Atualidades – O Prêmio Nobel de 2014

Por: Leandro Signori

Olá pessoal,
 
Esta semana conhecemos os laureados com o Prêmio Nobel 2014 nas suas cinco áreas: Física, Química, Medicina, Literatura e Paz.
 
Vejamos os ganhadores:
 
Física – Hiroshi Amano, Isamu Akasaki e Shuji Nakamura por inventaram o led azul, que permitiu a fabricação de lâmpadas mais econômicas e telas modernas.
 
Química – Eric Betzig, Stefan Hell e William Moerner por trabalhos que levaram a capacidade dos microscópios a um novo patamar.
 
Medicina – John O'Keefe, May-Britt Moser e Edvard Moser por sua descoberta de células que formam um sistema de posicionamento no cérebro humano, uma espécie de "GPS" interno.
 
LiteraturaPatrick Modiano, por obras centradas em temas como a memória, o esquecimento, a identidade e o sentimento de culpa em relação à ocupação da França pelos alemães na II Guerra Mundial.
 
Paz – Kailash Satyarthi (Índia) e Malala Yousafzay (Paquistão) pela luta contra a discriminação das crianças e jovens e pelo direito destes à educação.
 
O Nobel da Paz é o prêmio que geralmente é cobrado nas provas de concurso público. Os outros prêmios quase não são cobrados.
 
Aos 17 anos, a estudante paquistanesa Malala Yousafzai se tornou a pessoa mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz. Malala se tornou conhecida em 2012, por lutar pela educação das meninas e adolescentes no Paquistão – um país dominado pelos Talibãs, que são contrários à educação das mulheres.
 
Em 9 de outubro de 2012, enquanto se dirigia para casa em um ônibus escolar, foi atacada por um miliciano do Talibã, sendo baleada no crânio. Foi operada no Paquistão e no Reino Unido, conseguindo se recuperar. 
 
Kailash Satyarthi, mantendo a tradição de Gandhi, liderou várias formas de protestos e manifestações, todas pacíficas, focando na grave exploração das crianças para ganho financeiro. Ele também contribuiu para o desenvolvimento de importantes convenções internacionais sobre o direito da criança."
 
Agora vamos ver como o tema pode ser cobrado no seu concurso público:
 
1) (VUNESP/ TJ SP/2012) Médicos retiram bala de menina ferida por Taleban no Paquistão
Médicos paquistaneses conseguiram retirar uma das balas que atingiram a jovem ativista MalalaYousafzai, 14, vítima de um ataque feito pelo grupo armado Taleban na hora em que saía da escola, na terça-feira, 9 de outubro. (Folha.com, 9.10.12)
O que motivou o ataque à ativista paquistanesa foi a
a) denúncia que Malala fez para os EUA do lugar em que se escondia Osama Bin Laden, ex-líder e fundador do Taleban.
b) postura extremamente ocidentalizada que Malala divulgava em seu blog na internet, chamando a atenção de outras jovens paquistanesas.
c) defesa do direito das mulheres de estudarem e as denúncias feitas por Malala de abusos cometidos pelo Taleban.
d) sua conversão ao cristianismo e o consequente abandono de preceitos islâmicos, o que provocou a ira dos fundamentalistas ligados ao Taleban.
e) crítica radical que Malala fez do uso da burca e dos véus islâmicos pelas mulheres muçulmanas, defendendo as vestimentas ocidentais.
 
Gabarito: C
 
2) (FUNDATEC/ CREA PR/ 2012) O que Mo Yan, Alvin E. Roth e Lloyd S. Shapley têm em comum?
a) São governantes do Oriente Médio.
b) São ganhadores do Prêmio Nobel.
c) São ativistas políticos do sudeste asiático.
d) São líderes do movimento Ocupe Wall Street.
e) São precursores de pesquisas com células-tronco.
 
Gabarito: B
 
Ótimos estudos!
 
Grande Abraço,
 
Prof. Leandro Signori
 
 
 
 
 

Leandro Signori

É servidor público desde 1989, quando ingressou na Prefeitura de Porto Alegre. Posteriormente foi funcionário da Prefeitura de São Leopoldo e da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN). Atualmente é servidor público federal no Ministério da Integração Nacional. Atuou em diversas áreas como meio ambiente, recursos hídricos, planejamento urbano, desenvolvimento regional e ordenamento territorial. Formado em Geografia - licenciatura - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - bacharelado - pelo Uniceub. Como docente, leciona as disciplinas de Atualidades, Conhecimentos Gerais, Realidade Brasileira, Geografia, Direito Ambiental e Meio Ambiente em cursos preparatórios para concursos públicos.