Como Ler Editais de Concursos Públicos?

Por: Nadjine Terhoch

                                
Você — como muito outros candidatos — acha que sabe ler editais de concursos públicos, certo? Mas, chega na hora da prova e percebe que cometeu um erro fundamental que pode desclassificá-lo. 
 

Isso é mais comum do que você imagina e para evitar que você cometa os mesmos erros, elencamos pontos que você deve prestar atenção, como: 

 

  • requisitos;
  • informações sobre as vagas;
  • datas importantes; 
  • formato da prova;
  • e muito mais neste artigo do Tec Concursos!

Qual o primeiro passo para ler editais de concursos públicos? — Requisitos 

 Você jogaria fora sua vaga sonhada simplesmente por não saber como ler editais de concursos públicos? Então faça diferente de vários concurseiros de primeira viagem e preste atenção neste importante documento. 

 

Uma das primeiras coisas que você deve olhar é se você atende aos requisitos necessários para poder prestar o concurso. Nesta parte estão descritas a idade, escolaridade, experiências exigidas e as obrigações legais que você deve ter em dia para poder concorrer. 

 

Sobre as vagas

Esta é outra seção de suma importância para você, afinal, traz informações sobre as vagas para qual vai concorrer. 
Geralmente, os dados em si estão dispostos em um anexo, por isso, certifique-se de lê-lo também. Assim, você irá conhecer quantas vagas estarão disponíveis e onde será efetivamente o local de trabalho. 
 
É também nesta parte que são descritas as vagas reservadas para negros e portadores de necessidades especiais. Em alguns casos, também é informada a distinção de sexo para uma quantidade determinada de cargos, como é o caso de agentes de segurança ou Polícia Militar.  
 

Datas importantes

É crucial que você se atenha aos cronogramas de datas exigidas no edital, pois este é um fator que pode te eliminar do processo antes mesmo da prova. Por isso, cumpra os prazos de pagamento do boleto e preste atenção no dia máximo para fazer sua inscrição.
 
Também anote para não se esquecer dos horários de realização da prova e de quais documentos precisa levar no dia. 
 

Formato da prova

Para saber como estudar para a prova é necessário conhecê-la. Anote se o certame será de múltipla escolha, discursivo, com somente opção de certa e errada ou uma combinação destas opções. 
 
Informe-se também sobre como é feita a pontuação e o que pode te eliminar como candidato, como por exemplo, uma nota mínima por matéria exigida na prova. 
 
O local de aplicação do certame não é informado no edital, mas sim no site da organizadora, um pouco antes da realização. Nesta seção está descrito como você pode obter essa informação. 

Disciplinas para estudo

É obrigatório estarem descritas no edital quais disciplinas serão cobradas do candidato. Essa parte é um prato cheio para você criar seu cronograma de estudos. 
 
Assim você terá um norte de por onde começar e pode priorizar matérias específicas de que ainda não tem tanto conhecimento. 
 

Informações adicionais

Alguns pontos importantes podem ficar descritos em “Disposições Finais” e são regrinhas que valem a pena conhecer para não ser pego desprevenido depois. 
 
Note se o seu concurso possui algum teste físico, o que você precisa levar no dia da prova e como se comportar durante ela.
Agora que já sabe como ler editais de concursos públicos, não deixe de realizar seus estudos com o Tec Concursos. Somos uma plataforma digital com todos os conteúdos e recursos para você ter sucesso no certame!

 

Nadjine Terhoch

Jornalista