Como Começar a Estudar Sem Saber Qual Concurso Quero E Sem Edital Aberto?

Por: Nadjine Terhoch

Como Começar a Estudar Sem Saber Qual Concurso Quero E Sem Edital Aberto?

Você acha que começar a estudar mesmo sem edital é uma prática assertiva? Pode parecer contraintuitivo, mas esta é a melhor forma de garantir o sucesso na hora da prova. Mesmo se você ainda não sabe a área, saber como começar a estudar com antecedência é uma das melhores atitudes que você pode tomar agora!

Para saber por onde começar, listamos algumas dicas essenciais para todo concurseiro. Confira!

Como começar a estudar com antecedência?

Mesmo se você ainda não definiu a área em que deseja atuar e não tem um edital para basear seu preparo, saber como começar a estudar é essencial. Até porque muitos estudantes utilizam esses motivos como desculpa para procrastinar a sua própria aprendizagem.

Na verdade, se você tem interesse em atuar em um cargo público, o passo mais certeiro que você pode dar é começar hoje mesmo. Desta forma, quando se identificar com uma função ou área específica e ter o edital em mãos, precisará somente revisar conteúdos e solidificar o seu conhecimento.

É este estudo pré-edital que vai fazer a diferença em sua formação, e para isso, selecionamos algumas dicas para você deixar as desculpas de lado e encontrar um norte no caminho para a aprovação. Confira!

Pesquise em editais anteriores

Mesmo que você ainda não saiba para qual cargo deseja prestar concurso, é preciso que defina uma área de atuação. Isso porque as provas podem mudar bastante dependendo da esfera em que você quer trabalhar.

Desta forma, já pode pesquisar os editais anteriores da área e mapear quais foram os conteúdos mais cobrados. Manter o seu leque de opções aberto pode ser uma vantagem também, pois se não conseguir passar em um concurso específico, tem mais opções que se encaixaria com o seu perfil.

Domine as matérias básicas

Há matérias que nunca saem de moda quando o assunto é concurso. Sempre haverá conteúdos que irão formar a base de seu conhecimento e são essenciais serem estudados primeiro.

Esse é um ótimo lugar para iniciar seus estudos, pois com certeza irá utilizá-lo nas maiorias dos certames que prestar. Fique craque em matemática, raciocínio lógico, português, interpretação de texto, informática, direito administrativo e constitucional.

Depois de entender e saber aplicar esse conhecimento básico, parta para os assuntos mais específicos de acordo com sua pesquisa em editais, afinal, você começou sua preparação com antecedência e pode construir seu conhecimento aos poucos.

Acima de tudo, não deixe esse conteúdo apenas em sua mente, treine com provas anteriores e monitore seu avanço!

Uma forma de fazer isso com precisão e assertividade é conhecer a plataforma do Tec Concursos, que permite a resolução de provas on-line, estatísticas de desempenho e muito conteúdo de estudo comentado por especialistas!

Nadjine Terhoch

Jornalista