3 Técnicas de Ouro para Resolução de Problemas e Questões

Por: Redação Tec Concursos

3 Técnicas de Ouro para Resolução de Problemas e Questões

Você já parou para pensar qual a melhor maneira para conseguir alcançar a resolução de problemas e questões de um concurso público? Adotar certas técnicas pode te ajudar a organizar a mente na hora da prova e garantir mais acertos.

Confira as dicas do Tec Concursos e comece a implementá-las em seus estudos com provas anteriores!

Resolução de problemas e questões — por onde começar?

Aprender como fazer a resolução de problemas e questões apresentadas na prova de um certame é essencial. Isso porque estar familiarizado com estes formatos é a mesma coisa que aprender como pensa determinada banca de concursos públicos.

Então o primeiro passo a dar nesta direção é realizar os seus estudos por meio de provas anteriores. Esta é a principal técnica para se acostumar ao formato da prova e descobrir como as questões estão sendo cobradas.

Então, mesmo antes de aprender as técnicas, comece a se preparar para as provas resolvendo exames para a mesma vaga que você vai concorrer.

3 técnicas de resolução

As técnicas de resoluções de problemas de um certame podem te ajudar muito quando o assunto é agilidade e gerenciamento de atenção.

Afinal, um concurso pode ser extenso, e é preciso saber dividir o seu tempo de acordo com alguns critérios. Não basta somente chutar aquelas que você não conhece. Para ser aprovado é preciso de método!

Confira e encontre aquela que funciona melhor para você.

1. Classifique as questões de acordo com seu domínio

Uma das melhores formas de resolução de problemas e questões de uma prova é dividi-la de acordo com os assuntos que você domina mais. Isso significa que ao longo da prova você deve priorizar aquelas que sabe que consegue resolver mais facilmente, seja todo um assunto ou uma questão que acabou de ler.

Essa é uma forma de não perder tempo resolvendo algo que você está inseguro e garantir logo aquelas que tem certeza.

Desta forma tem mais produtividade e motivação para as partes mais difíceis do certame.

2. Analise as alternativas mais coerentes

Ao realizar questões de múltipla escolha, muitos estudantes apelam para o chute naquelas que não sabem responder. Porém, é preciso analisar o conteúdo destas alternativas à fundo antes de apelar para essa saída.

Muitas vezes, entre as alternativas, há opções que não fazem sentido com o que está sendo pedido ou são muitos superficiais. Na maiorias dos casos essas são as incorretas.

Aquelas que têm mais clareza, contém termos sinônimos à pergunta ou são mais completas tem mais probabilidade de estarem corretas. Elimine aquelas que você tem certeza que estão erradas e reduza a sua chance de erros!

3. Preste atenção ao que não está no enunciado

Geralmente pode-se tirar informações importantes ao ler a pergunta ou um texto enunciado. Por isso, sempre se questione sobre o que foi revelado nesta seção e analise o que não está sendo dito que pode te levar a resposta certa.

Se você se preparou da forma certa, com certeza conseguirá preencher essa lacuna e marcar a alternativa correta!

Gostou destas dicas de resolução de problemas e questões de certames? Então confira mais conteúdos no blog do Tec Concursos!