Atualidades – IBGE divulga os resultados da PNAD 2013

Por: Leandro Signori

O IBGE divulgou hoje, 18 de setembro, os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2013. O estudo investiga dados sobre população, migração, educação, trabalho, famílias, domicílios e rendimento. Foram ouvidas 362.555 pessoas em 1.100 municípios. A Pnad é uma fonte regular de subsídios para questões de Atualidades nos concursos públicos.
 
A Pnad de 2013 mostra uma tendência de envelhecimento da população brasileira. O número de idosos (pessoas acima de 60 anos) continua crescendo: de 12,6% da população, em 2012, passou para 13% no ano passado. Já são 26,1 milhões de idosos no país.
 
A taxa de analfabetos teve leve queda após um ano de estagnação. O índice de brasileiros com 15 anos ou mais que não sabem nem ler e escrever era de 8,6% em 2011. Teve ligeira alta para 8,7% em 2012. E caiu para 8,5% em 2013.
 
A desigualdade também teve leve queda. O Índice de Gini, que mede a distribuição da renda, passou de 0,496 em 2012 para 0,495 em 2013. O indicador mede o grau de concentração de renda, variando de zero (perfeita igualdade) a um (a desigualdade máxima).
 
A taxa de desocupação ou desemprego aumentou em 2013 na comparação com 2012, passando de 6,1% para 6,5%. O dado se refere à quantidade de pessoas desocupadas – que procuraram por emprego no período, mas não conseguiram – em relação à população economicamente ativa.
 
Pela primeira vez, passou da metade o número de brasileiros (10 anos ou mais de idade) que acessam a internet. O percentual chegou a 50,1%. Mas, ATENÇÃO: Isto não significa que mais da metade dos domicílios brasileiros possuem computador com acesso à internet. O percentual é de 43,1%.
 
Aproveito a oportunidade para divulgar o meu curso de Atualidades para a Agente da Polícia Federal. É um curso completíssimo, com centenas de questões comentadas e focado no perfil da banca organizadora. Acesse o conteúdo demonstrativo e resolva as questões comentadas no seguinte link: https://www.tecconcursos.com.br/cursos-direcionados/policia-federal-agente-preedital/atualidades-para-policia-federal
 
Ótimos estudos!
 
Prof. Leandro Signori
 
 

Leandro Signori

É servidor público desde 1989, quando ingressou na Prefeitura de Porto Alegre. Posteriormente foi funcionário da Prefeitura de São Leopoldo e da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN). Atualmente é servidor público federal no Ministério da Integração Nacional. Atuou em diversas áreas como meio ambiente, recursos hídricos, planejamento urbano, desenvolvimento regional e ordenamento territorial. Formado em Geografia - licenciatura - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - bacharelado - pelo Uniceub. Como docente, leciona as disciplinas de Atualidades, Conhecimentos Gerais, Realidade Brasileira, Geografia, Direito Ambiental e Meio Ambiente em cursos preparatórios para concursos públicos.