5 Dicas Para Ter Produtividade em Concursos Públicos

Por: Nadjine Terhoch

Quem está estudando para passar em um certame sabe muito bem como é necessário se dedicar para conseguir alcançar o sucesso. O volume de conteúdos é alto e, por isso, você pode se valer se algumas boas dicas para ter mais produtividade em concursos públicos. Selecionamos as melhores para te ajudar. Confira!

1. Crie um cronograma de estudos

Pode parecer uma dica batida, mas, exatamente por isso, é deixada de lado por muitos concurseiros. Para alcançar o máximo de produtividade você precisa se organizar e desenvolver um calendário para estudar para concurso público. Defina quais disciplinas serão abordadas em cada dia, quando fará exercícios e em que momento o conteúdo teórico será abordado.

2. Utilize um método de gestão de tempo

Existem diversos métodos de gestão de tempo que podem te ajudar a se organizar. O tradicional método Pomodoro, por exemplo, é bastante popular por intercalar momentos de concentração total com períodos de descanso absoluto. Há, também, alguns aplicativos para celular ou mesmo plataformas de tarefas on-line.

3. A produtividade em concursos públicos demanda momentos de descanso

Quando estamos focados em um objetivo, muitas vezes deixamos de lado o fato de que, ainda sim, é preciso equilibrar as outras esferas da vida. Quando o assunto é produtividade em concursos públicos, saiba que muito de seu foco e de seu resultado demanda momentos de descanso planejado.

4. Descubra em que momento do dia você é mais produtivo

Não existe uma fórmula secreta e certeira para alcançar o melhor em matéria de produtividade. Porém, com alguns direcionamentos, você pode ser bastante assertivo. Saber quando você rende mais estudando é essencial para se planejar e afeta diretamente os seus resultados.

5. Tenha um ambiente de estudos adequado

Estudar em um local que te permita focar e não te distraia também é muito importante. Monte uma mesa com uma cadeira confortável para a coluna, com iluminação ideal e, se possível, em um local silencioso. Outra opção são as bibliotecas públicas, que sempre contam com espaços especiais para quem está estudando.
 
Gostou das nossas dicas para ter ainda mais produtividade em concursos públicos? Continue acompanhando o Tec Concursos para mais artigos como esse!

Nadjine Terhoch

Jornalista