Aprenda a Priorizar os Conteúdos Certos para Passar no Certame

Por: Redação Tec Concursos

Aprenda a Priorizar os Conteúdos Certos para Passar no Certame

Se assustou ao conferir a lista de matérias cobradas no edital? Uma solução para esse problema é estudar com inteligência e estratégia. E, para fazer isso, é preciso aprender como priorizar os conteúdos certos para não perder tempo em seu cronograma.

Por isso, a Tec Concursos separou dicas valiosas para você identificar esses assuntos e dedicar mais energia a eles na hora de estudar!

Priorizar os conteúdos certos — passo a passo!

Começar a estudar para concurso público pode parecer um caminho difícil no início. A lista extensa de matérias e assuntos pode fazer com que estudantes fiquem em dúvida na hora de criar os seus cronogramas de estudo.

Afinal, como estudar tudo o que é cobrado de uma vez só? A dica de ouro para fazer isso é saber priorizar os conteúdos certos!

Veja como fazer isso a partir da vaga e banca organizadora escolhida para seu concurso!

1. Descubra as informações básicas sobre o edital

Antes de começar a desenhar a sua estratégia para priorizar os conteúdos certos, é necessário saber o que está no edital da vaga que você escolheu.

Porém, o diferencial é: tudo isso precisa ser feito antes do lançamento do edital oficial da vaga. Se você esperar para estudar após a liberação, terá somente cerca de dois meses para aprender todas as matérias.

Desta forma, selecione o edital mais recente da vaga pretendida e utilize como base para responder às seguintes perguntas:

  • quantas perguntas por matéria terá na prova?
  • qual é o peso de cada uma delas?
  • qual é o sistema de somatória de pontos?
  • há algum critério de desempate caso muitos candidatos tenham a mesma pontuação?
  • qual a pontuação mínima para poder ter sucesso no certame?

Isso vai te ajudar a analisar a importância de cada matéria dentro do seu concurso, o que já te dá uma base de priorização de conteúdos.

2. Analise provas anteriores da sua banca organizadora

A maioria dos concursos e bancas organizadora disponibilizam as provas de anos anteriores em seus sites oficiais. O próximo passo é acessar ou baixar esse conteúdo e analisar com calma alguns fatores, como:

  • tema de cada questão;
  • área do conhecimento das perguntas;
  • complexidade;
  • formato (dissertativa ou objetiva).

3. Separe por tópicos

Conforme vai passando pelas provas, separe em uma lista todos os assuntos que você identificou e tente reuni-los em categorias.

É nesta etapa que você vai notar quais tópicos caíram com mais frequência. Tente alinhar essas informações com aquelas que foram descobertas no passo um (peso, nota de corte, etc.).

A ideia é que você faça uma hierarquia dos assuntos mais frequentes, que possuam um peso importante e façam a diferença na pontuação. Essa lista vai te dar um norte de como priorizar os conteúdos certos além das matérias básicas que você deve dominar.

Gostou das dicas? Então continue conferindo mais conteúdo no blog do Tec Concursos para te ajudar a conquistar a vaga dos sonhos no setor público!