Aprenda a Manter a Calma na Hora do Certame

Por: Redação Tec Concursos

manter a calma na hora do certame

É muito comum nos sentirmos ansiosos antes de alguma ocasião importante. Afinal, você se dedicou muito e espera que tudo dê certo no final. Porém, para que possa atingir o máximo de seu potencial, é muito importante saber como manter a calma na hora do certame.

Como manter a calma na hora do certame em 4 passos

Momentos de insegurança e estresse são totalmente comuns, mas podem minar o seu resultado e não permitir que você consiga a pontuação que tanto estudou para alcançar. Por isso, o Tec Concursos selecionou algumas dicas de ouro para te ajudar a contornar essa questão. Confira abaixo:

1. Descanse muito bem no dia anterior

Se você quer saber como manter a calma na hora do certame, esqueça a ideia de estudar no dia anterior. Tenha uma boa noite de sono e aproveite para recuperar as energias gastas nos meses de estudo.

Ter um descanso adequado, de no mínimo oito horas, será muito mais benéfico para seu resultado do que virar a noite repassando as disciplinas da prova.

2. Coma comidas leves

Alimentar-se adequadamente também é muito importante. Já imaginou comer algo muito pesado na noite anterior ao certame e passar a manhã seguinte sentindo dores no estômago?

Lembre-se de, no dia anterior e também no dia da prova, escolher apenas alimentos que você sabe que se dá bem. Não experimente nada novo ou pesado. Faça refeições balanceadas.

3. Mantenha-se positivo e seja racional

Você se preparou para isso. Quando o branco vem na hora prova, seja racional e pense em todos os meses que passou estudando apenas para aquele momento. Lembre a si mesmo de que você é capaz e mantenha o pensamento positivo. Acalme sua própria mente e não preste atenção no que os outros estão fazendo.

4. Faça exercícios de respiração

Para manter a calma na hora do certame em uma situação crítica, uma excelente estratégia é fazer exercícios de respiração que te ajudem a manter-se tranquilo. Inspire de forma longa e expire demoradamente.

Gostou das nossas dicas? Lembre-se de que aqui no Tec Concursos nós estamos sempre em busca de oferecer os melhores conteúdos para você! Confira as novidades do blog.