3 Dicas Para Fixar o Conteúdo Estudado na Memória

Por: Redação Tec Concursos

Com tantas disciplinas para revisar, conseguir fixar o conteúdo estudado na memória pode ser um desafio, mas nós te ajudamos. Confira!

Quem está se dedicando para ingressar em uma carreira pública sabe como a tarefa é desafiadora. São inúmeras disciplinas de áreas diversas, e sabemos um dos maiores problemas dos concurseiros é, justamente, conseguir fixar o conteúdo estudado na memória.

Foi pensando nisso que o Tec Concursos trouxe algumas dicas de ouro para te ajudar a alcançar o sucesso nessa área e alavancar suas chances de ser aprovado no certame. Confira o que preparamos abaixo e descubra!

1. Revise nas primeiras 24 horas

Todos sabem como revisar é importante e realmente ajuda nos estudos. Porém, após estudar um conteúdo pela primeira vez, é essencial revisá-lo nas primeiras 24 horas que vêm pela frente.

Para quem realmente está em busca de fixar o conteúdo estudado na memória, evitar a curva do esquecimento é simplesmente primordial.

A curva do esquecimento diz respeito a quantidade de informações que o nosso cérebro consegue reter com o passar do tempo. No momento em que termina a leitura, o estudante está em 100%. Com o passar dos dias, esse número cai exponencialmente.

A solução, portanto, é trabalhar com revisões de dez minutos para cada leitura de uma hora, sempre dentro das 24 horas após o primeiro contato com o material.

2. Esvazie seu cérebro

É muito comum conhecermos histórias de pessoas que estudam 12 ou até mesmo 14 horas durante o dia e ainda precisam se preocupar com outros aspectos da vida, como pagar contas ou cozinhar.

Esse é o maior vilão do estudante. Quando sua mente está cheia de coisas, seu cérebro simplesmente fica esgotado e não consegue mais absorver nada, o que não vai te permitir fixar o conteúdo estudado na memória.

Portanto, gerencia sua tarefas, divida bem o seu tempo, crie cronogramas e permita-se tirar momentos de descanso. Sua mente precisa de algum tempo de plenitude para estudar.

3. Explique o conteúdo

Você já estudou o conteúdo, certo? Já está planejando revisões e tem um cronograma de estudos bem planejado pela frente. Uma forma diferente de fixar na mente é por meio da explicação em voz alta.

Explique — sem ter o material em mãos, apenas usando o que realmente tem em sua mente — para si mesmo no espelho ou para outras pessoas.

Pronto para testar essas técnicas e fixar o conteúdo estudado na memória?

O que achou das dicas que demos aqui para seus estudos? No blog do Tec Concursos nós temos conteúdos novos todas as semanas para quem quer ter acesso aos melhores direcionamentos para ser aprovado no certame que tanto sonhou!

Confira nossas novidades!