Alimentação para concursos públicos
Alimentação para concursos públicos
A alimentação é muito importante! Se você não se alimentar bem a coisa pode ficar feia. Ninguém quer passar fome ou ficar que nem uma jiboia depois que devora um boi na hora da prova.
Vou trazer aqui uma lista de alimentos que podem auxiliar na retenção de memória, o que é fundamental para sua aprovação em concursos públicos:
Beterraba
Ajuda na Prevenção de Perda Memória e Demência: A Beterraba melhorar o fluxo de sangue no corpo, Os Nitratos da Beterraba são convertidos em nitritos. Estes nitritos ajudar na abertura dos vasos sanguíneos e aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro. Portanto, As Beterrabas auxiliam e melhoram o fluxo de sangue nos lobos frontais do cérebro e interromper o processo de perda de memória e demência.
Benefícios do Inhame para Cérebro e Sistema Nervoso:
Pimenta
Um toque de pimenta na sua alimentação é o suficiente para aumentar sua atenção na véspera de uma prova ou exame importante. A vantagem é que o consumo de pimenta – de preferência as mais fortes – não resulta na ansiedade e na insônia que costumam acompanhar a ingestão de café.
Além disso, diferentes tipos de pimenta contêm altas concentrações de vitamina C, que são fundamentais para o funcionamento das células nervosas. Um estudo publicado recentemente no periódico Human and Clinical Nutrition ainda mostrou que o consumo de frutas ricas em vitamina C durante seis semanas é capaz de melhorar consideravelmente o humor das pessoas.
O segundo item da lista desenvolvida pela Discovery News é a semente de cânhamo, também conhecida por ser uma planta da família Cannabis. Embora o consumo da planta não ajude a memorizar informações antes de uma prova, por exemplo, as sementes de cânhamo podem ser ótimas aliadas do cérebro, pois são ricas em ácido alfa-linolênico (ALA).
Essa é uma substância importante na produção das membranas das células do cérebro, além de sua ação nas bainhas de mielina, o que acelera a transmissão de sinais e impulsos nervosos. Outros alimentos, como a chia, a linhaça e as nozes também são fontes de ALA.
Batata (inglesa)
De acordo com o Discovery News, o cérebro de um adulto consume aproximadamente 20% da energia obtida através da alimentação ao longo de um dia. Quando se trata das crianças, essa porcentagem é ainda maior! Por esse motivo, manter os níveis de glicose no sangue estáveis significa mandar energia constantemente para o cérebro.
Níveis saudáveis de glicose podem ajudar na formação da memória, é o que indica uma longa pesquisa publicada no Neuroscience & Biobehavioral Reviews. Por esse motivo, alimentos ricos em amidos – como batatas cozidas – são uma fonte lenta e estável de energia, já que os carboidratos que eles contêm são absorvidos pelo organismo mais lentamente do que os açúcares comuns.
Já deu para perceber que alimentos pequenos, como as sementes, escondem uma série de nutrientes fundamentais para o seu cérebro, não é mesmo? Sendo assim, outra opção que pode ser incluída no seu cardápio são as sementes de abóbora.
O benefício dessas sementes está no ferro, que é uma substância importante para que ocorra o transporte adequado de oxigênio do sangue. Sem a presença do ferro no organismo, a oxigenação do cérebro fica comprometida, afetando também a produção de neurotransmissores.
Alguns dos sintomas da falta de ferro são irritabilidade, problemas de concentração e perda de memória. Um estudo publicado no World Journal of Biological Psychiatry no ano passado revelou que a deficiência de ferro no tálamo – uma importante região do cérebro – pode contribuir para o surgimento de déficit de atenção e hiperatividade.
Para prevenir uma série de doenças, boa parte do sal produzido atualmente no mundo contém iodo. A substância é importante para controlar a produção de hormônios na tireoide, já que a deficiência de iodo em adultos pode causar o surgimento de bócio, que é o aumento inadequado do volume da tireoide.
Pessoas que sofrem dessa doença podem apresentar problemas mentais e falhas no desenvolvimento físico. É sempre recomendável adicionar um pouco de sal iodado às suas preparações, tomando o devido cuidado para não exagerar.
Contribuem com diversos minerais e vitaminas, dentre eles, fósforo, magnésio, potássio, vitaminas do complexo B e vitamina E. Tais frutas são aliadas para manter uma boa saúde cardiovascular, o que se traduz na correta distribuição de sangue e oxigênio para todos os órgãos, sem deixar de mencionar, evidentemente, o cérebro.
Abacate
Possui propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento e deterioração precoce da nossa saúde. Além disso, contém ômega 3, ideal para proteger o cérebro do desgaste prematuro.
Tomates
Possui poderosos efeitos antioxidantes de proteção para os tecidos, evita o dano causado pelos denominados radicais livres, que causam diferentes doenças como é o caso do câncer.
Além disso, possui gorduras saudáveis que ajudam a proteger o coração, obtendo uma ótima circulação sanguínea e conseguindo nutrir todas as células do corpo para que possam funcionar corretamente.
Peixes
Os peixes são uma fonte rica de fósforo. Este mineral ajuda a fortalecer o cérebro, especialmente, melhorando a memória.
Consumir peixes periodicamente, sobretudo, o peixe azul, por sua alta quantidade de omega 3, nos ajudará a proteger a saúde do nosso coração e também do cérebro.
Chá verde
O brócolis possui nutrientes que têm a capacidade de potencializar a memória e preservar a boa saúde do cérebro. Também possui propriedades que ajudam a proteger o coração.
Esses alimentos não são pilulas mágicas como no filme daquele ator Bradley Cooper “Sem limites”. É preciso ter uma alimentação balanceada (que inclua outros alimentos, é claro), que dê preferência a esses alimentos.
E no dia da prova, dependendo do horário (matutino ou vespertino), é preciso alimentar-se bem, não comendo pouco (para não passar fome) e nem muito (para que o seu metabolismo não foque na digestão e esqueça de resolver a prova).
Aqueles que estiverem fazendo dietas rigorosas eu aconselho a deixá-las de lado, pois o seu cérebro vai precisar de toda energia necessária para resolver as questões e se ele focar na sua fome você pode se dar mal na prova.
É claro que não é suficiente ficar só comendo esses alimentos todos os dias até o dia da prova! Isso vai fazer você ficar mais fitness! Tamém é preciso estudar, e muito! Fazer exercícios aqui no TEC Concursos! Ler bastante teoria e tudo o mais!
E não é só para concursos públicos! Esses alimentos evitam a demência e doenças mentais como o Mal de Alzheimer.
Eu falo por experiência própria: fui realizar a prova do Bacen em 2009 e comi muito antes da prova (o restaurante servia comida por pessoa a preço fixo). Resultado: passei a tarde digerindo todo aquele churrasco, maionese, arroz, etc… e mal consegui terminar a prova, pois a minha energia foi gasta digerindo a comida…
Fontes:
http://melhorcomsaude.com/10-super-alimentos-bons-cerebro/
http://www.megacurioso.com.br/neurociencia/37800-confira-6-alimentos-que-sao-capazes-de-turbinar-o-seu-cerebro.htm
http://www.saudedica.com.br/os-14-beneficios-da-beterraba-para-saude/
http://www.saudedica.com.br/os-6-beneficios-do-inhame-para-saude/