Banca AOCP – Entenda e saiba como estudar.

Por: Thiago Signoretti

Oi, Pessoal! Muitos alunos reclamam que não temos, em nossa base, uma boa quantidade de questões da “banca AOCP”. Na grande maioria das vezes, isso ocorre devido a uma confusão com o nome desta banca. Saliente-se que esclarecer tal situação ganhou mais importância em virtude de, dias atrás, ter ocorrido a definição das organizadoras para os concursos da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC RJ). A situação é a seguinte:

► Para o cargo de Delegado: Instituto Acesso.

► Para os demais cargos (Perito, Investigador, Inspetor etc.): Instituto AOCP.

Focarei, neste meu artigo, no segundo item.

Afinal, qual a confusão? Existe mais de uma banca AOCP?

Existem duas bancas com o nome “AOCP”. Convenhamos: esta expressão é muito específica para ser mera coincidência (duas entidades escolherem um nome desses ao acaso é complicado de se acreditar).

Bom, somente este fato já é motivo para embaralhar a cabeça do candidato. Mas calma, vai piorar.

Ambas se situam na mesma cidade (Maringá) e na mesma avenida (Dr. Gastão Vidigal). Vejamos:

► Instituto AOCP: Avenida Dr. Gastão Vidigal, nº 959 – Zona 08, CEP 87050-440, Maringá/PR

► AOCP: Av. Dr. Gastão Vidigal, 966, Zona 8 CEP 87050 440, Maringá/ PR

Como confusão pouca é bobagem, além de nomes e endereços praticamente iguais, no site da AOCP há um link para o Instituto AOCP:

Print do site da banca AOCP

Resolvendo o mistério da “banca AOCP”.

Já vamos deixar claro aqui: tratam-se de DUAS BANCAS DISTINTAS. As evidências serão listadas abaixo.

Possuem sites próprios:

► Instituto AOCP: https://www.institutoaocp.org.br/

► AOCP: https://www.aocp.com.br/

Possuem CNPJs diferentes:

Bom, além de terem sites próprios, os CNPJ são diferentes, denotando Pessoas Jurídicas distintas.

► Instituto AOCP: 12.667.012/0001-53

► AOCP: 03.546.295/0001-94

Resposta oficial da banca:

Questionamos a banca (no caso o Instituto AOCP) e recebemos a resposta transcrita abaixo:

Prezado Candidato,

Esclarecemos que a empresa AOCP CONCURSOS e o INSTITUTO AOCP tratam-se de pessoas jurídicas distintas, ou seja, não são a mesma entidade.

Esclarecemos que as provas não são elaboradas pelos mesmos examinadores, uma vez que o foco da AOCP CONCURSOS está voltado para concursos em âmbito estadual e principalmente municipais, enquanto o INSTITUTO AOCP atua com preferência perante órgãos federais.

Assim, caso tiver interesse, a resolução das questões de provas anteriores deve ser da entidade que tiver interesse em realizar o concurso.

Atenciosamente

 

Convencido? Espero que sim, rs! Agora vamos ao que interessa.

Afinal, o que fazer para meus estudos, principalmente eu, concurseiro focado na PC RJ?

Agora que já sabemos que apesar das muitas similaridades, AOCP e Instituto AOCP são bancas distintas podemos partir para as recomendações.

Como sabemos é sempre muito importante resolver questões de provas anteriores da organizadora do concurso que você vai prestar. Então, não existe segredo: opte, primeiramente, por questões da banca Instituto AOCP.

Caso você tenha esgotado as questões de seu interesse desta banca, recomendamos o uso de questões da AOCP. Em que pese o que foi pontuado pelo Instituto AOCP no e-mail, os estilos de ambas possuem muita sinergia.

Por fim, esgotadas as questões da banca Instituto AOCP e AOCP, o ideal é fazer um mix de bancas múltipla escolha, de preferência bancas “famosas” como FCC, FGV, CEBRASPE, VUNESP etc. Resumindo tudo que foi dito aqui:

1. Questões do Instituto AOCP

2. Questões da AOCP

3. Questões de bancas “famosas” variadas.

Como o Tec pode te ajudar nos estudos de concursos realizados pela “banca AOCP”?

Bom, já ficou claro o rigor com o qual organizamos nossa base, não é mesmo? Você conhece alguma empresa do ramo que investiga tão a fundo dúvidas que parecem “bobas”? Então, essa é nossa primeira ajuda: fornecer uma base extremamente organizada e confiável.

Segundo: temos a maior base de ambas as bancas. Você pode conferir nos links abaixo:

► Instituto AOCP

► AOCP

Terceiro: temos todos os concursos anteriores da PC RJ (que encontramos na internet). Clique aqui para conferir.

Quarto: temos guias feitos sob medida para os concursos da PC RJ. É só chegar e estudar. Tudo baseado nos editais. Ressalte-se que são guias pré-editais. Quando os concursos novos forem publicados vamos refazer os guias conforme os novos editais. Confira os guias clicando aqui.

É isso. Até a próxima.

Thiago Signoretti

Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Exerceu as atividades de consultor de TI na empresa PriceWaterhouseCoopers (2005 a 2007) e Técnico Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União (2008 a 2019). É sócio-fundador do Tec Concursos e, atualmente, trabalha exclusivamente na gestão da empresa.