Como Fazer Resumos Qualificados Para Concursos Públicos?

Por: Redação Tec Concursos

Como Fazer Resumos Qualificados Para Concursos Públicos?

Saber como fazer resumos qualificados para concursos públicos pode ser uma das melhores armas em seu arsenal para garantir a aprovação. Isso porque essa ferramenta é muito útil para ajudar a memorizar conteúdos e assimilar uma quantidade extensa de matérias.

Mas, para que essa técnica funcione, é preciso criar resumos de maneira assertiva. Neste artigo o Tec Concursos lista as principais dicas para você começar hoje mesmo!

Por que fazer resumos qualificados para concursos públicos?

Há muitas formas de fazer um resumos qualificados para concursos públicos. Independente do formato, é importante que eles tenham características em comum para que realmente turbinem seus estudos.

Sendo assim, não é qualquer resumo que vai te ajudar a garantir sua vaga no setor público. É necessário que sejam criados com o objetivo de auxiliar em uma revisão rápida, prática e que relembre pontos chaves para a prova.

Tipos de resumos

Há diversas técnicas para se resumir um conteúdo. A melhor maneira de saber qual funciona para você é testar o que se encaixa em sua rotina de estudos, entendendo a forma com que assimila novas informações. Veja os formatos:

  • fichas — consiste em fazer fichas sucintas com os principais tópicos de um assunto. Nelas são colocadas informações sobre a paginação do conteúdo, sendo assim, também é uma forma de organização utilizada para encontrar assuntos em meio ao material, facilitando novas consultas;
  • mapa mental — é um resumo que facilita a memória visual, pois consiste em um esquema em que o tema principal fica no centro e as ramificações do assunto são colocadas em tópicos relacionados;
  • resumo em áudio — se você prefere deixar a leitura extensa de lado, pode criar podcasts próprios para relembrar matérias. Assim, explica a si mesmo o que entendeu e escutar sempre que puder!
  • método Cornell — é um método de resumo qualificado muito utilizado internacionalmente. Consiste em fichas divididas em três partes: ideias principais, anotações gerais breves e perguntas ou conteúdos de referência;
  • flashcards — são cartões em que você faz perguntas a si mesmo sobre o conteúdo estudado. Assim, ao revisar, exercita sua memória, pois é preciso tentar responder sem olhar a resolução escrita no outro verso do flashcard.

Como fazer o seu resumo?

Para que resumos qualificados para concursos públicos funcionem é preciso seguir alguns direcionamentos, confira!

  1. aprenda primeiro, resuma depois. Ou seja, se preocupe em entender a matéria estudada para produzir resumos ao final da sessão de estudos;
  2. na primeira leitura do conteúdo, grife as partes mais importantes, pois assim, ao fazer o resumo, pode olhar novamente os tópicos principais;
  3. resuma somente o que for relevante ao assunto e o que você acha que pode esquecer depois;
  4. escreva as suas próprias impressões sobre um tema, não adianta copiar o que está no material! Afinal, a própria definição de resumo qualificado é oferecer subjetividade sobre um tema;
  5. organize os resumos por matéria;
  6. e a dica de ouro — não resuma tudo!

O principal ponto que você deve manter em mente é sempre criar resumos curtos e objetivos. Assim, pode revisar de maneira mais rápida e treinar a sua memória para relembrar os tópicos assimilados!

Gostou de conhecer essa técnica de estudo? Então continue acompanhando o blog do Tec Concursos para mais dicas essenciais sobre certames!