Aprenda Como Funciona a Homologação em Concursos Públicos

Por: Redação Tec Concursos

Como Funciona a Homologação em Concursos Públicos

Você se planejou, estudou e se dedicou para alcançar a tão sonhada aprovação em um certame. Porém, o processo não termina aí. Esse tipo de prova segue uma série de normas para que possa acontecer legalmente, e uma delas diz respeito à homologação em concurso público.

Ao longo deste artigo você vai aprender o que é esse processo, como ele funciona e por que razões é tão esperado por quem está em busca de uma vaga. Confira abaixo e descubra tudo sobre esse tema!

Afinal, o que é a homologação em concurso público?

A homologação em concurso público é uma das últimas fases do processo, a que antecede a nomeação dos candidatos. Funciona da seguinte forma: após as etapas de seleção e avaliação dos inscritos, a empresa responsável divulga os resultados de cada uma das fases.

A cada resultado, o candidato pode recorrer, caso não concorde com os dados que foram disponibilizados. Depois desse período de análise, o resultado final é finalmente divulgado.

Em outras palavras, a homologação em concurso público é o ato administrativo da autoridade competente que atesta que o processo transcorreu atendendo ao princípio da legalidade.

O despacho, quando publicado no diário oficial, se faz acompanhar da lista final dos aprovados, motivo pelo qual, na linguagem popular, associa-se o termo “homologação” à “lista de aprovados”.

Por que a homologação é tão importante e esperada?

O processo de homologação é tão esperado pelos concurseiros porque é exatamente esse passo que possibilita a tão sonhada convocação para ocupar a vaga. O prazo para o processo pode variar de acordo com o certame, mas é contado a partir do momento em que a classificação final é realizada.

A partir da data de publicação nos diários oficiais, começa a contar o prazo de validade da seleção. Esse prazo está exposto no edital e deve ser cumprido.

Não há um prazo definido para nomeação após a homologação. Porém, o candidato deve se esforçar para conseguir alcançar a maior pontuação possível e, assim, garantir que seja nomeado de forma mais rápida.

Gostou de aprender mais sobre o assunto? Aqui no blog do Tec Concursos nós temos muitos outros conteúdos como esse que podem te ajudar a entender melhor o processo de funcionamento de um certame. Confira!