Novos e importantes recursos no Tec

Olá concurseiros e concurseiras!!!
 
No começo da semana que passou subimos uma versão com importantes recursos. Como a correria está grande só consegui parar agora para escrever um artigo sobre estas novas ferramentas. Recomendo a leitura atenta dos tópicos abaixo pois acredito que a utilização destes recursos vão enriquecer muito a experiência do aluno.
 
Bom, abaixo a síntese do que vai ser tratado neste documento:
 
  1. Busca por enunciado
  2. Impressão de questões em teoria (plano avançado)
  3. Novo gerador experimental
  4. Atualizar questões e conteúdo de módulos
  5. Central de cursos compartilhados
  6. Alterar questões ("ajuste fino")

1) Busca por enunciado

Esse sempre foi um recurso muito pedido pelos alunos. Agora no Tec você tem uma ferramenta para procurar uma questão de maneira prática e certeira. Seu funcionamento é muito simples: basta colar o enunciado ou algum trecho significativo da questão que o site trará os resultados encontrados.

O acesso a tal recurso é feito pela aba Questões:

 
A evolução desse recurso será integrá-lo ao gerador de cadernos, para funcionar como mais um tipo de filtro. Mas ainda não temos previsão de quando estará no ar.
 

2) Impressão de questões em teoria (plano avançado) - voltar ao topo
 
Outro recurso muito pedido. Antes só havia tal opção nos cadernos de questões (plano padrão). Agora estendemos a funcionalidade para os módulos da biblioteca, ou seja, você pode imprimir as questões de seu curso teórico em PDF ou papel para estudar offline (como consegue no plano padrão) e depois conferir, na mesma ordem, os comentários aqui no Tec.
 
Para acessar a impressão é só entrar nas seção de questões de seu módulo e clicar no seguinte botão na parte superior direita da tela:
 
 
 
Após clicado o citado botão é só configurar de acordo com suas preferências e mandar imprimir:
 
 
 

3) Novo gerador experimental voltar ao topo
 
O Tec está terminando de mudar seu layout a fim de melhorar a usabilidade e estética. Uma das telas que faltam para migrarmos é a do gerador de provas. Nós já começamos os trabalhos e deixamos uma versão inicial disponível para quem quiser experimentar e conhecer como está ficando a nova versão.
 
Para acessar a versão experimental basta clicar, na tela do gerador, no seguinte link:
 
 
Ficou curioso? Acesse o recurso de fato. Não vou printar a tela aqui, rs! 
 
Ressaltamos que ainda não há nessa versão experimental todos os recursos que há na versão atual do Tec. Mas em breve isso será resolvido.
 

4) Atualizar questões e conteúdo de módulos da biblioteca voltar ao topo
 
Aqui temos um recurso muito importante que propicia ao aluno ter sempre um curso atualizado. Mas é importante a gente explicar mais a fundo esse conceito de atualização.
 
Nos cursos temos a teoria e suas respectivas questões. A teoria está organizada em uma série de tópicos. Então temos 3 tipos de atualizações possíveis:
 
  1. Atualização do conteúdo teórico sem alteração na organização dos tópicos (mais comum).
  2. Atualização do conteúdo teórico com alteração na organização dos tópicos (mais raro).
  3. Atualização das questões do curso (comum).

No primeiro caso o aluno não precisa fazer nada, pois já recebe automaticamente as atualizações. O professor alterou ou acrescentou algo, instantaneamente essa mudança é refletida em TODOS os módulos que possuem aquele tópico.

Já no segundo e terceiro casos a atualização não é automática, ou seja, o aluno deve acionar o comando específico para isso. Mas onde fica tão milagroso recurso? É só acessar seu módulo e clicar na seguinte opção:
 
 
 
O sistema iniciará uma verificação e lhe informará se há alguma alteração e do que se trata:
 
Destaco que essas atualizações funcionam para qualquer módulo, independente se ele foi customizado ou não.

Por fim, é interessante que esse esse recurso de verificar alterações seja acionado de maneira periódica pelo aluno.
 

5) Central de cursos compartilhados voltar ao topo
 
Talvez o recurso mais inovador desta versão. Mas o que seria essa central? Simples. O Tec está fornecendo agora um recurso para os alunos compartilharem seus módulos customizados e acessarem módulos compartilhados pelos demais alunos e professores.

Antes isso só era possível via link (você compartilhava o link do módulo). Agora você pode encontrar cursos prontos para seu concurso dentro do próprio Tec e usando vários recursos de busca.
 
Bom, vamos mostrar na prática. Para acessar a central de compartilhamento você pode ir pela Página Inicial ou pela aba Teoria. Abaixo, print do segundo caso:
 
O ideal é que o aluno mexa no recurso para entender de fato o quanto ele pode ser útil. Mas vamos pegar um exemplo simples. Suponha que você queria estudar para o INSS e esteja interessado em módulos prontos para esse concurso. Então basta filtrar por órgão:
 

 
A partir disso é só clicar no curso e baixar para sua pasta.
 

Você pode filtrar por:
 
  • Órgão
  • Banca
  • Matéria
  • Nome
 
E também ordenar resultados por uma série de critérios e exibir somente módulos feitos por professores.

A ideia aqui é colaboração. Fatalmente não conseguiremos fornecer cursos customizados para todos os concursos mas os próprios alunos podem produzir tal tipo de conteúdo. Bom, nossa ideia aqui é atender ao maior número possível de cursos. E para isso, além de nosso trabalho corriqueiro (em que nossos professores e coordenadores geram cursos sob medida), contamos com o apoio da comunidade que usa a ferramenta.

Por último: ainda há o compartilhamento via link. E quem não quiser compartilhar seus cursos na central pode configurar isso a qualquer momento.

6) Alterar questões ("ajuste fino") voltar ao topo
 
Outro recurso super importante que entrou nessa última versão. Mas o que seria esse "ajuste fino". Bom, vou dar contexto que vai ficar bem claro.

Quando você vai customizar um módulo há uma série de configurações que você tem a disposição para escolher as questões que farão parte de seu curso (Ex. Banca, ano, etc). Tal configuração é GLOBAL, ou seja, vale para o todos os tópicos do módulo. Mas muitas vezes em um determinado tópico há a necessidade de que ele seja tratado a parte (com configurações próprias distintas do restante do curso).

Por exemplo, você está estudando para um concurso CESPE e configura para que seu módulo só tenha questões desta banca. Após criado seu curso, você nota que todos os tópicos ficaram com um bom quantitativo de questões a exceção de um, pois não há questões do CESPE para este tópico. Aqui é um caso clássico que vale a pena estudar pelas questões de outras bancas. Veja, o ideal é usar sempre questões da banca que vai organizar seu concurso. Mas quando isso não é possível, é melhor ter questões de outras bancas a não ter nenhuma questão para treinar.

Então resumindo: se você quer dar um tratamento específico para determinado tópico de seu módulo customizado este é o recurso.
 
Para acessá-lo vá no seu módulo customizado ,"exploda" a setinha do tópico a ser alterado e acesse o menu opções:
 
 
 
Aí basta alterar as configurações das questões que vão povoar o tópico escolhido:
 
 

That's all folks!

Esperamos que tenham gostado e que os recursos ofertados sejam muito úteis no estudo. Todas essas novidades só reforçam nosso compromisso com o aluno de inovar e buscar sempre melhorar nosso produto para que ele tenha a ferramenta mais completa a sua disposição. Claro, ainda há muita coisa a ser feita e em breve teremos mais novidades.

Se ficarem com dúvidas no uso do sistema não exitem: entrem em contato conosco por meio de nosso SAC.
 
Forte Abraço a todos!

Thiago Signoretti
Em nome da Coordenação Tec Concursos

Para quem preferir, gravamos o vídeo a seguir mostrando na prática como usar as novas ferramentas:
 
 
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.