6 Dicas de Redação Para Concursos

Por: Redação Tec Concursos

6 Dicas de Redação Para Concursos

A nota da redação em concursos públicos pode ser um fator eliminatório de candidatos. Por este motivo, é uma das habilidades que mais devem ser trabalhadas no processo de estudo. Para te ajudar com isso, a Tec Concursos listou as dicas de redação para concursos mais essenciais para você ser nota dez. Confira abaixo!

1. Leia o tema, porém resolva primeiro as questões objetivas

Entre as dicas de redação para concursos essa é uma das que mais vale a pena testar! Se você está fazendo uma prova que tem questões objetivas e a discursiva, primeiro leia rapidamente o tema da redação e deixe-a de lado por um momento para resolver as questões objetivas.

Desta forma você pode encontrar respostas ou ideias para o texto enquanto resolve as perguntas, e assim, ir anotando tópicos para abordar quando for escrever.

O seu cérebro é uma ferramenta poderosa, e com certeza ficará trabalhando e planejando a sua redação mesmo enquanto você resolve outras perguntas!

2. Tenha uma redação estruturada

Após ter pensado e já planejado o que vai abordar em sua redação, é preciso se ater ao formato discursivo, que demanda a seguinte estrutura:

Introdução

Para ter uma introdução sólida é preciso que você deixe claro duas coisas no ínicio da redação: que sabe o que o tema pede e como vai abordá-lo. De maneira mais simples, faça um breve resumo do assunto e escreva quais pontos dele você vai responder no desenvolvimento.

Desenvolvimento

Esse é o coração do texto, onde você decorre sobre o que prometeu responder na introdução. Detalhe as suas opiniões e preste atenção para não fugir do tema solicitado e ir para diversos caminhos na hora de detalhar um assunto.

Conclusão

Como o nome indica é o fechamento do texto. Nesta seção é necessário que você retome brevemente o que foi falado e defina onde você chegou com tudo o que foi detalhado na conclusão, ou seja, responda à tese da redação.

3. Domine a Língua Portuguesa

Dê uma atenção especial na hora de estudar e aplicar Língua Portuguesa. Desta forma evita erros gramaticais, de pontuação ou conjugação que irão empobrecer o seu texto.

4. Se atenha as diretrizes solicitadas

Não ultrapasse a quantidade de linhas, fuja do tema ou descumpra alguma regra que esteja descrita na prova. Isso é essencial para sua redação não ser desclassificada!

5. Seja objetivo e evite gírias

Uma das melhores formas de passar as suas ideias com clareza é utilizar palavras simples e frases curtas. Ir direto ao ponto e ter argumentos concretos é muito mais válido do que fazer rodeios para ter uma redação maior.

Para manter em um padrão mais formal, também evite utilizar gírias e regionalismos em seu texto.

6. Estude e treine a redação no dia a dia!

Para evitar erros e escrever de forma mais fluída treine escrever uma redação por semana. Uma dica é cronometrar o tempo que você leva nesta tarefa e ir diminuindo cada vez mais para se acostumar a escrever um bom texto mais agilmente.

Gostou das dicas de redação para concursos?

Se você quer mais dicas como essa não deixe de acompanhar o blog do Tec Concursos!

Somos uma plataforma digital para estudos de concursos públicos com conteúdos comentados por especialistas e simuladores de prova para você crescer cada vez mais e realizar seu sonho!