10 anos de Tec!

Por: Thiago Signoretti

Oi, pessoal!

Hoje é um dia bem especial para o Tec, pois completamos 10 anos de vida! Peço licença ao leitor para fazer este emocionado post que pode não colaborar diretamente para sua aprovação, mas que traz, espero, uma mensagem de inspiração a todos.

No dia 07/05/2012 lançávamos no mercado o primeiro portal de questões comentadas por professores. Não imaginávamos, apesar de sempre trabalhar com essa esperança, que o Tec chegaria onde chegou. De uma empresa “de fundo de garagem” passamos a ser referência no mercado, fruto da inegável qualidade de nossa ferramenta e de nosso conteúdo.

Nestes incríveis 10 anos vivemos de tudo! Dúvidas, problemas, tretas, vitórias, derrotas e tudo o mais que é inerente ao empreendedorismo. Felizmente, após uma década, está cristalino como a água que tudo valeu a pena – e como valeu!

O Tec nasceu de um desejo de um concurseiro que sonhava em ter à sua disposição, na época em que estudou, algo que fizesse real diferença em seus estudos. E não é que esse desejo, basicamente uma ferramenta inovadora para praticar questões, fazia sentido e se comprovou na prática? Pois é! Participamos de milhares de jornadas vitoriosas de nossos alunos. A cada depoimento de aprovação recebido constatamos que o chavão “o sonho se tornou realidade” não existe à toa. Obviamente, não nos damos, nunca, por satisfeitos e, para aqueles que AINDA não passaram, fica reafirmado nosso compromisso de lutar ao lado de vocês até que sua batalha seja vencida (não temos dúvida que será).

Neste clima de nostalgia, quero aproveitar esta oportunidade e compartilhar com vocês um pouco da história do Tec. Separamos algumas curiosidades que muita gente nem imagina, afinal adotamos uma linha mais discreta. Mas, antes de adentrar a tais curiosidades, quero lembrá-los que faremos uma promoção imperdível no dia 10/05/2022 com a temática do nosso aniversário de 10 anos. Clique aqui para maiores detalhes. Confesso que serão condições que são um verdadeiro “presente” a quem aproveitar.

Voltando…

Segue, abaixo, um compilado de nossa história focado, principalmente, em nosso início. Tudo que é grande, um dia começou pequeno. E, exatamente por isso, relembrar nossas origens é um exercício saudável e a prova cabal de que em 10 anos todos, com dedicação e foco, podem fazer coisas admiráveis.

1. O Tec estreou no mercado em 07/05/2012.
2. O pontapé inicial do Tec foi dado no cafezinho do TCU, dois anos e meio antes.
3. A ideia do produto se baseou na ferramenta que um dos sócios sonhava em ter à disposição quando estudava para concursos.
4. O nome TEC é um acrônimo formado pelas letras iniciais das três pessoas que iniciaram o projeto, ordenadas de modo a informar nossa missão: usar a TECnologia para otimizar o estudo.
5. Ainda no início do projeto, a pessoa de inicial “E” desistiu, e o Tec esteve a ponto de nem ser lançado (já imaginaram?). Tudo mudou de figura com a entrada de um novo sócio, mas cuja inicial “V” não permitia uma boa combinação para o nome do negócio.
6. Dos três sócios fundadores, Thiago e Vitor continuam à frente da empresa. O outro sócio, Cyonil (em memória), optou por sair no fim de 2017, continuando apenas como professor.
7. Em seu lançamento, o Tec tinha 28 mil questões cadastradas e 10 mil comentadas.
8. No primeiro dia de vida, tivemos 1.140 usuários cadastrados e 20 vendas.
9. No lançamento do produto, o sistema não possuía árvore de assuntos hierarquizada. Os assuntos eram apresentados em ordem alfabética, e os alunos tinham que baixar um PDF explicativo para saber como cada disciplina era organizada.
10. O Tec foi o primeiro sistema a ter questões comentadas por professores e a possibilitar combinações ilimitadas de filtros.
11. Os conceitos de caderno de questões, guias de estudos, entre muitos outros usados no mercado atualmente, foram criados pelo Tec.
12. O Tec sempre usou o trabalho remoto, sendo 100% virtual (não teve nada a ver com a pandemia).
13. O Tec nunca teve investimentos externos.
14. Fomos um dos primeiros sites de concursos públicos a trabalhar com assinatura.
15. O nosso professor campeão de comentários tem mais de 44 mil questões no histórico, e segue num ritmo impressionante de produção.

Registro, ainda, meu agradecimento a todo o time do Tec, professores, financeiro, administrativo e TI. Aliás, falando em TI, vejam estas fotos do pré-operacional da empresa (creio que 2010, salvo engano), vintage total, rs! Esse time aí de baixo, amigos de faculdade, sem saber muito o que estavam fazendo acabou por desenvolver o melhor sistema de questões do mercado brasileiro (André, Dalisio, João e Duarte vocês são “pais” deste “filho” também).

Brindemos a este especial dia! Vida longa ao Tec!

Thiago Signoretti

Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Exerceu as atividades de consultor de TI na empresa PriceWaterhouseCoopers (2005 a 2007) e Técnico Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União (2008 a 2019). É sócio-fundador do Tec Concursos e, atualmente, trabalha exclusivamente na gestão da empresa.