TCU – mudanças na sistemática de prestação de contas

Por: Erick Alves

Olá pessoal,


O concurso do TCU se aproxima e temos mais uma novidade importante para o estudo de Controle Externo!



A última havia sido o novo entendimento do Tribunal acerca da responsabilização de agente privado, assunto que tratamos em artigo anterior, lembram? Para quem ainda não viu, é só seguir este link.



Pois bem, a notícia agora é a entrada em vigor, no último dia 20/5, da IN TCU 72/2013, que altera a IN TCU 63/2010, introduzindo algumas mudanças na sistemática de prestação de contas.



A mais importante diz respeito à reinclusão das entidades de fiscalização do exercício profissional no rol de unidades jurisdicionadas sujeitas a prestar contas ordinárias ao TCU. Como é sabido, tais entidades até então estavam dispensadas desse dever.



Esse é mais um bom assunto que pode ser explorado no próximo concurso do TCU. Portanto, fiquem ligados!




A propósito, informo que, além das questões comentadas aqui no TecConcursos, tenho um curso de “Controle Externo para TCU” em andamento no Estratégia Concursos, cujo material já foi atualizado e está aderente a essas mudanças.



Grande abraço e bons estudos!



Erick Alves

Erick Alves

Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) , aprovado no concurso de 2007 em 6º lugar (Brasília - DF); Oficial da reserva do Exército Brasileiro, formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), onde concluiu o curso de Intendência (administração e logística) em 1º lugar; Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade de Brasília (UNB); Professor do Estratégia Concursos.