Novos Recursos...Parte 1

Nota da Coordenação: inicialmente, este artigo foi publicado em 04/04/2018, mas tivemos que tirá-lo do ar. Para entender o motivo, basta ler este conteúdo.
 

 
Oi Pessoal!

Thiago na área! Andei sumido, mas não foi férias não (quem me dera, rs!). É muito trabalho mesmo, graças a Deus!
 
Bom, nesse tempo todo estávamos preparando um pacote de novidades. É tanta coisa que vou repartir em dois artigos diferentes, sendo o segundo a ser publicado nos próximos dias.

Abaixo, listo as novidades:
 
  1. Liberar seleção e cópia de comentários e do material teórico.
  2. Configurar caderno por assunto.
  3. Exibir dados referente ao desempenho diretamente no caderno.
  4. Unir cadernos.
  5. Gerar caderno a partir da busca por enunciado.
  6. Novo método de organização das questões do caderno: Banca + Ano.
  7. Acesso ao histórico de resoluções na questão.
  8. Novos botões de navegação (por assunto).

Vamos lá...

1. Liberar seleção e cópia de comentários e do material teórico.

Talvez uma das coisas mais pedidas de toda a história do Tec. Sei que demoramos a ceder, mas peço para entenderem o receio da empresa em liberar tais ações. Precisávamos de confiança para implementar essa mudança (pequena tecnologicamente, mas gigante em termos de regra de negócio), que veio com o passar do tempo. Tal sentimento, confesso, se ancorou muito na percepção de que tal "proteção" não era efetiva (havia inúmeras formas de burlar - algumas amplamente divulgadas em redes sociais) e atrapalhava absurdamente a vida de nossos estudantes. Não preciso dizer que nossa ferramenta nasceu de ideia totalmente oposta, né? Sempre queremos AJUDAR

Além da razão citada acima, um novo recurso (que será objeto de um segundo artigo meu nesses próximos dias), super importante para o estudo online no Tec, restaria absurdamente prejudicado caso não liberássemos a seleção e cópia de conteúdo. Aos curiosos de plantão, se aguentem! Vai valer a pena e já já o "segredo" será revelado, rs!
 
2. Configurar caderno por assunto.
 
Esse aqui é um dos recursos mais legais desta versão do sistema. Antes desta melhoria, só era possível setar o quantitativo de questões por matéria. Agora, você pode definir também por assunto.
 
- Quer controle sobre o número exato de questões em cada assunto de seu caderno? Então TOMA, rs!
 
Clique nesta opção na tela do Gerador (tela de filtros):

 

 
Aí basta expandir por matéria e escolher a quantidade de questões para cada assunto.
 

Simulados Perfeitos? Pois é....rs!

Obs.: estamos fazendo ajustes nas árvores de assuntos e na catalogação da base para que não haja questões nos chamados "tópicos pais" (assuntos que possuem sub-assuntos), pois tais tópicos não são passíveis de alteração no seu quantitativo de questões. Então, até que tal tarefa seja concluída (estamos correndo) pode haver divergência entre os números definidos e o total de questões do caderno (o que pode ser resolvido por meio da opção "remover esta questão" dentro do caderno). 

3. Exibir dados referente ao desempenho diretamente no caderno.

Direto ao ponto, me refiro a essa parte do caderno:
 
 
Para ter acesso a estes dados de desempenho "macro" o aluno precisava clicar no botão "Resumo do Caderno" (). Agora, a informação está sempre ali, aos olhos do aluno. Obviamente, quem não quiser ver tal informação pode optar por escondê-la.
 
4. Unir Cadernos

Este recurso, como o próprio nome diz, permite a união de dois ou mais cadernos. Dentre outras utilidades, destaco os casos em que há dificuldade de, por meio de um único caderno, selecionar questões que cubram, de maneira satisfatória, todos os tópicos de seu edital (as vezes um determinado filtro ajuda em um assunto, mas acaba atrapalhando em outro). Agora você pode criar os cadernos da forma que desejar e depois combiná-los. Para realizar esta tarefa, basta acessar a opção abaixo na tela de listagem de cadernos:

 
 
Aí é só selecionar os cadernos a serem unidos e confirmar. Ah, importante ressaltar: os cadernos que forem unidos não são deletados.

 

5. Gerar caderno a partir da busca por enunciado

Agora é possível, dentro da busca por enunciados, gerar um caderno com as questões encontradas em sua pesquisa textual. Antes desta versão, o aluno só podia navegar e resolver as questões naquela tela. Tem sua utilidade, mas não é a interface ideal como é o caderno como todos os seus recursos.
 

6. Novo método de organização das questões do caderno: Banca + Ano.

Até essa versão do site, o caderno podia ter suas questões organizadas por dois critérios:

  • Matéria e Assunto (padrão)
  • Concurso (ou por prova)


Agora inserimos uma terceira forma: por banca e ano. Para alterar o método de organização de seu caderno, basta acessar o índice e escolher a seguinte opção:


 

7. Acesso ao histórico de resoluções na questão.

Em cada questão é possível saber seu histórico de resoluções. Para tanto, acesse o botão informação da questão ( ) e selecione a seguinte opção:
 

Estamos preparando o terreno para a nova seção de controle de desempenho e atividades no Tec (um de nossos próximos grandes projetos).

 

8. Novos botões de navegação (por assunto).

Foi acrescentada a possibilidade de navegação por assunto direto no caderno (isso antes só era possível pelo índice). Cansou de fazer questões de um determinado tópico? Basta ir para o próximo!
 

 



É isso, meu povo! Espero que gostem das novas funcionalidades. E peço para terem um pouquinho de paciência conosco nestes próximos dias (foi um pacote grande de atualizações, além dos recursos citados neste artigo e no próximo que faremos teve muita coisa não "visível" ao olho do usuário, mas que é de extrema importância para o bom funcionamento do site). 

Ahhh e não posso deixar de mencionar: o caderno antigo (o famoso "azulzinho") ainda está acessível, mas nenhum dos recursos novos foram implementados nele (e não só desta vez, já faz tempo que isso ocorre). Mas toda vez que tiramos o link de acesso do ar é uma chuva de críticas, então mantivemos (a última coisa que queremos agora é mais reclamação dos usuários, rs!).

Sugestões ou críticas: é só comentar aqui embaixo.

Bons Estudos!

Thiago Signoretti

Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.