Análise de edital – TCE/SC

Olá pessoal!
 
E os estudos, como estão? Não deixem a peteca cair nesse final de ano… teremos grandes concursos em breve!
 
No artigo de hoje, iremos analisar mais um edital que acabou de sair na praça: concurso do TCE/SC, banca Cespe/UnB, cargo de Auditor Fiscal de Controle Externo.
 
Em nossa disciplina, o edital veio bem enxuto, o que pode dar a entender que vai cair pouca coisa. Mas isso não é verdade! Vamos dar uma olhada:
 
CONTABILIDADE PÚBLICA: 1 Contabilidade pública: campo de aplicação, objeto e objetivos. 2 Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (6ª Edição – Válido a partir do exercício de 2015 – edição republicada em 13/07/2015, Portaria Conjunta STN/SOF nº 1 de 10/12/2014 e Portaria STN nº 700 de 10/12/2014). 3 Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).
 
Pois bem. Teremos, basicamente, a cobrança da NBC T 16.1 (item 1), MCASP 6ª edição (item 2) e a LRF (item 3). No entanto, o MCASP trata de vários temas atinentes a Orçamento e Contabilidade Pública, no qual destacamos: Receita Pública, Despesa Pública, Variações Patrimoniais, PCASP, Critérios de Avaliação no Setor Público, Escrituração, DCASP, etc. E mais: muito desses temas possuem relação com outras normas correlatas não expressas no edital e que podem vir a serem cobradas (o Cespe adora fazer isso!).
 
Resumindo… é muito conteúdo a ser estudado!
 
O nosso livro teórico, que já está disponível no TEC, aborda o edital em sua integralidade. Vamos correlacionar os assuntos a serem estudados com os tópicos do curso:
 
Edital Livro Teórico Normas/Manuais
1. 1 Contabilidade pública: campo de aplicação, objeto e objetivos. 01.01, 01.02 e 01.03 NBC T 16.1
 2 Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (6ª Edição – Válido a partir do exercício de 2015 – edição republicada em 13/07/2015, Portaria Conjunta STN/SOF nº 1 de 10/12/2014 e Portaria STN nº 700 de 10/12/2014). Capítulos 02, 03, 04, 07, 08 e 09 MCASP 6ª edição
3 Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). Capítulo 11 LRF
 
Bom, era só isso. De antemão, já desejamos um feliz natal e próspero ano novo a todos! Continuem estudando, pois na hora que vocês menos esperarem, serão agraciados com a tão desejada aprovação wink
 
Um grande abraço,
 
Rodrigo Noleto e Vinícius Saraiva

Rodrigo Noleto e Vinicius Saraiva

Rodrigo Noleto: bacharel em Ciências Contábeis pela UnB e pós-graduado em Controladoria Governamental. É Auditor de Controle Externo no Tribunal de Contas do Distrito Federal, com atuação na Secretaria de Macroavaliação da Gestão Pública. Já exerceu vários cargos na Administração Pública, entre eles, os cargos de Analista de Contabilidade na ECT e CONAB, e Analista Judiciário - Especialidade Contabilidade no Conselho Nacional de Justiça. Foi aprovado em vários concursos, com destaque para os cargos de Especialista em Regulação da ANAC (2012), Analista de Finanças e Controle da STN (2013), Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados - Área IV (2014) e Auditor de Controle Externo do TCDF (2014). Vinícius Saraiva: bacharel em Ciências Contábeis pela UnB e pós-graduado em Controladoria e Finanças. Atualmente, exerce o cargo de Analista do Banco Central do Brasil no Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (DEBAN). Tem uma vasta experiência na área de Contabilidade Pública e exerceu os seguintes cargos na Administração Pública: Analista Judiciário- CNJ e Analista de Contabilidade- EBSERH. Foi aprovado em vários certames, entre eles, os concursos para Analista de Finanças e Controle da STN, Analista Administrativo da ANVISA, e Perito Contador do MPU.