AFRFB 2012 – Contabilidade – Questões 1 a 4
Aproveitando o final do semana, resolvi publicar os comentários sobre as questões 1 a 4 da prova de Contabilidade Geral do concurso para Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, cujas provas foram aplicadas agora em 2012. As questões de Contabilidade desse concurso já foram inteiramente comentadas aqui no TEC Concursos, viu? É só acessar, selecionar a prova, resolver as questões e conferir os comentários!!
Aproveitando o ensejo, estou estou com dois cursos de Contabilidade Geral no Estratégia Concursos. O Contabilidade para Iniciantes é especialmente voltado para os iniciantes na matéria e conta com uma linguagem fácil, objetiva e descontraída. O curso aborda desde os princípios de Contabilidade até diversos pontos de Contabilidade Avançada, vale a pena conferir!
O outro é o curso de Questões Comentadas de Contabilidade para a ESAF 2013. Este é um curso em exercícios, com centenas de questões comentadas (inclusive com as provas de ATRFB e AFRFB aplicadas em 2012) e repleto de "Blocos de Teoria", com a Teoria a ser abordada nos exercícios, para revisão ou aprendizado mesmo. Também tá bem legal esse curso, não deixem de conferir as auas demonstrativas!
Bom, vamos aos comentários das questões! Ótimos estudos!
Thiago Ultra
thiagoultra@estrategiaconcursos.com.br
www.aromacontabil.com.br
www.facebook.com/thiagoultrasoares
—-
Questões 1 a 4 – Prova de Contabilidade – Auditor Fiscal da Receita Federal 2012 – ESAF
A – Incorreta. Imobilizado 'em andamento" é conta em que são lançados os gastos relacionados, principalmente, à construção de edificações (materiais, mão de obra direta, etc), até o momento de sua conclusão, quando, então, os saldos existentes serão remanejados para o Imobilizado "em operação".
B – Incorreta. No Realizável a Longo Prazo são classificados os direitos cuja realização espera-se para após o término do exercício social subsequente, tais como, Contas a Receber no Longo Prazo, Seguros a Vencer de Longo Prazo, etc.
C – Incorreta. O CPC 28 define propriedades para investimento como:
(a) uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços ou para finalidades administrativas; ou
(b) venda no curso ordinário do negócio."
Os bens adquiridos para uso futuro na expansão das atividades da empresa não se enquadram como Propriedades para Investimento, conforme transcrito acima.
D – Incorreta. Os bens adquiridos e mantidos pela empresa para uso futuro, conforme consta do enunciado, certamente têm caráter indeterminado, portanto, não podemos dizê-los temporários.
E – Correta. Vejam que chegamos a essa alternativa por eliminação. Outros Investimentos Permanentes é a classificação que melhor se enquadra às circunstâncias apresentadas no enunciado.
Gabarito: Letra E.