AFRE/RJ – Estatísticas sobre Economia e Finanças.

Por: Vicente Camillo

Olá pessoal, tudo bem?
 
Neste artigo, gostaria de tratar um pouco sobre as estatísticas das questões de economia e finanças públicas cobradas, desde o concurso de 2008, nos concursos de Agente Fiscal de Rendas do Rio de Janeiro.
 
O grande Cyonil Borges me pediu um levantamento sobre os temas mais recorrentes. Eis que, para minha surpresa, vi que 5 temas representam quase 60% do total de pontos existentes em todas estas provas.
 
São eles: Princípios e Conceitos de Tributação, Equilíbrio e Eficiência de Mercado, Preferências e Utilidades do Consumidor, Contas Nacionais e Monopólio.
 
Os temas estão elencados em ordem de relevância.
 
Ao adicionar os temas Política Econômica (Monetária e Fiscal), Concorrência Perfeita, Custos e Déficit Público temos 80%! do total de questões no período.
 
Estes dados são muito importantes.
 
Em que pese se referirem a provas elaboradas pela FGV, e a banca deste certame ser a FCC, o cargo, suas atribuições, salários, entre outras questões afins, permanecem o mesmo. Ou seja, o conteúdo pode muito bem vir a ser cobrado em proporções parecidas, mesmo que a FCC tenha estilo distinto da FGV.
 
Desta forma, nestes dias que antecedem a prova, direcionem esforços, elaborem resumos, resolvam questões e estudem novamente estes temas.
 
Certamente será de grande valia no momento da prova.
 
Abaixo, segue um gráfico com os percentuais:
 
 
Abraços e bons estudos!
 
Vicente
 

Vicente Camillo

Economista pela UNESP/Araraquara, com especialização em contabilidade e auditoria pela FIPECAFI/USP. Aprovado nos concursos de Auxiliar de Fiscalização Financeira II do Tribunal de Contas de São Paulo e de Analista de Mercado de Capitais da Comissão de Valores Mobiliários. Atualmente trabalha na Comissão de Valores Mobiliários, tendo trabalhado também na Ernst & Young Terco Brasil. Possui experiência nas áreas de economia, finanças públicas, sistema financeiro, direito societário, contabilidade e auditoria.