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF (Lei Complementar nº 101/2000) | 58 | 28% | 59% |
Receita Pública (AFO e CPU) | 35 | 17% | 76% |
Despesa Pública (AFO e CPU) | 32 | 16% | 91% |
Ciclo Orçamentário | 13 | 6% | 98% |
Créditos Adicionais | 5 | 2% | 100% |
Explodindo o tópico Orçamento Público, encontramos a seguinte curva ABC:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Instrumentos Orçamentários na CF 88 (PPA, LDO e LOA) | 43 | 41% | 41% |
Princípios Orçamentários | 16 | 15% | 56% |
PPA – Plano Plurianual (CF/1988 e Lei nº 4.320/1964) | 16 | 15% | 71% |
LOA – Lei Orçamentária Anual (CF/1988 e Lei nº 4.320/1964) | 13 | 12% | 84% |
LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias (CF/1988 e Lei nº 4.320/1964) | 7 | 7% | 90% |
Vedações constitucionais em matéria orçamentária (Art. 167 da CF/1988) | 5 | 5% | 95% |
Conceito e Natureza Jurídica do Orçamento Público | 3 | 3% | 98% |
Tópicos Mesclados de PPA, LDO e LOA | 2 | 2% | 100% |
Explodindo “LRF”, o resultado é este:
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Planejamento e Orçamento Público na LRF (arts. 3º a 10) | 13 | 22% | 22% |
Da Despesa Pública na LRF (arts. 15 a 24) | 12 | 21% | 43% |
Dívida Pública e Endividamento na LRF (arts. 29 a 42) | 11 | 19% | 62% |
Transparência, Controle e Fiscalização na LRF (arts. 48 a 59) | 9 | 16% | 78% |
Disposições Preliminares da LRF (arts. 1º e 2º) | 4 | 7% | 84% |
Da Receita Pública na LRF (arts. 11 a 14) | 3 | 5% | 90% |
Das Transferências Voluntárias na LRF (art. 25) | 2 | 3% | 93% |
Temas Mesclados sobre a LRF | 2 | 3% | 97% |
Gestão Patrimonial na LRF (arts. 43 a 47) | 1 | 2% | 98% |
Disposições Finais e Transitórias da LRF (arts. 60 a 75) | 1 | 2% | 100% |
8) Raciocínio Lógico, Quantitativo e Analítico
Em Raciocínio Lógico, Quantitativo e Analítico , nos baseamos neste caderno, contendo 56 questões. Usamos como filtro questões da área legislativa da banca CESPE. Veja como ficou a distribuição.
Tópico | Quantidade | Porcentagem | Porcentagem acumulada |
Equivalências lógicas (inclui negação de proposições compostas) | 15 | 27% | 27% |
Lógica de argumentação | 11 | 20% | 46% |
Probabilidade | 10 | 18% | 64% |
Análise combinatória (princípio fundamental da contagem, arranjos, combinações, permutações) | 5 | 9% | 73% |
Tautologia, contradição e contingência | 5 | 9% | 82% |
Progressão aritmética | 3 | 5% | 88% |
Progressão geométrica | 2 | 4% | 91% |
Tabela verdade das proposições compostas | 2 | 4% | 95% |
Condição necessária e suficiente | 2 | 4% | 98% |
Operadores lógicos (representação simbólica; diferença entre proposição simples e composta). | 1 | 2% | 100% |
Observação final
Muita gente pergunta a diferença deste artigo sobre Concurso AL/CE para o Guia do TEC. A diferença é simples:
O Guia do TEC é feito para você estudar. La a gente remove questões desatualizadas e anuladas, retiramos o excesso de questões um assuntos com quantidades exageradas, e, se necessário, mesclamos questões de outas bancas em assuntos pouco cobrados.
Já este artigo é feito para analisarmos histórico de cobrança, então é feito nada do que foi descrito acima. Utilizando como base os cadernos dos Guias do TEC, aproveitamos os filtros de assuntos empregados, e adequamos os demais filtros (como área, banca, e inclusão de desatualizadas e anuladas, que, para a finalidade de se traçar histórico de cobrança, continuam perfeitamente válidas).
Quando feito tal procedimento, é possível até que alguns assuntos deixem de constar no caderno, caso nunca tenham sido cobrados em provas anteriores da banca, o que não é problema algum, porque seria um indicativo de não serem assim tão relevantes.
Espero que tenha aprendido tudo o que precisa para o Concurso AL/CE. Um abraço e bons estudos! Tenham uma excelente prova!
Para mais artigos como esse, basta continuar acompanhando o blog do Tec Concursos.