Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações

Por: Vítor Menezes

Olá pessoal!
 
Tenho recebido mensagens perguntando sobre o assunto “Cálculo financeiro – custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento.”
 
Trata-se de um assunto presente em editais do Cespe, e que será cobrado novamente agora no concurso da Caixa Econômica Federal.
 
Fiz então este vídeo abaixo, mostrando os principais tipos de questão. Evidentemente, o objetivo não é esgotar o assunto, apenas mostrar o que é mais comumente cobrado em provas.

 

 

Vítor Menezes

Sócio-fundador do Tec Concursos. Professor de matemática, matemática financeira, estatística e lógica. Engenheiro eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Dá aulas em cursos preparatórios para concursos públicos desde 2005. Classificado e aprovado nos concursos de Analista do MPU/2004, Agente e Escrivão da PF/2004, Auditor Fiscal do ICMS/MG/2004, Auditor Fiscal do ICMS/SP 2013 (Agente Fiscal de Rendas), Auditor Federal de Controle Externo do TCU 2006. Exerceu os cargos de Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (período de 2006 a 2019) e Auditor Fiscal da Sefaz/MG (2005 a 2006).