Atualidades – Explosão do vírus ebola na África

Por: Leandro Signori

A África Ocidental enfrenta o maior surto do vírus ebola já registrado desde a descoberta da doença, em 1976. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), trata-se da maior epidemia de febre hemorrágica em termos de pessoas afetadas, número de mortos e extensão geográfica. A entidade declarou a epidemia uma emergência pública sanitária internacional.
 
O surto atual começou na República da Guiné em março deste ano, e se espalhou para os países vizinhos Serra Leoa, Libéria e, mais recentemente, Nigéria. Mais da metade dos infectados neste surto morreram.
 
O ebola é uma febre hemorrágica grave causada por vírus e que não tem vacina ou cura. A doença só é transmitida pelo contato com os fluidos de pessoas ou animais infectados, como urina, suor e sangue. Os sintomas incluem diarreia, febre alta, vômitos, hemorragias e danos no sistema nervoso central. A doença mata por falência múltipla dos órgãos, quando fígado e rins param de funcionar, e o sangue passa a correr devagar pelo corpo.
 
Os próximos concursos deverão dar considerável importância ao assunto, acompanhem.
 
*****
 
Aproveito para divulgar o curso de Atualidades para a Polícia Federal – Teoria e Exercícios, totalmente focado na banca Cespe, com 351 questões comentadas. Resolva questões comentadas e confira o curso clicando https://www.tecconcursos.com.br/cursos-direcionados/policia-federal-agente-preedital/atualidades-para-policia-federal. Outro curso que divulgo é o de Atualidades para o TCU – Teoria e Exercícios, também focado na banca CESPE e com mais de 350 questões comentadas. Resolva questões comentadas e confira o curso clicando https://www.tecconcursos.com.br/cursos-direcionados/tcu-tecnico-federal-de-controle-externo-pre-edital/atualidades-para-o-tcu.
 
 
Ótimos estudos!
 
Grande Abraço,
 
Prof. Leandro Signori

 

Leandro Signori

É servidor público desde 1989, quando ingressou na Prefeitura de Porto Alegre. Posteriormente foi funcionário da Prefeitura de São Leopoldo e da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN). Atualmente é servidor público federal no Ministério da Integração Nacional. Atuou em diversas áreas como meio ambiente, recursos hídricos, planejamento urbano, desenvolvimento regional e ordenamento territorial. Formado em Geografia - licenciatura - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - bacharelado - pelo Uniceub. Como docente, leciona as disciplinas de Atualidades, Conhecimentos Gerais, Realidade Brasileira, Geografia, Direito Ambiental e Meio Ambiente em cursos preparatórios para concursos públicos.