Como remover questões de seu caderno
Esta funcionalidade é bem antiga, mas desconhecida de alguns usuários: remoção de questões anuladas.
Na verdade, o procedimento de remover uma questão do caderno vale para qualquer questão "indesejada", seja ela anulada ou não.
Bom, então vamos à dica de hoje, que vale tanto para usuários do Sistema de Questões Objetivas, quanto do Edital em Exercícios.
Nos dois produtos há questões que, no certame original, foram anuladas. Isso é algo absolutamente normal – todo concurso tem questão anulada, você tem que se acostumar a conviver com elas. Muito provavelmente no próximo concurso que você for prestar isso também ocorrerá.
Nós entendemos que uma questão anulada pode ser perfeitamente útil na preparação. Muitas vezes a questão foi anulada por um motivo "bobo", que não retira sua utilidade para estudos. Outras vezes, foi anulada por abordar algo polêmico e o motivo da anulação nos ajuda a gravar o posicionamento da banca para futuras ocasiões.
Em todo caso, você não é obrigado a concordar com a gente. Se não quiser ver no seu caderno questões anuladas, dá para se livrar delas tranquilamente.
O procedimento é o seguinte.Dentro da questão "indesejada", clique em "informações da questão".
Em seguida, basta descer a barra de rolagem e clicar em "remover questão":
Basta confirmar a operação e a questão é removida de seu caderno.
Certamente este procedimento vale para qualquer questão do seu caderno que você quiser remover, independente de ter sido anulada ou não.
Aproveitando o tópico, vamos relembrar uma segunda forma de eliminar questões anuladas. Ela atua antes mesmo de você gerar seu caderno.
Caso você esteja utilizando o Sistema de Questões Objetivas, basta ir no filtro "questões" e depois mandar "remover as anuladas".Isso fará com que seu caderno novo, que está sendo montado, não contenha questões anuladas.
Mais detalhes podem ser vistos no seguinte endereço:
Em todo caso, damos um alerta.
Boa parte das mensagens que recebemos questionando a inclusão de questões anuladas, são de alunos que desconhecem o "balão amarelo" que há em cada questão.
Muitos usuários se acostumam ao seguinte procedimento:
1) Assinalam a resposta e resolvem a questão:
Em seguida, o site indica se o usuário acertou ou errou, e dá a opção de ver o comentário do professor:
Só aí o usuário clica para ver o comentário.
E aqui vem o problema. Se a questão está anulada, não tem como o usuário resolver e, assim, aparentemente, não tem como ver o comentário do professor.
Para contornar isso, basta que você pressione o "balão amarelo". É um dos botões disponíveis dentro da questão. Se ele estiver "amarelo", é porque a questão já está comentada. Basta clicar sobre ele que o comentário aparece:
Isso vale para qualquer questão – anulada ou não – tanto faz.